Como emitir e pagar o licenciamento do veículo
Escolha como quer aprender:

Os donos de veículos devem fazer o licenciamento anualmente. Confira como pagar o licenciamento veicular e o passo a passo para baixar o documento.

Como emitir e pagar o licenciamento do veículo

Além do pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores), o licenciamento veicular deve ser feito anualmente por todos os brasileiros que têm um veículo. 

Se esse for o seu primeiro ano pagando o licenciamento e você tiver dúvidas, pode ficar tranquilo! O Cartão Carrefour vai esclarecer como regularizar a situação e como fazer o download do CRLV, o documento do veículo de forma digital!

Leia também: Como economizar na hora de abastecer o carro
 

O que é licenciamento de veículo?

O licenciamento do veículo é um processo de regularização de carros, motos, caminhões, ônibus, entre outros, que deve ser pago todos os anos. Com o licenciamento em dia é possível trafegar pelas ruas de sua cidade, ou até atravessar de um estado a outro por rodovias federais, por exemplo.

A cobrança é feita conforme a data final da placa do seu veículo e o calendário e os valores são diferentes conforme cada estado. Por isso, é importante ficar atento ao Detran do seu estado para não perder o prazo.

Em caso de não pagamento do licenciamento, o condutor não poderá trafegar com o veículo e não será possível emitir o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) referente àquele ano.

Se estiver com o licenciamento vencido, seu veículo pode ser apreendido até a regularização do débito, receber uma multa no valor de R$293,47 e sete pontos na CNH. A autuação pode ser aplicada seguindo as regras do Código de Trânsito Brasileiro, sendo considerada uma infração gravíssima.

Não vale a pena correr o risco, não é? 
 

Como pagar licenciamento?

Para pagar o licenciamento, acesse o site do Detran do seu estado e tenha em mãos o número do Renavam do veículo - que possui 11 dígitos que estão no documento do veículo. Ao informar o Renavam, o portal vai identificar o pagamento em aberto e emitir a guia de pagamento. 

É possível pagar o licenciamento veicular pelo internet banking, no aplicativo do seu banco, caixa eletrônico, bancos conveniados e também nas casas lotéricas.

Além disso, para licenciar seu veículo será necessário pagar todos os débitos anteriores - como IPVA ou multas, se tiver. É importante guardar o comprovante da quitação até o ano seguinte.
 

Como imprimir o licenciamento do veículo?

Depois que o pagamento for realizado, você deve emitir o CRLV nos portais do Poupatempo, Detran ou no site do Senatram (Secretaria Nacional de Trânsito).

Ainda é possível baixar o aplicativo CDT - Carteira Digital de Trânsito do governo federal - para ter acesso ao documento.

Diferente de outros anos, o CRLV não é mais enviado para seu endereço cadastrado no sistema do Detran. Isso acontece desde maio de 2020, sendo necessário baixar e, se preferir, imprimir a versão digital.

Lembre que é obrigatório portar o documento no veículo. Se não estiver contigo quando solicitado, você poderá receber multa e pontos na CNH. 
 

Passo a passo para baixar o CRLV

  • Baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível na Google Play ou App Store.
  • Entre em sua conta gov.br e efetue o cadastro, caso ainda não tenha;
  • Depois escolha a opção veículos.
  • Em seguida, clica na opção “toque aqui para adicionar um CRLV”.
  • Digite o número do Renavam.
  • Por fim, informe o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo (CRV).
  • Pronto, agora é só fazer o download do documento em seu celular ou imprimir, caso prefira.
     

Como pagar licenciamento atrasado?

Se você perdeu a data de pagamento do licenciamento do veículo e está em desacordo com as leis de trânsito brasileiras, saiba que ainda tem uma solução.

Para regularizar a situação é necessário entrar no site www.fazenda.sp.gov.br e clicar na opção “IPVA”. Depois, você consegue emitir uma nova guia de pagamento do seu licenciamento, porém com juros já inclusos. Também dá para solicitar uma segunda via no portal do Detran do seu estado.

E se ainda não pagou o IPVA do seu veículo, saiba que pode contar com o PagContas do Cartão Carrefour. Com ele você ganha uma folguinha em seu orçamento, visto que a cobrança será lançada no próximo ciclo da fatura.
 

Aproveite para mais dicas como essa em nosso blog. Descubra as novidades sobre o mundo das finanças, além de informações sobre empreendedorismo.

Fique por dentro das novidades

O Cartão Carrefour tem muito mais dicas para você ficar sempre no comando das suas contas.


Não perca tempo! peça já seu cartão!
Mais artigos para você