Passo a passo para limpar o nome sujo
Escolha como quer aprender:

Muitos brasileiros já tiveram seu CPF negativado por algum motivo, confira como regularizar essa situação

Muitas pessoas já tiveram ou ainda estão com nome sujo, ou seja, com o CPF negativado por conta de dívidas. 

No entanto, em muitos desses casos, as pessoas não regularizam a situação porque não podem ou porque não sabem por onde começar a limpar o nome sujo. 

Mas, com uma boa dose de comprometimento e seguindo alguns passos é possível mudar essa realidade. 

Confira o passo a passo que elaboramos para você conseguir limpar o nome sujo.
 

Passo a passo para se organizar e limpar o nome sujo

Consulte seu nome no SPC e Serasa

Talvez sua primeira pergunta seja: como saber se meu nome está sujo? 

Pensando nisso, se está com pagamentos em atraso há algum tempo, vamos começar descobrindo se o seu nome está realmente sujo. 

Você pode fazer isso ao consultar seu CPF nos sites dos órgão de proteção de crédito, como o SPC e Serasa

Acessando esses sites, você conseguirá ver em quanto está sua dívida, qual é o valor atualizado com os juros e multa por atraso. 

Por mais que esse momento pareça “difícil”, é um dos mais importantes, pois terá uma projeção exata de quanto você está devendo.
 

Organize seu orçamento

Visto que o valor total da sua dívida já está claro para você, está na hora de organizar seu orçamento para começar o processo de limpar o nome sujo. 

Você pode usar um caderno, planilhas, ou até um aplicativo financeiro, mas o importante é que faça uma planejamento financeiro para quitação das dívidas. 

Para fazer isso, elenque todas as suas despesas, como contas fixas e gastos variáveis e todos os seus recebimentos. 

Fazer uma divisão por data de vencimento e por categoria – como alimentação, transporte e lazer, por exemplo – pode ajudar. 

Esse levantamento vai te ajudar a identificar como encaixar o pagamento das dívidas no orçamento. Se necessário, avalie reduzir ou cortar alguns gastos enquanto está limpando seu nome.
 

Saiba negociar

Agora que já sabe qual é o valor total de suas dívidas, porque consultou o CPF negativado no SPC ou Serasa, e montou um orçamento, está na hora de negociar. 

Os próprios órgãos de crédito costumam oferecer ofertas para que o consumidor limpe o nome sujo com mais facilidade: dividindo o débito em parcelas ou com desconto para pagamento à vista. 

Entretanto, mesmo assim, vale a pena ligar em cada um dos credores e tentar uma negociação com valor mais baixo. A empresa, banco ou instituição, na maior parte dos casos, está interessada em receber, e, portanto, encontrará alternativas para te ajudar a pagar. 

Esses acordos amigáveis serão a melhor forma de sair da lista de inadimplência.
 

Realize o pagamento

Esse é um dos passos mais importantes para conseguir limpar o nome sujo, o pagamento das parcelas ou do valor à vista, caso tenha optado por esse caminho. 

Se escolheu as prestações, logo na primeira parcela paga, a empresa deverá retirar seu nome negativado do SPC ou do Serasa em até 5 dias úteis. 

Inclusive, esse primeiro pagamento será a formalização do seu acordo com o credor. 

Vale destacar que é muito importante para o processo de regularização do seu nome que as parcelas sejam pagas dentro da data de vencimento, para que não haja uma quebra de acordo e você volte a ficar negativado.
 

Tenha o controle das suas finanças

Certamente, por seu nome ter ficado sujo e você ter passado por um longo processo para limpá-lo, o que menos deve querer nesse momento é ficar com o CPF restrito novamente. 

Provavelmente você já sabe, mas, além do inconveniente de receber cobranças contínuas, estar com o nome sujo te impede de acessar produtos financeiros, como cartões de crédito, financiamentos e empréstimos – o que pode atrapalhar seus planos.  

Por isso, tenha muito cuidado a partir de agora. O ideal é que você consiga ter um controle financeiro, saiba como administrar seu dinheiro e se possível comece a poupar. 

Ter uma reserva financeira poderá te salvar em momentos e emergências, evitando que você fique endividado e tenha que limpar o nome sujo novamente.

CARTÃO
Não perca tempo! Peça já seu cartão!
Mais artigos para você
Subtítulo