O que é o RG único e quando você precisa trocar o seu?
Escolha como quer aprender:

Desde o início de 2022, o RG único é o documento válido como carteira de identidade nacional. Confira mais detalhes e as novidades sobre esse documento.

O que é o RG único e quando você precisa trocar o seu?

O famoso RG está de cara nova e a versão atual, chamada de RG único, já circula pelo país após o decreto assinado pelo presidente da república em fevereiro de 2022. 

O novo formato do documento entrou em vigor no dia 1º de março de 2022 e estará disponível nas versões física e digital, para quem já solicitar a versão atualizada do registro pessoal.

Continue a leitura aqui no blog Carrefour Soluções e descubra se vai precisar trocar seu documento e o que muda com a chegada do RG Único.
 

O que é o RG Único?

Diferente do documento anterior, que contava com o número de RG e CPF, a partir de agora, o RG único levará em consideração apenas o número do CPF, que passará a ser utilizado como padrão de identificação no território brasileiro.

Segundo o Governo, além de unificar documentos e facilitar a vida do consumidor, essa medida garante mais segurança, principalmente contra golpes.

O novo documento conta também com QR Code para autenticação e possui um código MRZ, usado em passaportes.
 

Quando vou precisar trocar de RG?

Ainda no decreto assinado pelo presidente da república, Jair Bolsonaro, a informação é de que os brasileiros precisam fazer a troca do documento até o dia 6 de março de 2023.

Essa é a data limite para que todas as pessoas tenham o documento atualizado e se adequarem quanto a essa mudança.
 

Validade do RG Único

A partir do momento em que a alteração for realizada, o documento segue com validade por 10 anos para pessoas adultas e tendo prazo vitalício para quem tiver acima de 60 anos.

Já para crianças até 12 anos a validade do RG Único será de 5 anos.
 

Como fazer o RG Único?

  1. O cidadão deve ir até uma unidade de órgão emissor da sua cidade com a certidão de nascimento ou casamento.
  2. O órgão emissor validará o cadastro com a plataforma Gov.br.
  3. Informar caso tenha interesse em incluir algumas informações importantes.
  4. Depois disso, será informada a data para retirada do documento físico.
  5. Após esse prazo, será possível escanear o documento e ter acesso ao RG Único Digital, também pelo no celular, por meio da Carteira de Identidade Digital.
     

Dados possíveis de incluir no novo RG

Além dos dados pessoais que já existem no RG convencional, a população também terá a possibilidade de acrescentar outras informações que julgar importante no momento que solicitar o documento.

Pode pedir para acrescentar, por exemplo, seu tipo sanguíneo e fator RH, disposição em doar órgãos em caso de morte e informações específicas de saúde pessoal (se contribuírem, por exemplo, para salvar a vida da pessoa).

Também será possível incluir o número do título de eleitor, da carteira de motorista, carteira de trabalho e carteira nacional de saúde, além dos números do NIS/PIS e Pasep.
 

Quero acessar meu RG Único, como faço?

Após emitir o documento, será possível escanear o código QR Code e conferir o RG Único digital.

Para isso, será necessário ter cadastro em uma conta Gov.br. Depois, instalar em seu dispositivo o aplicativo Carteira de Identidade Digital.

Na sequência, é só usar o login criado na conta Gov.br e clicar na aba “Carteira”. Nessa área, encontrará seu RG Único digital, que possui a mesma validade do documento impresso.
 

O Cartão Carrefour quer que você fique sempre muito bem atualizado e por isso desenvolve  conteúdos como esse, para te informar semanalmente.

Continue navegando em nosso blog e aprecie também outros textos sobre finanças e empreendedorismo!

Fique por dentro das novidades

O Cartão Carrefour tem muito mais dicas para você ficar sempre no comando das suas contas.


Não perca tempo! peça já seu cartão!
Mais artigos para você