Tecnologia 5G: entenda os benefícios e o que deve mudar
Escolha como quer aprender:

A nova rede com tecnologia 5G promete ser mais potente e até 100 vezes mais rápida que o 4G. A ideia é melhorar a qualidade da internet no Brasil.

Tecnologia 5G: entenda os benefícios e o que deve mudar

A rede com tecnologia 5G, como o nome já sugere, é a quinta geração da internet móvel no Brasil. Ela chega com a proposta de melhorar a velocidade da conexão e ser mais potente do que a atual rede 4G.

Mas, afinal, o que muda para você, consumidor? 

Para saber mais sobre como vai funcionar essa rede, entender o que muda em relação ao 4G e descobrir se você precisa trocar de celular para continuar acessando a internet móvel basta continuar a leitura por aqui.
 

O que é a tecnologia 5G

Se o salto do 3G para o 4G foi bom, imagina então a evolução que a tecnologia 5G pode proporcionar, não é?! 

De fato, a proposta do 5G é viabilizar uma internet móvel mais estável e até 100 vezes mais rápida do que a sua versão anterior. Ou seja, com essa novidade, a tendência é que usar os dados móveis no seu celular seja ainda melhor. 

Com a melhora da qualidade, a ideia é que o 5G também possa ser usado para conectar mais dispositivos, como smart tvs, computadores, câmeras de segurança, lâmpadas inteligentes e outros eletrônicos.
 

Quando a Internet 5G será implantada?

O primeiro passo para a implantação do 5G foi o leilão realizado em 4 de novembro pela Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel. A partir deste leilão, os vencedores passaram a ser responsáveis pela melhoria da infraestrutura de comunicação e implantação da nova tecnologia no país. Consequentemente, eles também ganham a oportunidade de comercializar planos de internet 5G. 

Mas, além de direitos, as operadoras também têm deveres, como cobrir 95% da área urbana dos municípios com tecnologia 4G ou superior e levar internet móvel para as escolas públicas de educação básica.

A expectativa é que todas as capitais brasileiras tenham a nova tecnologia implantada até o final de 2022, segundo o Ministério das Comunicações. Porém, deve demorar cerca de 2 a 4 anos para o 5G chegar em todos os cantos do país. Até lá, serão instaladas Estações Rádio Base (ERB), ou seja, antenas para fazer a distribuição desse sinal.

É importante lembrar também que a rede 4G não será extinta e continuará funcionando simultaneamente ao 5G, da mesma forma como aconteceu com a rede 3G.
 

É necessário trocar de celular para ter acesso ao 5G?

A resposta para essa pergunta é: depende. Alguns aparelhos mais recentes já são compatíveis com a tecnologia 5G. Porém, algumas versões antigas contam apenas com acesso a rede 4G.

Se o modelo do seu celular não for compatível e você quiser mais velocidade de conexão de dados móveis será necessário trocá-lo. Para isso, você pode contar com o Cartão Carrefour e encontrar ofertas incríveis no site do Carrefour, com a possibilidade de parcelamento em até 24 vezes sem juros. Não perca essa oportunidade de já trocar de aparelho.

Mas se esse não for o caso, você pode continuar usando a rede 4G que, como mencionamos anteriormente, continuará disponível.

Leia também: Quais os benefícios do Cartão Carrefour


Agora que você já conhece os detalhes sobre como vai funcionar a rede 5G, aproveite para seguir nossas páginas nas redes sociais. Estamos presentes no Facebook, Instagram e Youtube com mais conteúdos para você!

Fique por dentro das novidades

O Cartão Carrefour tem muito mais dicas para você ficar sempre no comando das suas contas.


Não perca tempo! peça já seu cartão!
Mais artigos para você