O que é o golpe do delivery e como não cair nele

Escolha como quer aprender:

Entenda como os criminosos costumam agir e descubra como você pode se proteger deste tipo de golpe.

O que é o golpe do delivery e como não cair nele

A entrega em casa, ou delivery, ganhou novos adeptos no último ano, principalmente por causa do isolamento social para conter o coronavírus. Porém, apesar dessa ser uma maneira mais cômoda de consumir produtos, é necessário estar atento para não cair no golpe do delivery.

Também conhecido como golpe da maquininha ou golpe do motoboy, essa fraude acontece quando o consumidor faz um pedido e o entregador arruma formas de copiar os dados do cartão ou até fazer com que ela pague mais caro pela compra.

Geralmente, o golpe do entregador acontece de quatro formas mais comuns e, a seguir, você vai conhecer quais são elas e como se proteger.
 

Confira as quatro maneiras mais comuns do golpe do delivery ser aplicado
 

1. Compras já pagas pelo aplicativo de delivery

O golpe do motoboy pode acontecer quando o entregador cobra por uma compra que já foi paga pelo aplicativo de delivery.

Para isso, o entregador vai tentar convencer o cliente que houve algum erro na hora do pagamento digital e induzi-lo a passar o cartão na maquininha, para que a compra seja paga novamente.

Nesses casos, o cliente acaba pagando duas vezes. O dinheiro que ele paga na hora será direcionado para uma conta que não é a do estabelecimento e ainda haverá a cobrança no aplicativo do mesmo jeito.

Dica: em casos como esse, o melhor a fazer é recusar o pedido e entrar em contato com o aplicativo de delivery para falar sobre o ocorrido e confirmar se houve mesmo algum problema com o seu pagamento digital.
 

2. Problema no visor da maquininha na hora de realizar o pagamento

Neste tipo de fraude, o entregador informa o cliente que a maquininha do cartão está com um problema no visor, o que dificulta a visualização do valor pedido a ser pago.

Como esse é um momento em que tudo acontece muito rápido, quem fez o pedido por delivery às vezes não presta atenção nesse detalhe, digita a senha e, por vezes, nem pede a notinha. Assim, o entregador tem a oportunidade de colocar um valor muito maior na maquininha.

Dica: sempre confira se o visor na maquininha está normal e permite visualizar todos os números de maneira nítida. Ao perceber alguma diferença, recuse a compra imediatamente. Verifique também se, ao digitar sua senha, aparecem asteriscos. Caso apareçam os números da sua senha, cancele a operação.
 

Confira mais dicas de segurança para não cair no golpe do delivery e, em nenhum outro
 

3. Gravação dos dados do seu cartão

O entregador está querendo tirar uma foto ou filmar os dados do seu cartão, por qualquer motivo? Não permita! E desconfie mesmo se ele posicionar o celular em cima ou embaixo do cartão. 

Caso isso aconteça, solicite o bloqueio imediato do cartão junto a operadora e a segunda via. Também confira os últimos lançamentos. 

Se você tiver o cartão de crédito do Carrefour, pode acessar o aplicativo do Cartão Carrefour e acessar todos os detalhes das suas compras.

Dica: na hora de passar o cartão na maquininha não deixe ele à mostra, dificultando assim a ação do golpista. Insira na maquininha, confira o valor a ser pago e guarde ele imediatamente.
 

4. Estabelecimento pede os dados do cartão

Este golpe costuma acontecer assim: mesmo realizando a compra no aplicativo de delivery, o estabelecimento entra em contato, avisa que houve um problema no pagamento e pede os dados do cartão de crédito. 

Se você informar dados como numeração, código de segurança e senha, as chances de ter sido vítima do golpe do delivery são grandes. Geralmente, trata-se de algum golpista recolhendo informações para fazer compras usando os dados do seu cartão. 

Dica: proteja os dados do seu cartão e nunca informe eles para nenhuma pessoa, nem pessoalmente, pela internet ou telefone. Saiba também que o Cartão Carrefour nunca vai pedir os dados do seu cartão de crédito como número, nome, validade, ou código de verificação.
 

Veja como cancelar ou contestar compras no Cartão Carrefour
 

Veja o que fazer caso seja vítima do golpe do delivery

  1. Entre em contato imediatamente nos canais de atendimento do aplicativo de delivery e do restaurante para falar sobre o ocorrido.
  2. Notifique a operadora do cartão para bloquear novas compras e solicite um novo cartão
  3. Faça um boletim de ocorrência para registrar o crime.

Fique atento! Se perceber qualquer ação suspeita, não insira seu cartão na maquininha.


Para continuar bem informado e evitar golpes como esse, continue navegando em nosso blog, onde preparamos dicas de finanças, empreendedorismo e segurança.

Fique por dentro das novidades

O Cartão Carrefour tem muito mais dicas para você ficar sempre no comando das suas contas.


Não perca tempo! peça já seu cartão!

Não perca tempo! peça já seu cartão!

Mais artigos para você