6 conselhos de mãe que vão te ensinar sobre educação financeira
Escolha como quer aprender:

Sabe aquela história de que mãe sempre tem razão? Isso é um fato, principalmente em relação às dicas de educação financeira. Confira 6 delas aqui.

6 conselhos de mãe que vão te ensinar sobre educação financeira

Dizem que quando uma mãe fala, normalmente ela tem razão. E muitas das lições que elas nos ensinam são, também, preciosos conselhos de mãe sobre finanças.

Selecionamos frases típicas que elas costumam dizer aos seus filhos e que podem te ajudar a levar uma vida mais equilibrada quando o assunto é dinheiro. 

Continue a leitura por aqui e confira as principais frases que o Carrefour Soluções separou para você. Aproveite e compartilhe esse conteúdo com amigos e familiares.
 

1. Na volta a gente compra

Muita gente já ouviu essa frase quando viu um brinquedo incrível passando pelas vitrines do shopping, não é? Geralmente, as mães usam esse recurso quando o pedido das crianças não cabe no orçamento. 

Na infância, você podia não gostar muito de ouvir isso, mas saiba que há um ótimo ensinamento aqui: nem tudo o que você quer pode ser conquistado na hora! 

A dica é controlar as emoções e evitar as compras por impulso, principalmente daqueles itens que você não precisa. O autocontrole e a paciência podem ser aprendidos nestas situações!
 

2. Dinheiro não nasce em árvore

Essa frase é um verdadeiro clássico, além de um dos melhores conselhos financeiros de mãe na infância.

Geralmente, ela é ouvida quando as crianças fazem pedidos constantes, e os pais sentem a necessidade de começar a explicar que o dinheiro que têm é limitado. 

Com ela aprendemos que o dinheiro não vem fácil, e que precisamos estudar e trabalhar para conseguir o que desejamos. Quantas vezes você já ouviu esse tipo de frase na vida?
 

3. Querer é diferente de precisar

É normal que as crianças e adolescentes tenham dificuldade em medir necessidades e compreender que existem diferenças entre querer e precisar. 

Se você já disse algo como “eu preciso de um video game novo” ou “eu preciso daquele celular” como argumento para ser presenteado, provavelmente ouviu que querer não significa, necessariamente, precisar. 

Nesta expressão simples, as mães estão nos ensinando sobre prioridades e como reconhecer o que é realmente necessário e o que é um desejo de consumo. 
 

4. Nunca se sabe o dia de amanhã

A sabedoria das mães também nos ensina a poupar, investir e pensar no futuro. E isso fica muito claro nesta oração. 

Como nunca sabemos como será o amanhã, quando possível, é bom ter um dinheiro guardado para imprevistos. Uma reserva de emergência pode evitar que você comprometa suas finanças quando precisar gastar mais do que o previsto. 
 

5. Você pensa que eu sou o banco?

Quando a pessoa pede muito dinheiro para os pais, provavelmente vai ouvir essa frase. Até porque a referência ao banco tem a ver com os saques feitos nos caixas eletrônicos, que são rápidos e fáceis.

Essa pergunta retórica está na mesma categoria do “dinheiro não nasce em árvore”, e mostra que o dinheiro nem sempre está disponível quando precisamos. Daí a importância de administrá-lo com responsabilidade. 
 

6. Quem poupa, tem!

Provavelmente, você já escutou a famosa frase de mãe “quem poupa, tem!”. Esse ditado faz total sentido, afinal, poupando um pouquinho todo mês, você sempre terá um dinheiro extra para se precaver de imprevistos e planejar a realização dos seus sonhos. 

O mesmo vale para os nossos bens. Quem cuida do seu carro, dos seus eletrônicos e faz a manutenção da casa, por exemplo, tem a oportunidade de conservá-los por mais tempo. 
 

Agora chegou a hora de você dar um pulinho lá no nosso Instagram ou Facebook e contar pra gente nos comentários qual dessas frases de mãe que você já escutou e aplica no seu dia a dia?

E aproveitando o Dia das Mães, não deixe de conferir as 10 verdades que só as mães sabem e falam!

 

Fique por dentro das novidades

O Cartão Carrefour tem muito mais dicas para você ficar sempre no comando das suas contas.


Não perca tempo! peça já seu cartão!
Mais artigos para você