Ano novo, gastos novos: como organizar as finanças após a virada

Escolha como quer aprender:

Nos meses após a virada, é comum que as despesas aumentem e os ganhos diminuam. Saiba como se planejar para não ficar sem dinheiro.

Ano novo, gastos novos: como organizar as finanças após a virada

Assim que um novo ano começa, chegam os boletos de IPVA e IPTU. E eles vêm junto com muitas outras contas, como viagens e passeios de férias, despesas escolares (matrícula, material, uniforme) e reajustes na mensalidade escolar e nas tarifas de transporte público. Isso para não falar em gastos extras, como o pagamento de algum imposto que não foi retido na fonte. 

Como se não bastassem os gastos a mais, os trabalhadores autônomos costumam ganhar menos dinheiro nessa época, quando o comércio fica mais fraco. Com despesas maiores e ganhos menores, o risco é de se criar um rombo no orçamento entre janeiro e março, que vai pesar pelo ano inteiro.

Para que isso não aconteça, a saída é o planejamento. E o Carrefour Soluções Financeiras vai ajudar você nessa tarefa! Continue a leitura e saiba como organizar sua vida financeira neste início de ano.
 

Como organizar as contas após o ano novo?

O ponto de partida para se organizar financeiramente é montar uma planilha com o seu orçamento, listando todos os ganhos e gastos do mês. Clique aqui para acessar o modelo que preparamos para você. 

Fazendo o acompanhamento mensal das contas, você saberá se pode cobrir despesas maiores ou se precisa apertar os cintos para encarar o início do ano.

Para não se surpreender, faça um mapeamento das despesas que vão aparecer nesta temporada. Talvez você não gaste com material escolar, mas tenha dois carros e pague uma bolada de IPVA. Ou, ainda, acabe deixando um bom dinheiro com o leão na declaração do Imposto de Renda. Com um levantamento antecipado, você terá mais condições de arcar com essas contas.

O ideal é ter uma reserva para cobrir essas despesas novas – guardando uma parte do 13º salário ou do adicional de férias, por exemplo. Se não deu para fazer essa poupança, nós podemos orientar você a administrar o dinheiro que tem disponível, e a fazer parcelamentos com inteligência.

Veja mais: 
 

Dicas para controlar os gastos no início do ano

Enquanto algumas despesas podem ser reduzidas, como as de material escolar, outras – como impostos e tarifas de transporte público e imposto – não são flexíveis. Veja como economizar com cada tipo de conta:

IPTU e IPVA

Quem tem carro e casa própria vai se deparar com os boletos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

O pagamento à vista do IPTU oferece desconto, e também pode ser parcelado em até 10 meses. Já o IPVA pode ser pago em, no máximo, três parcelas, sendo a última quitada em março.  

Mesmo se a conta for pesada, não deixe de pagar o IPVA. Senão, seu veículo pode ser apreendido – e a inadimplência também conta pontos na sua carteira de motorista.

Despesas escolares

Para controlar os gastos com uniforme e material escolar, confira primeiro o que pode ser reaproveitado do ano anterior.

Nas compras que forem necessárias, você gasta menos se aplicar duas táticas: adquirir livros, mochilas e uniformes usados e comparar preços em livrarias e papelarias. Não tente adivinhar a loja mais barata sem fazer essa pesquisa, porque a diferença de preços é enorme. Se for comprar pela internet, inclua o custo do frete no cálculo. 

Se ainda assim, a conta ficou salgada, você pode dividi-la em vários meses – mas preveja um espaço no seu orçamento para cobrir as parcelas lá na frente.

As crianças adoram voltar às aulas com mochilas, canetinhas e estojos novos e chamativos, mas tudo isso sai caro no final. Combine com seu filho um valor a ser gasto com materiais muito desejados, e aproveite para ensinar às crianças a importância de economizar.

Imposto de Renda (IR)

Além dos gastos citados, talvez você descubra dívidas com a Receita Federal em março ou abril, quando fizer sua Declaração Anual de Imposto de Renda. Você pode parcelar o IR em até oito vezes, mas pagando juros. Por isso, tente sempre se livrar dessa obrigação na primeira oportunidade.

Leia também: Como declarar imposto de renda
 

Pronto para organizar suas finanças em 2022?

Com tantas despesas após a virada, pode ser que sua família tenha de readequar o orçamento para o ano. Mas não desanime: ajuste o seu planejamento e lembre-se que, no ano que vem, você já será capaz de prever esses gastos – e separar algum dinheiro para não passar por novos apertos.

Para re ajudar a decidir preparamos um conteúdo sobre como cortar gastos que já preparamos para você. Conte sempre com o Cartão Carrefour para tomar as melhores decisões com o seu dinheiro em qualquer época. Um ótimo 2022 para todos nós!

Fique por dentro das novidades

O Cartão Carrefour tem muito mais dicas para você ficar sempre no comando das suas contas.


Não perca tempo! peça já seu cartão!

Não perca tempo! peça já seu cartão!

Mais artigos para você