Passo a passo para vender no WhatsApp

Escolha como quer aprender:

Veja como usar o aplicativo de mensagens para atender, divulgar e vender pela internet.

Passo a passo para vender no WhatsApp

Quando o assunto é se comunicar pela internet no Brasil, ninguém tem dúvidas: o WhatsApp é o aplicativo preferido.

Sua dinâmica intuitiva e a possibilidade de enviar mensagem de texto, áudio e até fazer videochamadas fazem com que o “Zap” seja utilizado por mais de 120 milhões de usuários mensais no Brasil, segundo levantamento da consultoria eMarketer.

Com a popularidade, o Whatsapp deixou de ser apenas uma ferramenta de comunicação pessoal, e passou a ser utilizado também por empresas como uma forma ágil e simples de atender e fechar negócios pela internet.

A seguir, vamos te contar tudo o que você precisa saber para transformar o WhatsApp em uma verdadeira máquina de vendas!

 

Dê preferência para o WhatsApp Business

O WhatsApp estava fazendo tanto sucesso que, há alguns anos, foi lançada uma versão exclusiva para empresa.

Chamado de WhatsApp Business, o app gratuito funciona igual ao original, mas tem recursos específicos para quem quer vender utilizando o mensageiro.

Para utilizá-lo, basta fazer o download do aplicativo, disponível para Android e IOS.

Uma vez baixado e instalado no seu celular, você pode utilizar todos os recursos do WhatsApp Business. Os principais são:

  • Conta comercial: quem utiliza o WhatsApp Business pode incluir informações importantes sobre o negócio em seu perfil, como horário de atendimentoendereço e site.
  • Catálogo: uma verdadeira vitrine virtual que permite disponibilizar fotos e informações sobre os seus produtos e serviços que vão agilizar o atendimento.
  • Automação de respostas: é possível montar mensagens de ausência e de cumprimento aos usuários, bem como criar atalhos para textos que você envia com frequência. Os dois recursos ajudam a tornar o atendimento mais profissional e dinâmico.
  • Organização de conversas: o WhatsApp Business tem um sistema de etiquetas que podem ser usadas para organizar e identificar os clientes e conversas rapidamente. Status como “pagamento pendente” e “novo cliente” já estão prontas na plataforma e você pode criar suas próprias etiquetas.

 

Todos esses recursos podem ser encontrados facilmente no WhatsApp Business. Basta clicar nos três pontinhos no alto da tela, escolher a opção “Configurações” e, em seguida, “Ferramentas comerciais”.

Apesar de ser possível utilizar seu WhatsApp pessoal para vender pela internet, usar o WhatsApp Business é uma forma de utilizar os recursos exclusivos do app para tornar o atendimento mais ágil e profissional. Por isso, o ideal é dar preferência para o aplicativo direcionado para empresas.

 

Crie protocolos de atendimento

O segundo passo é definir como será o atendimento através do WhatsApp.

A ideia, neste momento, é planejar quais serão as etapas de interação quando um novo cliente chegar até você.

Se você tem uma lanchonete, por exemplo, ao receber um novo contato o melhor caminho pode ser: solicitar o endereço de entrega para confirmar que está dentro do raio de atuação do delivery; enviar o cardápio; confirmar o pedido e a forma de pagamento; informar o valor total (com entrega inclusiva) e o prazo para entrega.

Embora esses protocolos possam ser ajustados no decorrer da operação, ajuda muito já ter uma ideia de como a interação com os clientes vai funcionar no WhatsApp e quais serão os passos necessários para oferecer uma experiência de atendimento satisfatória com o app de mensagens.

 

Estruture o conteúdo

Você pode apenas esperar os clientes entrarem em contato pelo WhatsApp? Bem, sim. Mas é possível conseguir resultados ainda melhores se você tiver uma estratégia de conteúdo e relacionamento para o “zapzap”.

Enviar promoções, novidades, dicas e outras informações que podem ser interessantes para os consumidores é uma forma eficiente de manter contato direto com eles, agregar valor e gerar fidelização.

Porém, é preciso cuidado: exagerar na comunicação pode gerar descontentamento e afastar os clientes. Nesse sentido, é fundamental ter bom senso e estudar o comportamento dos clientes para avaliar a frequência e o tipo de conteúdo ideais.

Outras dicas valiosas na hora de usar o WhatsApp para gerar conteúdo são:

 

Use listas de transmissão

Quer mandar mensagens para vários clientes de uma vez só? Então, use as listas de transmissão!

Muito melhores do que os grupos, elas permitem que você dispare sua comunicação para um público grande enviando uma única mensagem.

Para criar uma lista de transmissão, basta abrir o aplicativo, clicar nos três pontinhos no topo da tela e escolher a opção “Nova transmissão”. Depois é só escolher os contatos, escrever a mensagem e enviar!

 

Integre outras redes

Além de divulgar o atendimento via WhatsApp em suas redes sociais, você também pode fazer o contrário: mostrar novidades postadas no Facebook e Instagram para o público do WhatsApp.

Essa é uma maneira efetiva de disseminar seu conteúdo e de convidar os contatos para acompanhar o seu negócio em outras plataformas.

 

Utilize os status

Os status – conteúdos que desaparecem depois de 24 horas – também são recursos muito eficientes para aumentar a interação no WhatsApp.

Neles é possível publicar fotos dos seus produtos, divulgar promoções, tirar dúvidas dos clientes, mostrar o dia a dia do seu negócio e muito mais.

 

Faça comunicações direcionadas

Mesmo no WhatsApp você receberá clientes com diferentes perfis e em momentos distintos da jornada de compras.

Alguns estarão prontos para fechar negócio, enquanto outros vão precisar de tempo e informação para concretizar a compra. Certos consumidores farão apenas um pedido pontual, enquanto outros serão clientes fiéis.

Por isso, é uma boa ideia segmentar os seus contatos e enviar mensagens personalizadas de acordo com as necessidades que você identificar em cada um.

Com essas dicas você já será capaz de usar o WhatsApp no seu negócio. O próximo passo é colocar essas recomendações na prática e começar a vender!

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