Passo a passo para limpar o nome sujo

Escolha como quer aprender:

Muitos brasileiros já tiveram seu CPF negativado por algum motivo, confira como regularizar essa situação

Passo a passo para limpar o nome sujo

Muitas pessoas já tiveram ou ainda estão com nome sujo, ou seja, com o CPF negativado por conta de dívidas. 

No entanto, em muitos desses casos, as pessoas não regularizam a situação porque não podem ou porque não sabem por onde começar a limpar o nome sujo. 

Mas, com uma boa dose de comprometimento e seguindo alguns passos é possível mudar essa realidade. 

Confira o passo a passo que elaboramos para você conseguir limpar o nome sujo.

Leia também: Posso fazer um Cartão Carrefour estando negativado?

 

Passo a passo para se organizar e limpar o nome sujo

Consulte seu nome no SPC e Serasa

Talvez sua primeira pergunta seja: como saber se meu nome está sujo? 

Pensando nisso, se está com pagamentos em atraso há algum tempo, vamos começar descobrindo se o seu nome está realmente sujo. 

Você pode fazer isso ao consultar seu CPF nos sites dos órgão de proteção de crédito, como o SPC e Serasa

Acessando esses sites, você conseguirá ver em quanto está sua dívida, qual é o valor atualizado com os juros e multa por atraso. 

Por mais que esse momento pareça “difícil”, é um dos mais importantes, pois terá uma projeção exata de quanto você está devendo.
 

Organize seu orçamento

Visto que o valor total da sua dívida já está claro para você, está na hora de organizar seu orçamento para começar o processo de limpar o nome sujo. 

Você pode usar um caderno, planilhas, ou até um aplicativo financeiro, mas o importante é que faça uma planejamento financeiro para quitação das dívidas. 

Para fazer isso, elenque todas as suas despesas, como contas fixas e gastos variáveis e todos os seus recebimentos. 

Fazer uma divisão por data de vencimento e por categoria – como alimentação, transporte e lazer, por exemplo – pode ajudar. 

Esse levantamento vai te ajudar a identificar como encaixar o pagamento das dívidas no orçamento. Se necessário, avalie reduzir ou cortar alguns gastos enquanto está limpando seu nome.
 

Saiba negociar

Agora que já sabe qual é o valor total de suas dívidas, porque consultou o CPF negativado no SPC ou Serasa, e montou um orçamento, está na hora de negociar. 

Os próprios órgãos de crédito costumam oferecer ofertas para que o consumidor limpe o nome sujo com mais facilidade: dividindo o débito em parcelas ou com desconto para pagamento à vista. 

Entretanto, mesmo assim, vale a pena ligar em cada um dos credores e tentar uma negociação com valor mais baixo. A empresa, banco ou instituição, na maior parte dos casos, está interessada em receber, e, portanto, encontrará alternativas para te ajudar a pagar. 

Esses acordos amigáveis serão a melhor forma de sair da lista de inadimplência.
 

Realize o pagamento

Esse é um dos passos mais importantes para conseguir limpar o nome sujo, o pagamento das parcelas ou do valor à vista, caso tenha optado por esse caminho. 

Se escolheu as prestações, logo na primeira parcela paga, a empresa deverá retirar seu nome negativado do SPC ou do Serasa em até 5 dias úteis. 

Inclusive, esse primeiro pagamento será a formalização do seu acordo com o credor. 

Vale destacar que é muito importante para o processo de regularização do seu nome que as parcelas sejam pagas dentro da data de vencimento, para que não haja uma quebra de acordo e você volte a ficar negativado.
 

Tenha o controle das suas finanças

Certamente, por seu nome ter ficado sujo e você ter passado por um longo processo para limpá-lo, o que menos deve querer nesse momento é ficar com o CPF restrito novamente. 

Provavelmente você já sabe, mas, além do inconveniente de receber cobranças contínuas, estar com o nome sujo te impede de acessar produtos financeiros, como cartões de crédito, financiamentos e empréstimos – o que pode atrapalhar seus planos.  

Por isso, tenha muito cuidado a partir de agora. O ideal é que você consiga ter um controle financeiro, saiba como administrar seu dinheiro e se possível comece a poupar. 

Ter uma reserva financeira poderá te salvar em momentos e emergências, evitando que você fique endividado e tenha que limpar o nome sujo novamente.

Continue lendo o nosso blog e confira mais dicas de educação financeira para você organizar as suas finanças e sair do vermelho!

Fique por dentro das novidades

O Cartão Carrefour tem muito mais dicas para você ficar sempre no comando das suas contas.


Não perca tempo! peça já seu cartão!

Não perca tempo! peça já seu cartão!

Mais artigos para você