Como cancelar ou contestar compras no Cartão Carrefour?

Escolha como quer aprender:

Veja o que fazer se você precisa cancelar ou não reconhece uma compra que apareceu na sua fatura do Cartão Carrefour.

Como cancelar ou contestar compras no Cartão Carrefour?

Quem tem cartão de crédito sabe o quanto é importante ficar de olho na fatura para acompanhar os gastos e garantir que todas as entradas estão corretas. Mas e se não estiverem? 

Se você encontrar alguma compra que não fez na sua fatura do Cartão Carrefour ou precisa cancelar um pedido já processado, pode contar com a gente! O Cartão Carrefour tem uma equipe de especialistas para lidar com isso. 

Veja agora como cancelar uma compra que você não fez.
 

Como cancelar uma compra no cartão de crédito que você não reconhece

Tem uma compra na fatura do seu Cartão Carrefour que você não fez? Não precisa se desesperar! 

O primeiro passo é verificar se o cartão está com você. Se ele foi perdido, roubado ou furtado, entre imediatamente em contato para solicitar o bloqueio do seu cartão.

Além disso, também é importante atentar aos seguintes pontos:

  • Verifique o dia da compra não reconhecida e tente lembrar o que fez naquela ocasião;
  • Confirme se não cadastrou seu Cartão Carrefour em um serviço de assinatura de filmes, música ou aplicativos;
  • Repare se foi uma compra online ou com chip/senha.
  • Lembre-se que o prazo para contestar uma transação é de 90 dias a partir da data da compra.
     

Se mesmo assim você não reconhece a compra, fale com a gente no nosso chat do APP cartão Carrefour ou dentro da área do cliente do site www.carrefoursolucoes.com.br, se preferir ligue para a central de relacionamento nos números 3004 2222 (para capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 718 2222 (para demais localidades).

Mas, olha só, se a compra foi realizada com chip e uso de senha, verifique se o cartão foi utilizado por algum familiar ou pessoas próximas que tenham acesso ao seu cartão e sua senha, pois essas transações são realizadas de forma segura sendo de responsabilidade do portador do cartão. 

Caso a compra presencial tenha sido feita porque você foi vítima de criminosos e obrigado a usar o cartão, registre um boletim de ocorrência, esse documento é necessário para prosseguir com a análise da equipe responsável. 

Se você possui o serviço Seguraço Premiado, entre em contato diretamente com a Seguradora nos telefones: 3003 5499 Capitais e Regiões Metropolitanas ou 0800 727 9373 demais localidades.


Leia também: O que é IOF e quando ele é cobrado na sua fatura?

 

Contestar compras no Ifood, Google ou Apple

Quando a compra não reconhecida é feita no Ifood, Google ou Apple, antes de entrar em contato, confirme se não foi algum familiar que tenha utilizado os dados do cartão para fazer a compra.

Se não for o caso, essas empresas já contam com um atendimento exclusivo para essas situações, confira abaixo:

Google: acesse o link https://support.google.com/googleplay ou ligue no telefone 0800 724 8149.

Apple: acesse o link https://support.apple.com/pt-br/HT204084 ou ligue no telefone 0800 761 0867.

Ifood: envie um e-mail para suporte@ifood.com.br ou ligue no telefone (11) 4003 0706.


Leia também: Cartão Contactless - Como Funciona
 

Reconhece a compra, porém está com problemas:

Essa situação se chama desacordo comercial e, nestes casos, o que você deve fazer é: 

  • Entrar em contato com o estabelecimento, formalizar o pedido de cancelamento e pedir a devolução do valor que foi pago;
  • A loja deve contatar a administradora e solicitar o estorno no cartão de crédito;
  • O prazo é de até duas faturas para que o valor seja devolvido como crédito na sua fatura e você pode acompanhar a inclusão do crédito pelo App do Cartão Carrefour (disponível para Android e IOS) ou via site do Cartão Carrefour.

Nessa situação, o valor entra como crédito na sua fatura, abatendo o que foi pago anteriormente. Ou seja, se você fez uma compra de R$ 100 que foi cancelada e o valor total da sua fatura é de R$ 500, quando o valor for estornado, os R$ 100 serão debitados do total, e sua fatura será reduzida para R$ 400. 

Sendo assim, mesmo que você já tenha pago a compra porque ela foi incluída na sua fatura, esse valor será debitado nos próximos meses.  

O estorno de compras parceladas segue uma lógica parecida. As prestações serão computadas na sua fatura normalmente, mas você receberá um crédito no valor total da compra. 

É importante destacar que o responsável pela solicitação do estorno é sempre o estabelecimento no qual você fez a compra. O Cartão Carrefour, da mesma forma que outras operadoras de crédito, é um meio de pagamento, não tendo autonomia para estornar nenhum valor de forma espontânea.
 

Confira também: Carteira Digital: O Que é e Como Funciona?
 

E se a loja não ajudar?

Se você já pediu o cancelamento e a loja se nega a autorizar o estorno no cartão de crédito, você deve: 

  • Guardar todas as evidências do seu pedido de cancelamento, como protocolos de atendimento, e-mail, fotos, ou a própria confirmação de cancelamento, por exemplo.
  • Reúna também provas e documentos que atestem essa situação informada, como fotos dos produtos em mau estado; comprovante de atraso na entrega; descrição do produto diferente do que foi entregue; valor divergente ao da oferta.
  • Caso tenha feito a compra em um marketplace ou plataforma/aplicativo que intermedia a comunicação entre lojistas e consumidores, você pode abrir uma contestação para o cancelamento da compra diretamente com a ferramenta utilizada para comprar.
  • Depois de juntar todos os documentos, entre em contato conosco através do chat na sua área privada do site www.carrefoursolucoes.com.br, em nosso aplicativo ou com a nossa central de relacionamento para explicar o caso e enviar os comprovantes. A partir disso, será iniciado o processo de contestação, desde que o pedido seja justificado.

Mas fique atento: abrir um pedido de contestação não significa, necessariamente, que o valor será estornado porque essa decisão não é do Cartão Carrefour. Na verdade, ela será baseada em uma série de políticas e regras do mercado que todas as operadoras precisam atender. 

Você receberá um crédito em confiança até o término da análise, caso a solicitação seja improcedente, a transação será repostada na sua fatura com juros e encargos referente ao período de análise.

Outro ponto importante é que o Cartão Carrefour só pode intermediar a situação caso o pedido de contestação tenha acontecido em até 90 dias a partir da data que a compra foi realizada.

Agora você já sabe quais são os passos se precisar cancelar uma compra com o Cartão Carrefour. Lembre-se de manter a calma e entrar em contato com a gente.

Ah, também vale dizer que o Cartão Carrefour nunca pede sua senha, código de segurança e nem faz a retirada do cartão via motoboy. Se você estiver em dúvida sobre algum procedimento, entre em contato com nossos canais oficiais.
 

Conheça mais conteúdos sobre o Cartão Carrefour em nosso blog e tire suas dúvidas. E confira também dicas sobre educação financeira para você não ficar no vermelho e organizar suas finanças!

Fique por dentro das novidades

O Cartão Carrefour tem muito mais dicas para você ficar sempre no comando das suas contas.


Não perca tempo! peça já seu cartão!

Não perca tempo! peça já seu cartão!

Mais artigos para você