6 dicas para se livrar das dívidas

Escolha como quer aprender:

Se livrar das dívidas pode ser mais fácil do que parece! Seguindo essas dicas você estará no caminho certo para assumir o controle das suas contas.

6 dicas para se livrar das dívidas

Quando a gente se preocupa o tempo todo em encontrar solução para o cheque especial com limite estourado ou para o pagamento das dívidas no cartão de crédito, sobra pouca disposição.

Mas problemas deste tipo podem ser mais fáceis de resolver do que se pensa.  É preciso força de vontade e, principalmente, organização. E, seguindo estes passos você pode chegar à solução:

 

  • Descubra o tamanho do problema

O primeiro passo para ver a vida financeira entrando nos trilhos é reservar algum tempo para analisar a situação. Reúna os carnês, faturas do cartão de crédito e comprovantes de outros tipos de dívidas. Não esqueça dos cheques pré-datados nem dos empréstimos de amigos e familiares. Faça uma lista de tudo o que precisa ser pago, anotando os valores.

 

  • Prepare-se para algum sacrifício

É preciso ser realista: vencer as dívidas exige esforço. Principalmente se o rombo nas contas for grande. Cortes no orçamento são necessários. Procure maneiras de diminuir despesas, de economizar um pouco mais. Coragem! Vai valer a pena!

 

  • Defina prioridades

Depois de descobrir o quanto deve e a quem deve, chega o momento de priorizar. Em outras palavras, identificar as dívidas mais importantes. Primeiro é preciso pagar o necessário para não ter serviços cortados (como água ou luz). Em seguida, devem ser pagas as dívidas mais caras, ou seja, aquelas que cobram juros mais altos (cartão de crédito e cheque especial).  

Quando terminar de pagar essas dívidas, é hora de encarar os outros compromissos (com fornecedores, vendedores, empréstimos de familiares). Tente pagar essas obrigações usando o mesmo valor que vinha separando para as dívidas que já foram eliminadas. Por exemplo: se você já tinha ajustado seu orçamento para separar todos os meses R$ 200 para pagar a dívida no cartão de crédito, mantenha esse ritmo. Continue fazendo o mesmo esforço, separando os mesmos R$ 200 para liquidar as outras dívidas. Assim, você acelera a organização da sua vida financeira. Tenha disciplina e não desista no meio do caminho!

 

  • Aprenda a negociar

O importante é fazer uma proposta para cada tipo de dívida, com base nas suas condições reais - ou seja, quanto pode mesmo pagar. Fale com as empresas que você deve sobre sua intenção de pagar e ofereça um plano de pagamento que realmente caiba no seu bolso. E quando a proposta for aceita, não deixe de cumprir tudo o que foi combinado para não virar uma bola de neve. Tem uma dívida com o Cartão Carrefour? Veja como fazer um acordo da dívida ou ligue para 3004-2222 e tenha mais informações.

 

  • Limpe seu nome 

Se as dívidas acabaram "sujando" seu nome, procure regularizar sua situação imediatamente. Entre no site da Serasa Consumidor ou do SPC e descubra como proceder para se livrar desse problema. Dá para negociar a dívida ali mesmo no site e gerar o boleto para iniciar os pagamentos. É bem simples e você nem precisa sair de casa para resolver isso. 

 

  • Pense em formas de aumentar sua renda (e pague dívidas com esse valor adicional)

Veja se existe alguma maneira de incrementar a renda familiar. Um talento natural pode se transformar em fonte de receita. Pense se consegue ganhar um dinheiro a mais preparando marmitas deliciosas ou doces e salgados para festas, costurando, consertando aparelhos domésticos, sendo DJ, cuidando de crianças, idosos ou até de animais.

Ampliando sua renda, você paga as dívidas mais rapidamente e se livra logo dessa preocupação. E o próximo passo é ter um controle do seu orçamento, não deixe de conferir as nossas dicas sobre como organizar o seu orçamento.

Seguindo esses passos com organização e disciplina, você estará no caminho para assumir o comando das suas contas. Conte com o Carrefour nessa jornada!

Fique por dentro das novidades

O Cartão Carrefour tem muito mais dicas para você ficar sempre no comando das suas contas.


Não perca tempo! peça já seu cartão!

Não perca tempo! peça já seu cartão!

Mais artigos para você