Entenda tudo sobre o Sistema de Informações de Crédito (SCR)
O SCR possui diversos benefícios para o consumidor, sendo alguns deles: mais facilidade de acesso ao crédito, maior transparência, prevenção de fraudes, entre outros. Ou seja, o SCR pode facilitar a vida do consumidor em várias situações. Por exemplo, na hora de pedir um empréstimo ou negociar uma dívida, a análise dos dados contidos no Sistema pode ajudar no processo, conseguindo uma maior oferta de crédito ou juros menores.
Mas, afinal, o que é o SCR?
O SCR é um banco de dados administrado pelo Banco Central do Brasil (BCB). Ele reúne informações sobre todas as operações de crédito a partir de R$ 200 e garantias contratadas por pessoas físicas e jurídicas com instituições financeiras em todo o país.
Os dados contidos no sistema são: tipo de operação de crédito, valor do crédito, taxa de juros, saldo devedor, entre outros.
Quais são suas principais finalidades?
- Os consumidores podem utilizar as informações do SCR para verificar sua situação financeira, ajudando a tomar decisões sobre suas finanças. Além disso, é possível conferir se há alguma dívida indevida, ou seja, que não foi feita pela própria pessoa.
- O Banco Central utiliza as informações do SCR para supervisionar as instituições financeiras. Sendo assim, tem o objetivo de avaliar o risco de crédito a que estão expostas essas instituições e de proteger os recursos depositados pelos cidadãos.
- As informações do SCR também podem ser utilizadas pelas instituições financeiras para avaliar a capacidade de pagamento dos seus clientes e, dessa forma, tomar decisões de crédito.
Como consultar o SCR?
É possível consultá-lo gratuitamente pelo Registrato, o portal de serviços do Governo Federal. Para isso, é necessário ter uma conta gov.br nos níveis prata ou ouro. Confira o nosso artigo para aprender como ter uma conta nesses níveis.
A consulta ao SCR mostra todas as operações de crédito e garantias contratadas pelo consumidor com instituições financeiras por todo Brasil. As informações são apresentadas de forma clara e organizada, facilitando a compreensão. Clique aqui e acesse.
É possível tirar meu nome do SCR?
Não. As instituições financeiras são obrigadas mensalmente a reportar os dados dos clientes. Então, não é possível excluir o histórico já reportado.
Para deixar de ser reportado, o cliente deve quitar seu saldo devedor e cancelar o relacionamento e a operação existente. Com isso, o reporte do mês será enviado zerado, e o mês subsequente não será mais enviado.Essa base de dados passa por atualizações constantes. Logo, quando uma dívida em atraso é negociada, a informação é atualizada para “a vencer”.
Somente nos casos em que se constatar a irregularidade do débito, o ajuste poderá ser realizado. Acesse os canais de atendimento da Instituição Financeira e registre que você não reconhece o débito.
O SCR não é um cadastro restritivo, como o SPC ou Serasa. Ele é usado pelas instituições financeiras para avaliar o risco de crédito de seus clientes. Portanto, ter o nome no SCR não significa que você esteja com o nome negativado.
Quer saber mais? Confira aqui o vídeo feito pelo Banco Central do Brasil (BCB) ou acesse o site do BCB.
Para ficar por dentro do mundo financeiro, você também pode contar com a gente.