Conheça os aparelhos que mais consomem energia e saiba como economizar com eles
Escolha como quer aprender:

Conheça novas práticas e economize em uma das contas mais altas de uma residência, a energia elétrica

A conta de luz pode ser uma das despesas mais altas de uma residência ou empresa. E você pode estar pagando ainda mais caro, por causa de alguns aparelhos que gastam mais! 

Sim, existem aparelhos domésticos que consomem mais energia e são os verdadeiros vilões das suas finanças. Você sabe quais são eles? 

Se ainda não sabe, confira quais são esses aparelhos e aprenda como economizar energia.
 

Aparelhos que mais consomem energia

Ar-condicionado

Apesar de muitas pessoas acreditarem que o aparelho que mais consome energia elétrica é a geladeira, o campeão nesse sentido é o ar-condicionado. 

Se quer economizar, algumas medidas podem ajudar, por exemplo: 

  • Não mantenha o aparelho em temperaturas muito baixas. Se o dia estiver muito quente, uma temperatura de 23º C a 22º C já pode aliviar;
  • Mantenha o filtro do ar sempre limpo para otimizar o seu funcionamento;
  • Se for possível, compre um aparelho com serpentina de cobre (em vez de alumínio). Esse modelo é mais caro, mas, a médio prazo, ele ajuda a poupar na conta de luz.
     

Chuveiro elétrico

Sem dúvidas, o chuveiro elétrico pode contribuir para encarecer a conta, principalmente se os banhos forem muito longos e quentes. 

Confira algumas formas de economizar energia com o seu chuveiro: 

  • Tome banhos mais rápidos, e desligue o chuveiro enquanto se ensaboa; 
  • Prefira tomar banho durante o dia e/ou nos momentos mais quentes do dia. Evitar a potencial máxima do chuveiro ajuda a poupar; 
  • Nunca use uma resistência queimada. Além de ser uma prática perigosa, a peça danificada pode consumir ainda mais energia.
     

Cooktop elétrico

O cooktop elétrico se popularizou nos últimos anos. Entretanto, considerando o quanto ele consome de energia, pode ser um dos motivos pelo preço elevado na sua conta de eletricidade. 

Para economizar a energia gasta por ele, é interessante adotar algumas práticas na hora de cozinhar: 

  • Descongele os alimentos antecipadamente, evitando fazer isso na boca do fogão;
  • Use panelas apropriadas para o seu tipo de cooktop e prefira aquelas que favorecem a distribuição de calor por igual, como as de inox;
  • Se for fazer alimentos cozidos, a panela de pressão pode ser uma aliada para agilizar o preparo.
     

Geladeira

Apesar de não ser o que gasta mais energia elétrica, a geladeira também consome um volume considerável de kilowatts.

A geladeira é um eletro essencial e fica o dia todo ligada, mas, mesmo assim, é possível reduzir a conta de energia com atitudes simples:

  • Evite abrir a geladeira toda hora e pense o que você deseja antes de abrir. Tente se lembrar dos alimentos que estão nela sem ter que abri-la a todo momento. 
  • Mantenha a geladeira na temperatura mínima ou média nos dias mais frescos ou quanto ela não estiver tão cheia; 
  • Fique atento à borracha de vedação da porta. Se ela estiver frouxa, pode deixar o ar frio escapar, o que aumenta o consumo de energia;
  • Nunca coloque alimentos ainda quentes na geladeira.
     

Aparelhos em stand-by

Também vale mencionar os aparelhos em stand-by, ou seja, que não estão em uso mas ficam conectados na tomada, como os carregadores de celular, televisores, blu-rays, entre outros. 

Aparelhos que podem ser desligados enquanto não estão em uso, representam uma porcentagem na sua conta de energia completamente desnecessária. Por isso, vale a regra: se não vai usar, tire da tomada!
 

Bônus: dicas gerais de como economizar energia

Agora você já sabe quais são os aparelhos que mais consomem energia e conhece algumas estratégias para usá-los de uma forma mais sustentável e consciente. Mas ainda vale dar algumas dicas especiais que também podem ajudar na sua economia. 

  • Reduza o uso de eletros como máquina de lavar e ferro de passar. O ideal é acumular as roupas para lavar e passar durante vários dias para utilizar os aparelhos o mínimo possível. 
  • Faça manutenção nos seus eletroeletrônicos. Aparelhos defeituosos ou muito antigos tendem a gastar mais. 
  • Quando for comprar novos itens para casa, fique de olho nas etiquetas de eficiência energética. Os melhores são os que têm a letra A.
     

Ah, e se você sempre acaba se enrolando com o pagamento de despesas como a conta de luz, aproveite para conhecer o PagContas do Cartão Carrefour

Com esse serviço, você faz o pagamento com o Cartão Carrefour e todas as contas serão pagas no mesmo dia do vencimento do cartão. Prático, não é? 

Dá para pagar contas de luz, gás, água, telefone, IPTU, IPVA e boletos bancários! Adquira já esse recurso através do app do Cartão Carrefour (disponível para Android ou IOS) ou no caixa de uma das lojas do Carrefour.

Fique por dentro das novidades

O Cartão Carrefour tem muito mais dicas para você ficar sempre no comando das suas contas.


Não perca tempo! peça já seu cartão!
Mais artigos para você
Ícone seta esquerda Previous Ícone seta direita Next