5 atividades de educação financeira para ajudar seus filhos a entender sobre dinheiro
Com poucos anos de vida, as crianças já entendem que algumas coisas que elas querem exigem gastar dinheiro. Por isso, é interessante que a educação financeira esteja na vida dos pequenos desde cedo.
E como não existe coisa melhor do que aprender brincando, você pode incentivar as suas crianças a saber mais sobre finanças com atividades de educação financeira divertidas e educativas.
Vamos conhecer agora 5 brincadeiras que ajudam no desenvolvimento e aprendizado sobre inteligência financeira.
1. O famoso mercadinho
Nessa brincadeira, a ideia é simular uma dinâmica de supermercado ou de uma loja. Vocês vão precisar de alguns itens para serem vendidos, um espaço para o “caixa” e também de dinheiro “de mentirinha”, que pode ser feito com folhas de papel.
Dependendo da idade, é possível colocar valor nas notas e atribuir preços reais aos produtos. Assim, você também estimula seu filho a fazer cálculos, de forma que ele possa entender quanto pode gastar.
Essa também é uma ideia de atividade educativa para desenvolver o raciocínio lógico e até o senso de negociação dos pequenos.
2. Jogos de tabuleiro
Os famosos jogos de tabuleiro, além de divertir toda a família, podem ajudar as crianças a entender melhor sobre dinheiro.
Os mais conhecidos são o Banco Imobiliário, Jogo da Vida e o Monopoly, mas existem outros como o Jogo da mesada e Administrando o seu dinheiro.
Esse tipo de dinâmica para crianças pode ser um caminho para várias lições sobre como fazer boas escolhas, como administrar o dinheiro e até sobre o mundo dos negócios.
3. Desafio dos cofrinhos
Que tal criar desafio ou competição que envolve poupar dinheiro? Uma ideia é ter três cofrinhos para a família e determinar, em conjunto, um objetivo para cada um deles.
Os pais podem definir um prazo para a abertura dos cofrinhos e um valor que deve ser atingido. Quando a hora chegar, a família se junta para abrir os cofrinhos e ver se conseguiram alcançar a meta.
Tudo isso vai estimular o conhecimento sobre a importância de guardar dinheiro quando se quer comprar algo.
Leia também: Livros de Educação Financeira para Crianças
4. Teste de conhecimento
Uma boa dinâmica para as crianças é o quiz. Nele é possível estimular seu raciocínio e conhecimento por meio de um jogo de perguntas e respostas sobre educação financeira.
É possível elaborar perguntas sobre conceitos e também questões de matemática, envolvendo compras ou economia. Os pais devem ficar responsáveis pela criação das perguntas e atribuir pontos para as respostas certas.
5. Verdade ou mentira
Essa atividade de educação financeira visa desenvolver nas crianças a noção de valores através de perguntas que comparam o custo de vários produtos.
Para isso, é interessante levantar os preços médios de alguns itens e perguntar aos pequenos qual deles é mais caro. Um bom exemplo é “um videogame é mais caro que uma casa?”.
Se quiser aumentar o nível de dificuldade, pode pedir para que as crianças escrevam qual preço imaginam para cada mercadoria e ver quem se aproxima mais. Outra ideia é descrever cinco produtos e pedir para que elas os organizem na ordem correta, do mais barato para o mais caro.
Leia também: Consumismo Infantil: Como Lidar Com Essa Questão?
Quer mais dicas sobre educação financeira infantil, empreendedorismo e todos os detalhes sobre como aproveitar os benefícios que só o Cartão Carrefour oferece? Continue navegando em nosso blog. Aproveite para compartilhar esse conteúdo com amigos e familiares que também têm crianças em casa.