Tecnologia 5G: entenda os benefícios e o que deve mudar

Escolha como quer aprender:

A nova rede com tecnologia 5G promete ser mais potente e até 100 vezes mais rápida que o 4G. A ideia é melhorar a qualidade da internet no Brasil.

Tecnologia 5G: entenda os benefícios e o que deve mudar

A rede com tecnologia 5G, como o nome já sugere, é a quinta geração da internet móvel no Brasil. Ela chega com a proposta de melhorar a velocidade da conexão e ser mais potente do que a atual rede 4G.

Mas, afinal, o que muda para você, consumidor? 

Para saber mais sobre como vai funcionar essa rede, entender o que muda em relação ao 4G e descobrir se você precisa trocar de celular para continuar acessando a internet móvel basta continuar a leitura por aqui.
 

O que é a tecnologia 5G

Se o salto do 3G para o 4G foi bom, imagina então a evolução que a tecnologia 5G pode proporcionar, não é?! 

De fato, a proposta do 5G é viabilizar uma internet móvel mais estável e até 100 vezes mais rápida do que a sua versão anterior. Ou seja, com essa novidade, a tendência é que usar os dados móveis no seu celular seja ainda melhor. 

Com a melhora da qualidade, a ideia é que o 5G também possa ser usado para conectar mais dispositivos, como smart tvs, computadores, câmeras de segurança, lâmpadas inteligentes e outros eletrônicos.
 

Quando a Internet 5G será implantada?

O primeiro passo para a implantação do 5G foi o leilão realizado em 4 de novembro pela Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel. A partir deste leilão, os vencedores passaram a ser responsáveis pela melhoria da infraestrutura de comunicação e implantação da nova tecnologia no país. Consequentemente, eles também ganham a oportunidade de comercializar planos de internet 5G. 

Mas, além de direitos, as operadoras também têm deveres, como cobrir 95% da área urbana dos municípios com tecnologia 4G ou superior e levar internet móvel para as escolas públicas de educação básica.

A expectativa é que todas as capitais brasileiras tenham a nova tecnologia implantada até o final de 2022, segundo o Ministério das Comunicações. Porém, deve demorar cerca de 2 a 4 anos para o 5G chegar em todos os cantos do país. Até lá, serão instaladas Estações Rádio Base (ERB), ou seja, antenas para fazer a distribuição desse sinal.

É importante lembrar também que a rede 4G não será extinta e continuará funcionando simultaneamente ao 5G, da mesma forma como aconteceu com a rede 3G.
 

É necessário trocar de celular para ter acesso ao 5G?

A resposta para essa pergunta é: depende. Alguns aparelhos mais recentes já são compatíveis com a tecnologia 5G. Porém, algumas versões antigas contam apenas com acesso a rede 4G.

Se o modelo do seu celular não for compatível e você quiser mais velocidade de conexão de dados móveis será necessário trocá-lo. Para isso, você pode contar com o Cartão Carrefour e encontrar ofertas incríveis no site do Carrefour, com a possibilidade de parcelamento em até 24 vezes sem juros. Não perca essa oportunidade de já trocar de aparelho.

Mas se esse não for o caso, você pode continuar usando a rede 4G que, como mencionamos anteriormente, continuará disponível.

Leia também: Quais os benefícios do Cartão Carrefour


Agora que você já conhece os detalhes sobre como vai funcionar a rede 5G, aproveite para seguir nossas páginas nas redes sociais. Estamos presentes no Facebook, Instagram e Youtube com mais conteúdos para você!

Fique por dentro das novidades

O Cartão Carrefour tem muito mais dicas para você ficar sempre no comando das suas contas.


Não perca tempo! peça já seu cartão!

Não perca tempo! peça já seu cartão!

Mais artigos para você