O que é Score de Crédito? Entenda como funciona!
Você já teve um pedido de crédito negado? Isso pode estar relacionado ao seu score. Confira no post tudo que envolve essa pontuação e como você pode melhorá-la!

Para equilibrar as contas no fim do mês ou mesmo adquirir algo que está além do seu orçamento, optar por fazer um pedido de crédito é bastante comum. Seja de um cartão de crédito, seja de um empréstimo ou um financiamento, a sua solicitação vai passar por uma avaliação que leva em conta o seu score de crédito.
Mas você sabe o que é isso e quais critérios são levados em consideração pelas empresas? Para você ficar por dentro de tudo que compõe o seu score de crédito, confira as informações que separamos abaixo. Veja também dicas de como melhorar o seu score caso seu pedido de crédito seja rejeitado!
O que é score de crédito?
O score de crédito é uma nota ou pontuação que vai de 0 a 1000 e é usada para medir o risco de inadimplência de um consumidor. Por exemplo: quando você abre um pedido de crédito (financiamento, empréstimo ou cartão de crédito), as empresas consultam o seu score para avaliar se correm riscos ao conceder esse benefício a você.
O score de crédito é composto por diversos critérios que levam em consideração o perfil do consumidor e seu histórico financeiro. Entre os principais critérios utilizados, podemos ressaltar:
- Idade;
- Estado civil;
- Emprego e comprovação de renda;
- Hábitos de consumo;
- Histórico de pagamentos (pontualidade, atraso e inadimplência);
- Nome sujo em órgãos de proteção ao crédito (Serasa ou SPC);
- Análise de documentos (se já foram roubados ou clonados).
Quais são os níveis de score?
De maneira geral, o score de crédito é dividido em três faixas de pontuação, que representam os graus de risco de inadimplência e determinam o tipo de resposta que você receberá ao fazer um pedido de crédito. Confira os níveis:
- Até 300 pontos: esse é o nível que representa um alto risco de inadimplência, Portanto, quem possui score nessa faixa tem maior chance de ter seu pedido negado;
- Entre 300 e 700 pontos: é a pessoa com risco médio de inadimplência – ou seja, que pode ter algumas linhas de crédito liberadas, como cartões de crédito e financiamentos;
- Acima de 700 pontos: representa o risco baixo de inadimplência, ou seja, a pessoa para quem é seguro conceder crédito e até mesmo empréstimos mais altos.
Agora que você já sabe como funciona o score e quais critérios são levados em consideração, que tal saber como está o seu? Você pode consultar seu score de crédito de forma gratuita e prática acessando o site Serasa Consumidor ou o portal Consumidor Positivo.
Como aumentar o meu score?
Se você consultou o seu score de crédito e viu que ele é baixo – ou mesmo se você já teve algum pedido de crédito rejeitado e gostaria de tentar novamente –, saiba que é possível aumentar o seu score. Existem algumas práticas indicadas para melhorar a sua reputação aos olhos dos órgãos de proteção ao crédito e mostrar que você é, sim, um bom pagador.
Quer saber o que você deve fazer para aumentar seu score de crédito? Veja as dicas abaixo!
- Não atrase o pagamento das suas contas. Se possível, pague-as antecipadamente! Isso mostra que você está disposto a honrar com seus compromissos.
- Atualize seus dados nos serviços de proteção de crédito, como o Serasa. São solicitados documentos com foto, comprovante de residência e comprovante de renda dos últimos três meses.
- Faça compras a prazo. Quem costuma fazer suas compras à vista, no dinheiro, dificilmente consta nos registros dos órgãos de proteção ao crédito. Opte por realizar algumas compras a prazo para gerar um histórico de bom pagador junto a esses serviços.
- Não faça vários pedidos de crédito de uma vez só. Se você for rejeitado por alguma operadora, dê um tempo antes de tentar novamente.
- Quite suas dívidas! Ter um nome limpo é importante para mostrar seu potencial de bom pagador.
- Faça o Cadastro Positivo. Ele permite que as empresas vejam todo o histórico de pagamento das suas contas e analisem o seu perfil de consumo. É uma ótima opção para quem não consegue comprovar renda, por exemplo, mas também para quem quer dar uma melhorada no seu score!
Gostou de saber mais sobre o score de crédito? Esperamos que isso também ajude você a entender melhor todo o processo de solicitação, desde o momento que você faz o pedido até o seu Cartão de Crédito Carrefour chegar a você. Aproveite e leia também nosso conteúdo explicando como funciona o Cadastro Positivo. Até a próxima!