Pular para o conteúdo

Redução da Taxa de Juros: o que isso impacta no seu consumo

Redução da Taxa de Juros: o que isso impacta no seu consumo

Educação Financeira

Organizar

14 Sep 2020

Redução da Taxa de Juros: o que isso impacta no seu consumo

Como a queda da Selic, a taxa básica de juros da economia, é definida e como impacta o consumidor.

Escolha como quer aprender:

Os juros no Brasil chegaram ao menor nível da história. Em agosto de 2020, a chamada taxa Selic chegou a 2% ao ano. Para se ter uma ideia, em 2016, a Selic estava na faixa de 14% ao ano. Mas e como essa queda dos juros afeta sua vida? Por que o juro menor é comemorado? E por que a taxa de juros que você paga é mais alta?

O Cartão Carrefour vai te explicar tudo isso de um jeito simples, com o mínimo de "economês".

 

Mas o que é a Selic?

Selic é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e de Custódia. Nesse sistema, as instituições financeiras registram compromissos de compra e venda de títulos públicos. O Banco Central administra esse sistema para que a taxa de juros nessas trocas entre as instituições financeiras fique no mesmo nível decidido para a Selic naquele período.

Simplificadamente, ela é a menor taxa de juros que as instituições financeiras pagam para captar dinheiro. Elas então repassam esse dinheiro para os clientes na forma de financiamentos e empréstimos. Quando pagam menos para captar, elas podem diminuir a taxa cobrada dos clientes. Se pagam mais para captar dinheiro, costumam cobrar mais para liberar crédito aos clientes. 

Deste modo, o nível da Selic vira uma referência para todas as taxas de juros praticadas na economia e influencia em todas taxas de juros praticadas no país que incidem sobre empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras. Você pode entender mais sobre o que é taxa de juros aqui

 

Por que a Selic está caindo? 

O nível da Selic é rediscutido a cada seis semanas pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central, o Copom. O principal fator para a decisão é a inflação.

Se a inflação estiver em alta, a Selic geralmente é elevada para que todas as taxas de juros da economia aumentem. Com juros maiores, o crédito fica mais caro para empresas e consumidores, mas ao mesmo tempo, também incentiva as pessoas a economizar e aplicar o dinheiro poupado porque as aplicações financeiras passam a render mais. Desta forma, empresas e consumidores gastam menos e as lojas param de reajustar os preços porque não encontram compradores. Por isso, o Banco Central tenta impedir o avanço da inflação.

Mas se a inflação está controlada, como ocorre atualmente, o Copom tem espaço para baixar a Selic. E essa redução se espalha para as taxas de juros de toda a economia. Com juros menores, o crédito fica mais barato para empresas e consumidores e as aplicações financeiras rendem menos. Por isso, os consumidores e empresas têm menos estímulo para economizar e mais incentivo para tomar crédito e gastar.

O país comemora a queda nos juros porque as pessoas e empresas podem gastar mais, as lojas vendem mais e mais gente consegue crédito para financiar imóveis e veículos. Além disso, as empresas pagam juros menores para comprar equipamentos, expandir fábricas e abrir filiais. Com isso, contratam funcionários e geram empregos.

 

Por que a taxa das minhas operações financeiras é diferente da Selic?

As instituições financeiras atuam como intermediárias e ganham na diferença entre os juros que pagam para captar dinheiro e os juros que cobram quando concedem crédito.

Existem diferentes modalidades de crédito ao consumidor, como cheque especial, crédito consignado, empréstimo pessoal, cartão de crédito, financiamento de imóveis e de veículos.

Cada modalidade tem um grau de risco diferente para a instituição que concede o crédito. Por exemplo, em um financiamento imobiliário, o risco da instituição que liberou o dinheiro é menor porque o imóvel é uma garantia e pode ser tomado do cliente que não pagar as prestações. Sendo assim, a taxa de juros no financiamento imobiliário é bem mais baixa do que a taxa cobrada no cheque especial, por exemplo, porque o valor está sempre disponível e o banco não tem garantia de devolução do dinheiro.

Por isso, antes de tomar qualquer tipo de crédito, avalie as opções disponíveis e procure as condições mais vantajosas para você. E conte com o Cartão Carrefour para aprender a cuidar melhor do seu orçamento e tomar as melhores decisões financeiras!

 


Como economizar na hora de abastecer o carro

Como economizar na hora de abastecer o carro

Educação Financeira

Economizar

14 Sep 2020

Como economizar na hora de abastecer o carro

Veja como é possível gastar menos com combustível com ações simples.

Escolha como quer aprender:

Os gastos com combustível representam uma das despesas mais expressivas de quem tem um carro ou moto. 

