Vacina contra a Covid-19: o que você precisa saber quando chegar a sua vez?
Escolha como quer aprender:

Tire suas principais dúvidas sobre as vacinas contra o coronavírus e saiba como se preparar!

Todo mundo está na expectativa de tomar a vacina contra Covid-19. É só com ela que será possível diminuir os casos graves da doença e começar a virar a página da pandemia.

Mas as vacinas estão sendo aplicadas aos poucos, conforme a idade da população. Para saber qual é a faixa etária que está sendo atendida no momento na sua cidade, procure as notícias mais recentes e veja se a sua vez está chegando! 

Se esse é o caso, é bom estar preparado! A seguir, você confere algumas informações básicas sobre a vacina contra a Covid-19.

 

O que você precisa saber quando chegar sua vez de tomar a vacina contra a Covid-19

1 - Fique atento aos prazos

Embora a campanha de vacinação contra o coronavírus seja nacional, cada cidade desenvolveu seu próprio cronograma. Sendo assim, antes de ir se vacinar, confirme se está realmente na sua vez. 

Veja também quais são os locais onde pode receber a dose de imunização antes de sair de casa e se o seu município indica o agendamento prévio.

 

2 - Não esqueça de usar máscara

As mesmas regras valem para o local de imunização: o uso da máscara continua sendo fundamental e obrigatório. Além disso, faça o possível para manter o distanciamento social e higienize as mãos com álcool 70%. 

 

3 - Não tome vacina contra a Covid-19 gripado ou com algum sintoma

Caso esteja com algum sintoma de gripe, ou do próprio coronavírus, é importante se manter em isolamento e adiar a vacinação. 

O que pode ser feito é entrar em contato com a Secretaria de Saúde do seu município e pedir mais orientações para que a aplicação seja feita em um período que não esteja mais transmitindo a doença.

 

4 - Mesmo vacinado, você ainda precisa de proteger

Quem toma a vacina tem menos chances de desenvolver complicações por conta do coronavírus, mas isso não quer dizer que estará completamente imune. 

Na verdade, mesmo depois das duas doses, você ainda pode contrair a doença e transmitir o vírus para outras pessoas. Por isso, continue evitando aglomerações, usando máscara e higienizando as mãos.

 

5 - A vacina contra Covid-19 é eficaz?

Sim, todos os tipos de vacinas que estão sendo aplicadas no Brasil através do Sistema Único de Saúde (SUS) têm eficácia comprovada, porém a taxa de eficácia contra casos graves varia conforme cada tipo.

 

6 - Grávidas devem tomar a vacina?

De acordo com o site oficial do Ministério da Saúde, apesar da vacina oferecer baixo risco de complicações para as gestantes, neste momento, recomenda-se que apenas as grávidas que tenham comorbidades tomem a vacina. Na dúvida, vale conversar com seu médico.

 

7 - Qual o tempo para a vacina começar a fazer efeito?

De forma geral, as vacinas contra o coronavírus começam a fazer efeito a partir de 15 dias da aplicação, tendo eficácia completa depois da aplicação da segunda dose. Ao todo, os laboratórios afirmam que leva-se cerca de 30 dias depois da segunda aplicação para ter efeito completo.

 

8 - Intervalo entre vacinas

Se você tomou a vacina contra a gripe ou alguma outra, é necessário esperar, pelo menos, 14 dias para tomar a vacina contra a Covid-19.

 

9 - As vacinas contra o coronavírus têm efeitos colaterais?

Segundo o Ministério da Saúde, após tomar a vacina contra a covid-19 é possível apresentar os seguintes sintomas: febre baixa, dor muscular, dor ou vermelhidão onde foi aplicada a vacina e, em alguns casos, dores de cabeça.

 

10 - As vacinas contra a covid-19 são seguras?

Sim, as vacinas que estão sendo aplicadas no Brasil são seguras. Todos os tipos de vacinas distribuídas pelo SUS foram testadas e aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Se você ainda tiver dúvidas, o Ministério da Saúde tem uma página de perguntas e respostas que pode ajudar. Clique aqui para acessar. 

Então, fique de olho no cronograma de vacinação da sua cidade e, quando chegar a sua vez, vacine-se! 

É através das vacinas e dos cuidados contínuos de higienização que vamos vencer o coronavírus no Brasil!

CARTÃO
Não perca tempo! Peça já seu cartão!
Mais artigos para você
Subtítulo