Variante Ômicron é motivo de preocupação? O que sabemos sobre a variante
Escolha como quer aprender:

A Ômicron foi identificada em novembro de 2021 e já eleva o número de casos de coronavírus em todo o mundo. Fique bem informado e saiba como se prevenir.

Variante da covid ômicron

Nos últimos meses de 2021, a expectativa era pelo fim da pandemia da Covid-19. Isso porque o cenário, à época, apontava os números de casos e mortes caindo consideravelmente a cada semana. Mas o coronavírus mudou e voltou a causar temor com a variante Ômicron.

Nas últimas semanas, o número de casos da Covid-19 vem aumentando, provavelmente, impulsionado pelas aglomerações nas festas de final de ano e a variante mais contagiosa que está circulando. Essa média de aumento de casos foi obtida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) junto aos estados brasileiros.

Com isso, muitas dúvidas surgiram: será que o vírus se tornou ainda mais perigoso? E quanto aos sintomas, são os mesmos? Quais são as formas de prevenção?

A seguir, o Cartão Carrefour vai te compilar todas as informações que temos até o momento sobre a variante Ômicron e te ajudar a esclarecer essas e outras perguntas.
 

O que é a Ômicron?

A variante Ômicron foi detectada em novembro de 2021 pelo Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis da África do Sul (NICD). Ela é uma mutação extremamente contagiosa em comparação com a cepa anterior da Covid-19.

Além disso, foi considerada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como variante de preocupação no dia 26 de novembro do ano passado. Nessa mesma época, uma onda de casos foi registrada no continente africano, se disseminou pela Europa e já está em circulação no Brasil.

Cientistas apontam que a variante surgiu por conta da baixa taxa de vacinação em alguns países, principalmente os da África, onde os primeiros casos foram identificados.

A transmissão acontece da mesma forma, por meio de gotículas de saliva, que saem da boca ou nariz de uma pessoa infectada.
 

Mas os sintomas do Ômicron são iguais aos do coronavírus?

De maneira geral, sim, mas depende de cada caso. O lado positivo é que as informações iniciais parecem indicar que a Ômicron é menos nociva se comparada com a variante da Covid-19 que chegou ao país em 2020, principalmente quando se observa os efeitos da doença no pulmão. 

Normalmente, uma pessoa infectada apresenta os seguintes sintomas da nova variante do Covid:

  • Espirros.
  • Tosse.
  • Febre baixa.
  • Cansaço.
  • Congestão nasal.
  • Coriza.
  • Dor de garganta (como se estivesse arranhando).

Também foram identificados alguns sintomas novos como falta de apetite, náuseas e vômito - esses não eram tão comuns nos casos do vírus que estava circulando anteriormente. Já a perda de olfato ou paladar ainda não foi diagnosticada nessa nova variante.

Outra dúvida muito comum da população é com quantos dias aparece os sintomas de covid?

Saiba que as pessoas começam a apresentar os primeiros sinais de infecção das variantes covid, entre dois e cinco dias após o contato de uma pessoa infectada.
 

É necessário se preocupar com a variante Ômicron?

A resposta é sim. O vírus segue em mutação e mesmo com sintomas mais leves e com a vacinação avançando, essa variante ainda é perigosa, principalmente para quem faz parte dos grupos de risco. 

Como a Ômicron é ainda mais transmissível, se descuidar agora pode gerar um volume alto de pessoas infectadas e a superlotação nos hospitais. Caso apresente sintomas, busque hospitais e faça o teste Covid.

Sendo assim, é necessário continuar mantendo a utilização de máscaras, higienizar as mãos e seguir os mesmo protocolos adotados no ápice da pandemia.

Também é fundamental tomar as doses da vacina contra a Covid-19 recomendadas pelo Ministério da Saúde. Apesar de não impedir a contaminação, a vacina reduz a incidência de casos graves da doença. 

Neste e em todos os momentos, saiba que o Cartão Carrefour está ao seu lado e você pode contar com a gente. Se precisar de medicamentos, você pode comprar nas Drogarias Carrefour e parcelar em até 10 vezes sem juros usando seu Cartão Carrefour.

Fique por dentro das novidades

O Cartão Carrefour tem muito mais dicas para você ficar sempre no comando das suas contas.


Não perca tempo! peça já seu cartão!
Mais artigos para você