Vantagens de limpar o nome (e como fazer acontecer)
Você provavelmente está familiarizado com o termo “nome sujo”. Estar com o nome sujo ou com restrição significa que, por conta de alguma dívida em aberto, você foi cadastrado como inadimplente nos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC (Serviço de Proteção do Crédito) e o Serasa.
Estar nessa situação faz com que você tenha uma série de restrições e dores de cabeça, e é por isso que é muito importante se organizar para negociar o débito e limpar o seu nome o quanto antes!
Veja, a seguir, alguns motivos para fazer isso e dicas para limpar o nome sujo.
Ter um bom score de crédito e acessar produtos financeiros
Empresas que oferecem produtos financeiros sempre consultam os órgãos de proteção ao crédito antes de aprovar uma solicitação sua.
Elas fazem isso para verificar qual o seu score de crédito, uma pontuação que analisa o seu histórico financeiro e estima qual o risco de inadimplência que você oferece.
Elementos como contas atrasadas, pouco relacionamento com os bancos e, pior ainda, nome sujo, podem derrubar o seu score e te impedir de acessar financiamentos, empréstimos, abertura de contas bancárias e também cartões de crédito.
Quando você limpa seu nome e cuida do seu histórico como bom pagador, fica mais fácil aumentar o score e ter mais chances de ter crédito quando você precisar.
Parar de pagar juros e multas
Se você tem uma conta que não foi paga, é bem provável que o valor da dívida esteja aumentando diariamente.
Isso acontece porque pagamentos em atraso costumam ser acrescidos de juros, multas, IOF e outros encargos que tornam o valor muito mais alto do que o original. É aquela famosa “bola de neve”, sabe?!
Mas a boa notícia é que, se você negociar sua dívida e limpar seu nome, vai finalmente sair deste ciclo e parar de pagar juros e multas.
Muitas vezes, os credores fazem negociações sobre o saldo devedor e até oferecem parcelamentos para que você quite a dívida e volte para o azul com mais facilidade. No caso do Cartão Carrefour, por exemplo, há excelentes opções para você negociar suas faturas atrasadas.
Liberdade financeira para fazer seus planos (e realizá-los)
Limpar o nome sujo também vai te trazer aquela tranquilidade de que você não deve nada para ninguém!
Se libertar do estresse dos juros aumentando e das negativas dos bancos quando você mais precisar de crédito fará muita diferença no seu bem-estar e no da sua família.
Além disso, sem contas em aberto, você vai ganhar a possibilidade de fazer seus planos sem se preocupar com as dívidas.
Pode ser aquela pizza no meio da semana porque bateu a vontade, ou a programação da compra de um carro novo. Tudo fica mais simples e fácil de realizar quando você sabe que está em dia com as suas contas e pode fazer o que bem entender com o seu dinheiro (de forma responsável, claro).
Bônus: 4 dicas rápidas para resolver o nome restrito
Depois de apresentar todas as vantagens de ter o nome limpo, não poderíamos encerrar sem te dar algumas dicas práticas para fazer isso:
- Entre em contato com os credores e se atualize sobre o valor total da dívida e possibilidade de pagá-la à vista ou a prazo.
- Faça um diagnóstico financeiro para entender como poderia ajustar seu orçamento para pagar o débito. Vale cortar algumas despesas ou investir em algo que possa render uma renda extra. Se tiver um dinheiro guardado, também avalie usá-lo para a quitação.
- Com um plano de ação montado, entre em contato novamente com os credores e negocie. Não tenha medo de pedir descontos ou opções de parcelamento que caibam no seu bolso.
- Faça uma negociação que melhor funcione para o seu orçamento e siga à risca o que foi combinado. Logo você estará com o nome limpo e esse esforço vai ter valido muito a pena!