Caiu na malha fina do IR? Entenda o que isso significa e o que fazer!
Escolha como quer aprender:

Quem declara Imposto de Renda pode cair na tão temida malha fina caso tenha alguma inconsistência nas informações. Entenda como sair dessa situação.

Ao fazer a declaração do Imposto de Renda, alguns contribuintes recebem um valor de restituição. Se você tinha direito a esse ressarcimento e ainda não recebeu, talvez tenha caído na malha fina.

É muito comum que as pessoas tenham dúvidas sobre o que é a malha fina e como sair dela para poder receber o valor devido de restituição do imposto.

Por isso, chegou a hora do Carrefour Soluções esclarecer todos esses pontos, te ensinar o passo a passo para corrigir qualquer inconsistência e retificar a sua declaração do Imposto de Renda.
 

O que é malha fina?

Cair na malha fina significa que a Receita Federal analisou as informações que você enviou e encontrou dados que não batem. 

Geralmente, isso acontece porque houve algum erro em sua declaração - seja com os valores declarados, falta de informação sobre algum rendimento, ou até mesmo informações cadastrais erradas. Qualquer um deles pode reter a sua restituição, caso tenha direito.

Em situações como essa, o contribuinte deixa de receber o valor da restituição do IR e, em alguns casos, tem até que arcar com multa: a Receita Federal pode cobrar o imposto devido somado a uma multa de 75% do valor total e juros.

Por isso, é muito importante se atentar na hora de fazer a sua declaração de forma correta, ou contar com um profissional especializado para isso.
 

Como saber se você está na malha fina?

Para saber se caiu na malha fina você deve consultar o sistema gerador da declaração do Imposto de Renda logo depois do envio da  declaração. Isso porque, caso haja alguma inconsistência, ela costuma aparecer no sistema 24 horas após o envio.

Vale ficar de olho e fazer as correções necessárias o quanto antes para conseguir receber a restituição dentro do prazo de pagamento dos lotes nos próximos anos. Em 2021, esse prazo se encerrou em 30 de setembro.
 

O que fazer caso caia na malha fina?

Consultou o sistema e descobriu que caiu mesmo na malha fina? Vamos ver como virar esse jogo! 

O contribuinte deve entrar no site da Receita Federal, na aba Meu Imposto de Renda, para verificar qual pendência precisa ser ajustada. 

Existem duas formas de fazer as correções de informação no sistema da Receita Federal:

  1. Se você identificou dados incorretos, ou até incompletos, a retificação pode ser feita no programa gerador da declaração, aquele onde enviou a sua declaração do Imposto de Renda.
     
  2. Já se sua declaração está correta, mas foi retida por necessidade de apresentar documentos que provem as informações que enviou, é necessário fazer um agendamento na área Meu Imposto de Renda, para apresentá-los pessoalmente na Receita Federal.
     

O que acontece se eu não declarar Imposto de Renda?

A Declaração do Imposto de Renda acontece anualmente e tem sempre como base o ano anterior.

Quem não declarou o imposto de renda e se enquadra dentro dos critérios para fazer essa declaração pode pagar multa por atraso, sendo de R$ 165,74, para quem não tem imposto a pagar e de 1% do valor de imposto devido, nos casos de quem ainda tem a quantia a ser recolhida pela Receita Federal.

Se o atraso perdurar por muito tempo, a multa aumenta também, podendo chegar a 20% do valor declarado.
 

5 dicas para não cair na malha fina nunca mais

  1. Confira todas as informações e, principalmente, os valores digitados para garantir que todos estão corretos.
  2. Ao declarar despesas médicas, fique atento aos custos informados e tenha documentos comprobatórios, em caso de uma solicitação.
  3. Se tiver dependentes, lance todos os valores correspondentes a eles, inclusive de seus ganhos, como aposentadoria.
  4. Se recebe ou paga despesas como aluguel, deve informar o valor correto em sua declaração de imposto de renda.
  5. Não omita sua receita, muito menos seus rendimentos, independente dos valores.


Curtiu esse conteúdo que fizemos para você? Então, continue navegando em nosso blog e conheça outras dicas para suas finanças. Confira também como o Cartão Carrefour pode ser seu aliado no dia a dia.

Fique por dentro das novidades

O Cartão Carrefour tem muito mais dicas para você ficar sempre no comando das suas contas.


Não perca tempo! peça já seu cartão!
Mais artigos para você
Ícone seta esquerda Previous Ícone seta direita Next