Livros de educação financeira para crianças que todos os pais devem conhecer
Escolha como quer aprender:

Conheça 7 livros de educação financeira para crianças que podem te ajudar a falar sobre esse assunto com os pequenos.

Se a sua criança já entende que para comprar algo ela precisa de dinheiro, está na hora de começar a ensiná-la sobre a educação financeira. 

Ajudar os filhos a entender como funciona o dinheiro e criar uma relação saudável com ele nem sempre é algo fácil. Mas, quanto antes a educação financeira for introduzida, maiores serão as chances dos pequenos se tornarem adultos mais conscientes.

Uma ferramenta que pode ajudar os pais ou responsáveis com essa tarefa são os livros de educação financeira para crianças. Eles têm uma linguagem adaptada para os pequenos e trabalham com realidades que são comuns para eles, facilitando a compreensão sobre o assunto. 
 

Confira 7 livros de educação financeira infantil que todos os pais devem conhecer

1. O dinheiro: aprenda a cuidar do seu brincando - Editora Callis

A obra escrita por Cristina Von é um bom livro de educação financeira para crianças porque traz alguns conceitos importantes, O texto promete explicar a origem do dinheiro e descomplicar termos como salário, imposto, orçamento e outros termos usados no mundo das finanças. 

Um dos diferenciais deste livro é que ele possui partes interativas, em que as crianças podem destacar os papéis que representam as moedas, notas, folhas de cheque e cartões de crédito. Tudo isso com o objetivo de auxiliar, de forma prática, a compreensão de que é possível realmente aprender a cuidar do dinheiro brincando.
 

2. O pé de meia mágico - Edição padrão

Se o seu filho ou filha receber mesada, esse livro certamente irá ajudá-lo na administração desse dinheiro. “O pé de meia mágico”, escrito por Alvaro Modernell, explora a rotina de dois irmãos que tinham atitudes muito opostas, inclusive em relação ao dinheiro.

A história estimula as crianças a poupar, guardar e cuidar dos seus brinquedos, por meio de uma reflexão sobre os benefícios de agir dessa maneira.
 

3. O menino do dinheiro - Editora DSOP

“O menino do dinheiro” é outro bom exemplo de livro infantil sobre dinheiro. Escrito por Reinaldo Domingos, o texto tem como foco mostrar a vida de um personagem muito determinado e que tem um verdadeiro entusiasmo pela vida. 

Através da história dele, as crianças podem aprender sobre poupança e como conquistar seus objetivos com dicas de educação financeira.
 

4. Dinheiro, Dinheirim – Moeda no Cofrim - Editora Senac Distrito Federal

Este livro sobre como economizar dinheiro foi escrito em 2008, por Itamar Rabelo, Mauro Nogueira e Victor José Hohl, e trabalha com uma linguagem diferente dos anteriores. 

A obra é formada por versos e tem como foco contar a história do porquinho Dindim, que é o responsável por ensinar a arte de poupar para a criançada.
 

5. Crise financeira da floresta - Geração Editorial

Em “Crise financeira da floresta”, a autora Ana Paula Hornos propõe uma releitura da fábula “A Cigarra e a Formiga”. Mas, neste caso, o intuito é ensinar finanças para crianças e mostrar o quanto uma boa relação com o dinheiro pode ser importante no futuro delas. 

Além disso, este livro de educação financeira infantil também aborda a importância do trabalho, da solidariedade e da honestidade.
 

6. Como se fosse dinheiro - Salamandra

Esse é um livro de poucas páginas, escrito pela Ruth Rocha. A obra tem como protagonista um garoto espertinho que recebia balas como troco do seu Lucas, dono da cantina. Por causa dessa situação, o menino decide começar a pagar suas compras na cantina também de forma bem inusitada.

Além de tratar sobre a relação com o dinheiro, esse livro infantil sobre dinheiro traz uma visão diferente sobre esperteza e coragem.
 

7. Como conquistar seu próprio dinheiro - Synopsys Editora

Escrito pela planejadora financeira Eliane Jaqueline Metzner e seu filho, Erico Debesaitis Metzner, o livro “Como conquistar seu próprio dinheiro” é uma ótima forma de falar sobre educação financeira com a criançada. 

No livro, um garoto de 12 anos precisa se organizar e administrar o dinheiro que recebe de mesada dos seus pais. É uma obra com linguagem simples e ótimas lições sobre finanças para crianças.  


Além de conferir esses livros sobre educação financeira para crianças, não se esqueça que os pais e responsáveis também devem ser exemplos de organização e controle do dinheiro. Para conferir mais dicas sobre o assunto, acesse nosso blog!

Fique por dentro das novidades

O Cartão Carrefour tem muito mais dicas para você ficar sempre no comando das suas contas.


Não perca tempo! peça já seu cartão!
Mais artigos para você
Ícone seta esquerda Previous Ícone seta direita Next