Como fazer um planejamento financeiro para casar
Escolha como quer aprender:

Antes de casar é importante fazer um planejamento financeiro para evitar surpresas. Por isso preparamos algumas dicas para você aproveitar esse dia tão especial!

Como fazer um planejamento financeiro para casar

Ter uma cerimônia de casamento bonita e celebrar o amor junto à família e amigos é um desejo de vários casais apaixonados. Mas para que isso seja possível, é necessário fazer um planejamento financeiro para casar.

Afinal, os custos de uma festa de casamento podem ser muito elevados e, se o casal não se organizar muito bem, este sonho pode virar um verdadeiro pesadelo. 

Te convido a continuar a leitura por aqui e descobrir as dicas que o Carrefour Soluções preparou sobre como se preparar financeiramente para esse momento especial.
 

Leia também: Finanças para casal: quando começar a falar sobre dinheiro no relacionamento?
 

1. Definir o orçamento para casar

Ter um valor máximo de orçamento é o pontapé inicial do planejamento financeiro para casar. Estabelecendo um teto de gastos - de acordo com as prioridades e a realidade econômica do casal - vai ficar mais fácil entender quanto podem investir e fazer boas escolhas. 

Para isso, um bom caminho é pesquisar os custos médios do tipo de cerimônia e festa que vocês gostariam de fazer, e equilibrar os valores com o que podem pagar até a data do casamento - já que muitos fornecedores não aceitam o pagamento depois da festa. 

Se vocês estão projetando o casamento para daqui a um ano, provavelmente terão 12 meses para fazer todos os pagamentos. Tenha isso em mente na hora de definir o orçamento! 
 

2. Converse com o parceiro e defina o que querem na festa

Alguns itens clássicos de uma festa de casamento são o espaço, gastronomia, bolo e doces, decoração, trajes e acessórios dos noivos, música, convites, maquiagem e cabelo, foto e filmagem e alianças. Além disso, o casal também pode ter que incluir nessa lista os custos com casamento civil, celebrante, cerimônia religiosa e lua de mel. 

Porém, como cada casamento é único, é importante conversar com seu parceiro ou parceira sobre quais elementos são realmente prioridade e o que pode ser eliminado ou adaptado caso o orçamento aperte. 

Por exemplo, pode ser que ter música ao vivo seja um sonho do seu noivo ou noiva, mas para a banda caber no orçamento, será necessário fazer convites digitais - que são mais econômicos.  

Conversar sobre prioridades e possíveis concessões será essencial para evitar frustrações e não sair do orçamento. 
 

3. Faça uma boa pesquisa de fornecedores

Agora que vocês já definiram um orçamento e sabem o que não pode faltar no casamento, o próximo passo é pesquisar fornecedores que têm boas referências no mercado e negociar. 

Uma boa dica é começar pelo espaço em que a cerimônia e/ou a festa será realizada. Geralmente, esta é a contratação mais cara, mas que também inclui alguns serviços, como buffet, bolo, garçons, decoração e assessor. 

Lembre-se que na maioria dos buffets os valores são cobrados de acordo com o número de convidados. Isso significa que uma festa para 50 pessoas tende a ser mais barata do que uma para 100. Pensando nisso, mesmo que ainda não tenham uma lista definitiva, é interessante pensar no número aproximado de convidados.  

Por fim, não tenham medo de pesquisar bastante, pedir estimativas de preços e negociar os valores. Muitos fornecedores trabalham com valores que têm uma margem de desconto, principalmente para pagamentos à vista. 

Ao escolher as empresas que farão parte do seu casamento, não deixe de criar uma lista ou planilha determinando o valor total de cada contratação, a forma de pagamento acordada e o prazo. 
 

4. Revise seus gastos pessoais e economize

Na fase de pesquisas de preço, o casal vai entender se será possível realizar todos os desejos dentro do orçamento previsto, se terá que eliminar alguns itens ou se precisará investir mais dinheiro. 

Com isso, pode ser que o seu planejamento financeiro para casar exija reduzir ou cortar alguns gastos, como diminuir os pedidos via delivery ou deixar de comprar presentes um para o outro por algum tempo. 

Se possível, também é importante colocar suas contas em dia, para evitar o pagamento de juros. Caso esteja com a fatura do seu cartão de crédito atrasada, pode contar o Parcele Fácil do Cartão Carrefour.

Ah, e vale a pena pensar em fazer uma renda extra! Com certeza vocês têm algumas habilidades que podem ajudá-los a ganhar dinheiro nas horas vagas. Alguns exemplos são: vender brigadeiros, fazer entregas e oferecer aulas de idiomas.
 

5. Conte com a ajuda do Cartão Carrefour para parcelar suas compras

Mesmo economizando dinheiro, pode ser que não seja possível pagar todos os fornecedores e itens do casamento à vista. Mas a boa notícia é que você pode contar com o Cartão Carrefour para te ajudar a fazer compras parceladas! 

O Cartão Carrefour é um cartão bandeirado que pode ser usado em qualquer estabelecimento que aceite as bandeiras Mastercard ou Visa, seja virtual ou físico.

Incluir pagamentos parcelados no seu planejamento financeiro para casar pode ser uma forma de contratar fornecedores com uma boa antecedência e pagar com tranquilidade. 
 

6. Organize os pagamentos para não esquecer nenhuma data

Essa dica é muito importante, principalmente para os casais que vão contratar vários fornecedores e pagar parcelas através de boletos ou transferências.

Para diminuir as chances de se esquecer de um deles, o ideal é combinar uma data única com todos os profissionais ou programar um lembrete na agenda do celular. Além disso, alguns bancos oferecem a opção de agendamento de pagamento. Aposte nesse recurso!

E lembra da planilha que sugerimos? Aproveite para registrar nela os valores que já foram pagos e o que falta quitar com cada fornecedor. Temos um artigo sobre como controlar seu dinheiro por meio de uma planilha. Vale a pena ler! 
 

7. Aproveite cada momento

O casamento não acontece apenas quando você fala “sim” no altar, mas na decisão de casar e nas várias emoções que isso pode trazer.

Apesar dos desafios que podem surgir no caminho, essa fase será muito especial e pode ajudar o casal a amadurecer e se unir ainda mais. Por isso, aproveitem cada etapa única dessa jornada!  

E não se esqueça que você pode contar com o Cartão Carrefour em todos os momentos da sua vida. Para mais dicas de finanças, continue navegando no blog do Cartão Carrefour!

Ainda não tem o Cartão Carrefour? Saiba que você pode fazer a solicitação no site ou na loja Carrefour mais próxima.
 

Confira também: Casamento simples gastando pouco: 30 ideias imperdíveis nas redes sociais

Fique por dentro das novidades

O Cartão Carrefour tem muito mais dicas para você ficar sempre no comando das suas contas.


Não perca tempo! peça já seu cartão!
Mais artigos para você