Responsive Image
Vendas Brutas do Grupo Carrefour Brasil crescem 14,5%, enquanto as digitais tiveram um aumento de 51% no primeiro trimestre de 2022
Subtítulo
EBITDA ajustado no 1º trimestre de 2022 foi de R$ 1,2 bilhão, crescimento de 13,3% em comparação ao mesmo período do ano passado
 
São Paulo, maio de 2022 – O Grupo Carrefour Brasil encerra o primeiro trimestre de 2022 apresentando um crescimento sólido, com destaque para a categoria de alimentos, além da continuidade na expansão e aceleração na digitalização de todo seu ecossistema. As vendas brutas do Grupo Carrefour Brasil totalizaram R$ 20,8 bilhões no 1T22, uma alta de 14,5% no comparativo com o mesmo período do ano anterior, impulsionado principalmente pelo crescimento no segmento alimentar. Já as vendas brutas do Atacadão cresceram 18,6% no trimestre e do Varejo 4,8% com vendas de alimentos crescendo 8,4%.

O segmento alimentar foi destaque não só no canal físico mas também no digital que apresentou crescimento de 2,5x no 1T22, impulsionado pela escalabilidade do Atacadão. O GMV total atingiu R$ 1,1 bilhão no 1T22, aumentando expressivos 50,8% em relação ao mesmo período do ano anterior e 10,4% em relação ao 4T21.

"O Grupo Carrefour Brasil apresentou outro desempenho muito sólido no primeiro trimestre, reforçando mais uma vez a força do nosso ecossistema e nossa capacidade de estar ao lado dos consumidores brasileiros em meio ao ambiente desafiador do país. A expansão contínua no Atacadão, o retorno aos volumes positivos de alimentos no Carrefour Varejo, a aceleração do digital em todo o Grupo e outro trimestre de forte crescimento do faturamento no Banco Carrefour, contribuíram para nosso crescimento de dois dígitos em vendas e EBITDA ajustado no trimestre. O Grupo Carrefour Brasil será ainda mais fortalecido com a aquisição do Grupo BIG, cujo fechamento esperamos até o final do trimestre atual. Isso nos permitirá aumentar ainda mais nossa capacidade de fornecer aos nossos clientes produtos e serviços de qualidade a preços competitivos em uma ampla variedade de formatos e múltiplos canais, além de criar valor para nossos acionistas”, afirma Stéphane Maquaire, CEO do Grupo Carrefour Brasil. 


Atacadão – expansão contínua
No ano em que completou 60 anos, as vendas brutas do Atacadão registraram um aumento de 18,6%, totalizando R$ 15,0 bilhões no 1T22. O EBITDA ajustado atingiu impressionantes R$ 942 milhões (+24,8% a/a) no trimestre. Em abril, os resultados seguiram melhorando com fortes iniciativas comerciais, incluindo a campanha de aniversário do Atacadão.

O ritmo de expansão da bandeira cash & carry do Grupo Carrefour Brasil se manteve forte. No 1T22, foram inauguradas 2 novas lojas, totalizando 252 lojas no final de março. Somente nos últimos 12 meses, o Atacadão abriu 37 lojas e 3 Atacados de entrega, o que contribuiu com 9,7% para o crescimento do faturamento no 1T22. São sete novas lojas em construção, a serem inauguradas em breve.

O canal online do Atacadão, em sua maior parte clientes B2B, continuou ganhando força e cresceu 7,8x no 1T22 vs. o mesmo período de 2021, totalizando 2,3% das vendas totais da unidade de negócios no trimestre - 67% das vendas de alimentos online do Grupo. A parceria com as operadoras de serviço de entrega rápida do Atacadão já está disponível em 124 lojas, 62 cidades e 20 estados.


Carrefour Varejo – Crescimento do volume de alimentos foi destaque no trimestre
As vendas brutas do Carrefour Varejo totalizaram R$ 5,7 bilhões no 1T22, um aumento de 4,8%, impulsionado por um aumento de 8,4% de LfL em alimentos. O EBITDA ajustado foi de R$ 227 milhões ou 4,4% da receita líquida, refletindo nossa iniciativa de melhorar a imagem de preço e fidelizar novos clientes em meio ao cenário de inflação.

Nos hipermercados, conseguimos captar novos clientes em um ambiente competitivo muito específico no trimestre. Isso é ainda mais relevante considerando que tivemos uma melhoria de 1,7 pontos percentuais no NPS de março. Os dados indicam a força da estratégia e de iniciativas para manter esses clientes, com foco em fidelização de longo prazo, imagem de preço e criação de valor.

Em marcas próprias, houve novo recorde. No 1T22, esses produtos representaram 19,7% das vendas líquidas totais de alimentos, +481 bps (+384 SKUs) e +30 bps em relação ao 4T21. Os volumes tiveram outro forte trimestre de crescimento de dois dígitos em 20%. O desempenho superior dos itens de marca própria ressalta a qualidade dos produtos e sua relevância contínua nas cestas dos clientes em ambientes inflacionários.