Frequentemente, o motorista é obrigado a analisar qual posto está oferecendo preços mais vantajosos e qual é o combustível com melhor rentabilidade para economizar. Mas só isso pode não ser o suficiente. 

Para poupar de verdade na hora de abastecer o seu carro é importante analisar outros aspectos e conhecer alguns benefícios que você pode ter direito. 

 

Escolha a hora certa para abastecer

A gasolina e o álcool têm uma expansão térmica bastante alta. Isso significa que quando a temperatura aumenta, o combustível expande e ocupa um volume maior dentro do tanque. 

Como o valor é calculado de acordo com o volume, nas horas mais quentes, você acaba recebendo menos combustível.  

Ao abastecer em dias frios ou nos momentos em que a temperatura está mais baixa, as moléculas ficam concentradas, o que permite que o tanque receba mais combustível pagando o mesmo preço

Pensando nisso, o ideal é escolher os dias de clima mais ameno para abastecer e visitar o posto pela manhã ou no fim da noite – quando a temperatura costuma cair. 

 

Aprenda a escolher o combustível

Quem tem um carro que aceita diferentes tipos de combustível tem a facilidade de escolher aquele que tem o melhor custo-benefício. Mas isso só é realmente uma vantagem se você souber como analisar os valores. 

Para isso é necessário conhecer bem o seu veículo e saber como ele aproveita cada tipo de combustível. 

Porém, tradicionalmente, uma das formas mais simples de fazer essa escolha é dividir o preço do etanol pelo da gasolina. Via de regra, se o resultado for menor que 0,70 o etanol pode ser mais vantajoso. 

 

Não espere o tanque estar vazio

Muita gente acha que abastecer apenas quando o tanque estiver na reserva é uma forma de economizar, mas isso não é verdade. 

Quando a bomba precisa descarregar um alto volume de combustível, existem chances maiores de haver algum erro no cálculo e você acabar pagando mais caro.

Além disso, existe o risco de sofrer com a pane seca, uma infracção que acontece quando o veículo para por falta de combustível e, como consequência, arrisca a segurança do trânsito e de outros motoristas. 

Dependendo do prejuízo causado pela pane seca, você pode ter que desembolsar um bom dinheiro com multa, algo que prejudica a sua economia.  

Para que nada disso aconteça, a melhor escolha é encher o tanque quando ele estiver pela metade

 

Faça uma manutenção preventiva no veículo

A falta de manutenção em certos equipamentos também pode gerar um aumento drástico na queima de combustível. Um deles é o cânister, que controla a emissão de poluentes. 

Quando o cânister não está funcionando corretamente, ele não só libera mais componentes tóxicos, como aumenta o gasto de combustível e pode até prejudicar o motor. 

É muito mais econômico fazer uma manutenção preventiva do seu veículo e garantir que tudo esteja em ordem, do que ver os custos com abastecimento subindo e ainda ter que reparar peças importantes, como o motor.

 

Faça um uso consciente do seu carro

O bom senso também pode ajudar muito a economizar o combustível no seu dia a dia. 

Práticas simples como desligar o motor quando estiver em um congestionamento, evitar freadas e arrancadas bruscas e usar o ar condicionado com moderação podem ajudar a poupar bastante com o combustível. 

Eventualmente, você também pode trocar o carro por uma bicicleta, usar o transporte público ou recorrer a um sistema de caronas

Nesta última opção, a ideia é juntar um grupo de pessoas que quer ir para o mesmo lugar de carro e dividir as despesas de combustível com todos. Além de ser uma ideia sustentável, a carona ainda pode ajudar a economizar bastante no fim do mês! 

 

Pague com cartão Carrefour e tenha um prazo maior

Quem tem cartão Carrefour conta ainda com uma ótima vantagem quando o assunto é abastecer o carro. 

Nos postos Carrefour, você tem a comodidade de realizar suas compras e abastecer o carro e um só lugar. E se usar o cartão Carrefour ainda tem até 70 dias para pagar!

Confira uma lista de lojas que têm posto Carrefour

Com o prazo estendido você ganha mais tempo e tranquilidade para organizar as contas e encaixar a despesa no seu orçamento. 

Além disso, os postos Carrefour oferecem atendimento especializado, grande variedade de produtos, ótimos preços e a segurançae comodidade que você precisa para abastecer seu carro. 

Então, já sabe: para economizar de verdade, cuide do seu carro, abasteça na hora certa, escolha o combustível correto e pague com cartão Carrefour para ter ainda mais vantagens!

 


7 hábitos saudáveis para melhorar sua qualidade de vida ainda esse ano

7 hábitos saudáveis para melhorar sua qualidade de vida ainda esse ano

Informações sobre o Coronavírus (COVID-19)

11 Sep 2020

7 hábitos saudáveis para melhorar sua qualidade de vida ainda esse ano

Com práticas simples você pode criar uma rotina mais leve e investir no seu bem-estar!

