Entenda a diferença entre salário bruto e líquido
Escolha como quer aprender:

Essa dúvida sobre o valor do salário bruto e líquido é muito comum no dia a dia de uma empresa e chegou a hora de conferir o que significa cada um deles.

Entenda a diferença entre salário bruto e líquido

Uma das dúvidas mais comuns do trabalhador é como funciona o cálculo do salário bruto e líquido, já que existe uma boa diferença entre os valores e nem sempre fica claro o porquê. 

Por isso, o Cartão Carrefour reuniu todas as informações em um só lugar, para que você entenda esse assunto de uma vez por todas e saiba quanto ganha por mês - de verdade.
 

Leia também: Salário Mínimo 2022: qual o valor e as mudanças previstas?
 

O que é o salário bruto e o salário líquido?

Quando você foi contratado, foi combinado um salário bruto. Mas logo no primeiro mês já se deparou com um valor mais baixo, o tal salário líquido. O que aconteceu? 

Para responder essa pergunta, precisamos entender o conceito de cada um. 

Salário bruto: é o valor descrito em sua carteira de trabalho e que define qual o valor da sua força de trabalho. Porém, o salário bruto não considera os descontos, tributos e outros encargos que fazem parte do sistema de trabalho CLT.

Salário líquido: é a quantia que sobra depois de descontar impostos e outras taxas que incidem no valor bruto. Ou seja, é o salário que você vai receber, de fato.
 

Quais são os descontos no salário de um trabalhador com carteira assinada?

Agora que você já entendeu a diferença entre salário bruto e líquido, vamos ver mais detalhes sobre os descontos aplicados aos trabalhadores que atuam no regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Veja só: 

  • Contribuição ao INSS e Imposto de Renda: são descontos obrigatórios e que são repassados para o governo. A contribuição ao INSS, em especial, é o que garante o acesso a benefícios previdenciários, como FGTS e seguro-desemprego.
  • Benefícios do trabalhador: um percentual do valor de benefícios como vale-transporte, vale-refeição, convênio médico e contribuição sindical também podem ser descontados do seu salário bruto. 

Sendo assim, depois que são subtraídos todos esses e outros valores do seu salário bruto, o que sobra é o salário líquido. 

Você pode conferir quanto é o seu salário bruto, o salário líquido e os valores descontados no seu holerite, que é o demonstrativo com todos os vencimentos do trabalhador. Esse documento deve ser entregue mensalmente para você e também inclui eventuais quantias que devem ser somadas à remuneração, como horas extras. 
 

Em contrapartida à essas contribuições, o trabalhador no regime da CLT tem alguns benefícios como

E o que é salário base?

Há ainda um outro termo que vale a pena comentar, é o salário base. Embora seja diferente, salário base ou salário nominal é o mesmo que o salário bruto. 

O salário base muitas vezes é confundido com o famoso piso salarial, que tem relação com o mínimo de pagamento a ser recebido por uma categoria de profissionais.

Agora você já sabe a diferença entre salário bruto e salário líquido! 

Não se esqueça que na hora de fazer o seu planejamento financeiro é importante considerar o valor que cairá na sua conta, ou seja, o valor líquido, ok? Dessa forma, você consegue se organizar melhor com suas obrigações financeiras mensais.
 

Aproveite e compartilhe esse conteúdo com amigos e familiares para que mais pessoas aprendam também. 

Continue a leitura em nosso blog e fique por dentro das novidades sobre o mundo das finanças. Confira também dicas imperdíveis sobre educação financeira por aqui.

 

Fique por dentro das novidades

O Cartão Carrefour tem muito mais dicas para você ficar sempre no comando das suas contas.


Não perca tempo! peça já seu cartão!
Mais artigos para você