Entenda como funciona o Golpe do Falso Motoboy e descubra como evitá-lo
Como funciona?
O fraudador entra em contato com você através de um telefone (que não é o oficial do Banco Carrefour) e irá se passar por um funcionário, dizendo que precisa confirmar uma transação suspeita em seu cartão de crédito.
Ao desconhecer a compra, o falso atendente avisa que o cartão foi bloqueado por medida de segurança e que o banco já emitiu um novo.
O fraudador pede para você digitar sua senha e transfere para uma falsa central telefônica, que vai capturar a senha digitada. Além disso, ele também solicita que você quebre o seu cartão no meio, mas sem danificar o chip.
Logo, ele oferece um serviço exclusivo para a retirada do cartão, via motoboy.
Ao final, o falso funcionário vai até sua casa fingindo ser um motoboy do banco e retira o cartão para utilizá-lo em compras fraudulentas.
Confira as recomendações para evitar cair no golpe:
- As instituições bancárias nunca recolhem cartões de crédito, nem mesmo aqueles que estão vencidos ou inutilizados. Por isso, jamais entregue o seu.
- Não forneça e nem digite no teclado do telefone a senha ou os dados do seu cartão, atendentes de bancos não solicitam essas informações em ligações.
- Se você deixar de utilizar ou cancelar um cartão, sempre corte o chip, assim você impede que fraudadores consigam usá-lo.
Atente-se:
- Na maioria dos casos, o estelionatário pede para o cliente ligar no telefone que está no verso do cartão, dando mais credibilidade ao golpe.
- Eles sempre ligam para um telefone fixo, pois assim conseguem "segurar" a ligação. E, na verdade, o cliente estará falando numa falsa central de atendimento.
- Lembre-se: o Carrefour não realiza a retirada do cartão em sua residência ou solicita a sua senha.
Cai no golpe: e agora?
Acesse o aplicativo do Cartão Carrefour e verifique se existem compras não reconhecidas e, mesmo que não tenham, o ideal é realizar o bloqueio do seu cartão.
O bloqueio pode ser feito no próprio app. Acesse “Serviços” e, em seguida, “Bloquear cartão”.
Além disso, você deve ligar para a Central de Relacionamento e informar o acontecido. Por lá, eles tomarão as medidas necessárias para contestar as compras não reconhecidas e ainda solicitar um novo cartão.
Os números da Central são:
Regiões Metropolitanas | 3004 2222
Demais Localidades | 0800 718 2222
Para usar o seu cartão Carrefour de forma mais segura, você também pode contar com a gente!