O não alimentar apresentou tendências de melhoria na maioria das categorias, com destaque para bazar e têxtil, que apresentaram desempenho positivo (+15,1% e +5,8%, respectivamente). 


Banco Carrefour – Sólido crescimento do faturamento
O Banco Carrefour encerrou o 1T22 com desempenho sólido e faturamento de R$ 12 bilhões (+10,6% em relação ao 1T21), impulsionado tanto pelo cartão de crédito Carrefour (+7,8% ou +R$ 547 milhões) quanto pelo cartão de crédito Atacadão (+15,0% ou +R$ 544 milhões). O Cross-Sell e novos produtos também tiveram outro trimestre marcante com crescimento de +38,2% a/a, impulsionado por empréstimos pessoais, confirmando a relevância do produto para clientes em um ambiente econômico difícil.

Como consequência do cenário atual e destacando a relevância de nossos produtos para os clientes, a propensão a financiar, que representa a parte da carteira que gera juros, atingiu um recorde histórico no 1T22. A receita operacional do Banco Carrefour atingiu R$ 988 milhões no período, +30,9% vs 1T21.

O EBITDA Ajustado do banco continuou sua trajetória de crescimento e atingiu R$ 164 milhões no trimestre, +13,9%. Já o lucro líquido cresceu 19,0% e totalizou R$ 75 milhões no 1T22, beneficiado pela estratégia de eficiência tributária com a constituição de nossa corretora no 2T21 (alíquota de 34% vs 45%).


ESG
O Grupo Carrefour Brasil avançou ainda mais nos aspectos Ambientais, Sociais e de Governança (ESG) no 1T22. No que se refere ao Desmatamento Zero, entre as fazendas monitoradas, 90% estão em conformidade com a política de compra de carnes do Grupo e os 10% que não estão em conformidade, não fornecem mais à companhia ou estão em processo de requalificação.

Em economia circular, foram evitadas 37 toneladas de embalagem, +129% em relação ao 1T21. Em logística reversa, o Grupo registrou 31 toneladas de produtos coletados no 1T22, +255% em relação ao mesmo período.

Os temas de ESG são transversais aos negócios do Grupo Carrefour Brasil, que tem o compromisso de fomentar boas práticas em toda a cadeia de fornecimento, apoiar o produtor local e contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades em que está presente. 

A companhia também possui um papel social muito importante e realiza diversas doações para famílias em situações de vulnerabilidade e instituições parceiras. No 1T22, sensibilizados com a tragédia das enchentes em Petrópolis, o Grupo Carrefour Brasil doou 5 toneladas de alimentos para moradores da região. As ações de empreendedorismo negro, capacitação de profissionais pertencentes a grupos minorizados e uma robusta agenda de diversidade inclusão marcaram o trimestre. Nos programas de aceleração do empreendedorismo negro, os dados apontam a promoção de 11 fornecedores negros em 22 das nossas lojas. 

A empresa também recebeu o reconhecimento por meio do Selo Paulista de Diversidade, que destaca boas práticas como ação estratégica a favor da competitividade e da cidadania, que envolvem questões étnicas, raciais, de gênero, idade e orientação sexual, e as relativas às pessoas com deficiências, além de difundir a cultura, valorização e igualdade.


Sobre o Grupo Carrefour Brasil
Há mais de 46 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder de mercado de distribuição de alimentos. A partir de uma plataforma omnicanal e multiformato, reúne operações de varejo e Cash & Carry, além do Banco Carrefour e de sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Atualmente, conta com os formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro e Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (varejo de proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Atacadão (atacado e atacado de autosserviço), além de postos de combustíveis e drogarias. Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação já abrange 779 pontos de vendas. Com faturamento de R$ 81,2 bilhões em 2021 e mais de 100 mil colaboradores no Brasil, a empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera. A companhia se destaca ainda por ser uma das maiores empregadoras privadas do país e uma das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3). Além disso, tem focado em democratizar cada vez mais o acesso da população à alimentação saudável, promovendo o movimento Act For Food. No mundo, o Grupo Carrefour atua em mais de 30 países e, nos próximos anos, implementa estratégia prevista no plano Carrefour 2022, por meio da qual lidera intenso movimento de omnicanalidade, transformação digital e transição alimentar para que seus clientes consumam ainda melhor em qualquer lugar. Com mais de 325 mil colaboradores e 12 mil lojas espalhadas pela Europa, Ásia e América Latina, está presente na vida de mais de 105 milhões de clientes. Em 2021, a receita global da companhia totalizou € 80,7 bilhões. Clique aqui e conheça mais sobre o Grupo.
 

Informações para Imprensa

Grupo Carrefour Brasil - Loures Consultoria 

(11) 94195-4592 | imprensacarrefour@loures.com.br