O que é inflação e como ela afeta o dia a dia do consumidor

Escolha como quer aprender:

Você sabe o que é inflação e como ela impacta o preço dos serviços e produtos? Chegou a hora de ficar por dentro desse assunto!

O que é inflação e como ela afeta o dia a dia do consumidor

A inflação é um termo que está presente em nosso dia a dia, principalmente quando assistimos ou lemos os jornais, ou quando buscamos na internet por conteúdos ligados à economia.

Mas você sabe dizer o que é, de fato, a inflação? Será que ela sempre é ruim? E por que está relacionada com o aumento nos preços dos produtos e serviços que os brasileiros consomem? 

A seguir, vamos responder essas perguntas e você vai entender, de uma vez por todas, o que é inflação!
 

O que é inflação?

Segundo o Banco Central do Brasil, a inflação é o aumento dos preços de bens e serviços, sendo a principal responsável pela diminuição do poder de compra do consumidor.

Para medí-la, o governo utiliza o IPCA, que é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. A partir dele é possível estabelecer qual será a meta da inflação proposta pelo Governo para o ano.

Quando a inflação aumenta de forma muito acelerada ou contínua e não acompanha os aumentos de salário da população, acontece uma situação que a maioria dos brasileiros conhece bem: tudo parece caro!
 

Tipos de inflação e como cada uma funciona

Inflação por oferta:

A inflação por oferta ocorre quando existe um aumento na matéria prima dos produtos que resultam em um aumento no preço final que o consumidor vê nas prateleiras. 

Sendo assim, se o custo do leite está maior, naturalmente, os valores de queijos, manteigas e iogurtes também devem subir.
 

Inflação por demanda

Já a inflação por demanda acontece quando o aumento ou diminuição de preços está relacionado ao volume de compra.

Por exemplo, durante a pandemia, o valor do álcool em gel subiu bastante por causa da maior busca pelo produto.
 

Mas, afinal, o que causa a inflação?

Além do aumento na demanda por certos produtos e a alta de preços de insumos (que pode ter origens diversas), existem outros fatores que podem ocasionar em uma alta na inflação. Abaixo, temos dois deles:
 

Diminuir a taxa de juros

Quando o Governo Federal, por meio do Banco Central, altera certas taxas de juros, como a taxa Selic, isso pode tornar os empréstimos mais baratos. 

O resultado pode ser uma elevação no consumo e na produção. Mas, por outro lado, isso impacta diretamente nos investimentos de renda fixa e eles passam a render menos.

Tudo isso impacta nos hábitos de consumo do brasileiro e pode fazer a inflação flutuar.
 

Emissão de papel-moeda

Quando o governo gasta mais do que pode pagar e precisa de dinheiro, são emitidos papéis-moeda para pagar as contas federais.

Essa emissão também afeta diretamente os preços, visto que existe uma maior circulação de dinheiro e, por vezes, ela é maior que a oferta de produtos e serviços, gerando a inflação.
 

Saiba mais: 5 atividades de educação financeira para ajudar seus filhos a entender sobre dinheiro
 

Impactos da inflação para o bolso do consumidor

Já entendemos que a inflação pode ser causada por diversos motivos, mas também é importante dizer que ela pode ser positiva ou negativa, em alguns casos.

Por exemplo, quando a inflação está com taxas muito altas, o consumidor encontra maiores dificuldades em consumir. 

É o caso da gasolina, que subiu 25% apenas no primeiro semestre de 2021. O dado vem de um levantamento do Índice de Preços Ticket Log (IPTL), que comparou os valores registrados em junho de 2021 e dezembro de 2020.

Como esse é um recurso que está ligado ao transporte de mercadorias e alimentos, faz sentido pensar que o preço do óleo de cozinha, por exemplo, também pode ter aumentado por conta da alta na gasolina. 

Já uma inflação muito baixa é negativa, visto que ela pode desvalorizar os produtos e fazer com que o consumidor espere sempre por um valor ainda menor, o que traz problemas para o setor econômico do país.

Pensando nesses cenários, vale a pena ainda conhecer dois termos: 

  • Hiperinflação: acontece quando existe um aumento muito grande no preço, sem um motivo específico, o que acaba gerando um descontrole no mercado e impactando diretamente o bolso do consumidor. Isso aconteceu no Brasil entre os anos de 1980 e 1990.
  • Deflação: quando os preços dos produtos e serviços estão muito baixos e tendem a continuar caindo sem explicação. Ou seja, existe uma grande oferta, porém poucas pessoas para adquirir.

E então, ficou claro o que é inflação e o peso que esse índice tem no seu dia a dia?


Aproveite para conhecer mais sobre a economia e o universo financeiro de uma forma descomplicada em nosso blog e compartilhe esse texto com outras pessoas que também precisam entender sobre a inflação.

Fique por dentro das novidades

O Cartão Carrefour tem muito mais dicas para você ficar sempre no comando das suas contas.


Não perca tempo! peça já seu cartão!

Não perca tempo! peça já seu cartão!

Mais artigos para você