IPVA e IPTU: o que é, quem deve pagar e quando vale a pena parcelar
Escolha como quer aprender:

Os impostos como IPVA e IPTU costumam ser cobrados no início do ano. Veja o que significa cada um e qual a melhor alternativa de pagamento.

IPVA e IPTU: o que é, quem deve pagar e quando vale a pena parcelar

Existe muita expectativa no começo do ano, mas também alguns desafios, como as contas que aparecem logo em janeiro. Sabe quais são elas? IPVA e IPTU!

Esses impostos podem dar dor de cabeça para muitas pessoas, principalmente para quem acaba gastando demais em dezembro e não faz um planejamento financeiro pensando em gastos como esses. 

Por isso, o Carrefour Soluções Financeiras te explica o que são esses impostos e qual a melhor forma de se organizar financeiramente para pagá-los.
 

O que é IPVA?

IPVA significa Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores. Esse tributo é cobrado sobre o valor do veículo, conforme avaliado pela tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). 

Pagam o IPVA carros, caminhões, ônibus, motos e micro-ônibus, e o valor é cobrado, inclusive, de empresas - excluindo as frotas de placa preta. 

Em alguns estados, os carros com mais de 20 anos de fabricação não precisam pagar o imposto. Dependendo da cidade, pode ser possível pagar o IPVA apenas à vista ou fazer o parcelamento.
 

Como saber o valor do IPVA 2022

Normalmente, o custo do IPVA é uma porcentagem do valor de mercado do veículo, conforme a tabela FIPE. Uma parte da arrecadação é direcionada para o estado e outra para o município onde a placa do carro está vinculada.

Para ter acesso ao valor exato do IPVA 2022, é necessário entrar no site ou aplicativo do Detran municipal. Você também pode se informar na unidade do Detran mais próxima de onde mora ou na secretaria da fazenda do seu estado, pela internet ou presencialmente.

Assim que o ano virar, é necessário ficar de olho no calendário, visto que alguns estados disponibilizam a opção de parcelamento em até 5 vezes sem juros para quem pagar antes do vencimento. 

Se a opção de parcelamento não estiver disponível, é preciso pagar o valor à vista, mas é comum que haja um desconto dependendo da data de pagamento.
 

O que é IPTU?

O IPTU, ou  Imposto Predial e Territorial Urbano, é uma taxa municipal cobrada de terrenos e imóveis particulares nas cidades, sejam de pessoa física ou jurídica.

Esse imposto costuma ser cobrado também no início do ano, e algumas prefeituras oferecem descontos para pagamentos à vista, além da opção de parcelamento.

Geralmente, um carnê é enviado para a residência. Mas se isso não acontecer, é possível pedir a segunda via do IPTU no site da prefeitura local.
 

Como consultar IPTU

Para descobrir o valor do IPTU é necessário ir até a prefeitura da sua cidade, ou buscar essa informação no site da instituição municipal. Para isso, será necessário informar o número de matrícula do imóvel. Em alguns casos, os dados do dono do terreno, como CPF e data de nascimento, podem ser solicitados. 

Da mesma forma que o IPVA, também dá para parcelar o IPTU com a prefeitura local, ou fazer o acerto à vista com desconto.

Algumas cidades ainda oferecem a possibilidade de descontos no IPTU Verde, quando a residência ou empresa tem alguma ação que colabore com o meio ambiente.
 

Vale a pena parcelar IPVA e IPTU?

Você já percebeu que tanto o IPVA quanto o IPTU podem ser parcelados. Mas será que dividir os pagamentos é sempre a melhor opção? 

Na verdade, tudo depende do seu orçamento no começo do ano. 

Se tiver uma reserva financeira e o valor não for comprometer suas contas, o indicado é fazer o pagamento à vista para conseguir descontos e quitar de vez essa despesa. 

Já se o pagamento à vista for complicar seu orçamento, é interessante diluir essas parcelas de forma que elas caibam em seu bolso, conforme o oferecido em cada estado.

O mais importante é ficar atento às datas de pagamento e evitar atrasos, que acarretam juros e multas e fazem esses impostos ficarem ainda mais caros. 
 

Ah, e sabia que você pode contar com o Cartão Carrefour para pagar o IPTU e IPVA e evitar esquecimento? Utilize o PagContas e tenha tudo pago em uma única data.

Lembre-se que é importante sempre se programar para essas contas de começo do ano para não atrapalhar suas finanças nos meses seguintes. E para conferir mais dicas de educação financeira, é só continuar navegando em nosso blog.

Fique por dentro das novidades

O Cartão Carrefour tem muito mais dicas para você ficar sempre no comando das suas contas.


Não perca tempo! peça já seu cartão!
Mais artigos para você