Escolha como quer aprender:

Todo mundo diz que gostaria de ter mais qualidade de vida. Mas você sabia que muitas das escolhas relacionadas à uma vida mais feliz e saudável podem ser feitas por você mesmo? 

Mudando alguns hábitos e adotando certas práticas para o dia a dia, sua rotina pessoal, profissional e acadêmica pode ficar muito mais leve!

A seguir, pontuamos algumas mudanças que você pode fazer para investir na pessoa mais importante da sua vida: você!

 

Lembre-se de beber água

Você é uma daquelas pessoas que costuma “esquecer” de tomar água durante o dia? Pois fique sabendo que esse é o primeiro hábito que precisa ser incorporado à rotina. 

A água é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo, e a falta dela pode resultar em problemas como dores de cabeça, prisão de ventre e problemas renais.

Para não se esquecer de beber água, algumas táticas são colocar uma garrafa de água por perto, ou programar um lembrete no celular

 

Procure uma atividade que combine com você

Você sabe que se exercitar é importante, mas detesta ir à academia? Talvez você só precise encontrar uma atividade física que combine com você

Yoga, ciclismo, natação e dança, por exemplo, são algumas opções para quem quer se movimentar de uma forma divertida e diferente. 

Outra opção bacana é adquirir ferramentas para que você possa criar uma rotina de atividades para fazer em casa

Nesse sentido, bolas de pilates, bicicletas ergométricas, esteiras, corda de pular, colchonetes e halteres podem ser ótimas aquisições!

 

Na hora de dormir, nada de telas!

Alguns estudos sugerem que usar o celular ou assistir televisão logo antes de dormir pode acabar prejudicando o seu sono. E a privação do sono pode atrapalhar seu dia todo. 

Para melhorar a qualidade do sono, é importante criar uma atmosfera de tranquilidade e quietude, e isso envolve evitar as telas pelo menos 1 hora antes de se deitar. 

 

Desembale menos e descasque mais

A alimentação é um ponto fundamental para a qualidade de vida. 

Ao fazer refeições mais naturais você aumenta o fluxo de vitaminas, minerais e outros elementos que nosso corpo precisa para ter mais energia, eliminar toxinas e evitar problemas de saúde

Para isso, a dica é evitar os industrializados e investir no que é natural. É claro que você não precisa abdicar totalmente daquilo que gosta, mas reduzir o consumo dos processados e priorizar os legumes, verduras e frutas é um ótimo caminho para uma reeducação alimentar que realmente funciona. 

 

Organize o seu lar

Já reparou que quando a sua casa ou ambiente de trabalho está desorganizado tudo parece mais complicado e difícil de resolver? 

De fato, o espaço pode influenciar em nosso humor, produtividade e concentração. E esse é um dos motivos pelos quais é fundamental adquirir o hábito de ser uma pessoa organizada

O Carrefour tem uma seção de produtos para armazenar e organizar ambientes como a cozinha, quarto, lavanderia e banheiro, além de uma seção específica para quem quer aproveitar melhor pequenos espaços. Vale a pena conferir! 

 

Observe a sua postura

Aquela dorzinha no pescoço ou a fisgada nas costas que você sente de vez em quando podem estar relacionadas com a má postura

A postura é uma das chaves para uma vida longa e feliz, mas a maioria das pessoas não presta muita atenção na forma como anda ou se senta. 

Além de consultar um médico e buscar atividades que podem ajudar a fortalecer o corpo – como o pilates – verificar se está usando os melhores tipos de cadeira para trabalhar e de colchão pode fazer toda a diferença.

 

Reconheça a sua importância

Seu bem-estar e sua felicidade também dependem muito da forma como você se enxerga

Por isso, aprender a perceber suas qualidades, reconhecer aquilo em que é bom e priorizar o que te faz bem (sem se sentir culpado por isso) é fundamental para alcançar uma vida plena!

Como toda mudança, talvez seja um pouco desafiador alterar o seu dia a dia e os hábitos que já fazem parte dele. Mas, com o tempo, logo os novos comportamentos vão fazer parte da sua rotina e você vai ver que valeu muito a pena incorporá-los na sua vida!

 


O que é IOF e quando ele é cobrado na sua fatura?

O que é IOF e quando ele é cobrado na sua fatura?

Meu Cartão Carrefour

Quero Saber

28 Aug 2020

O que é IOF e quando ele é cobrado na sua fatura?

Você sabe o que é o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e como é feita a cobrança dele na fatura do seu cartão de crédito? Veja o que preparamos e saiba mais sobre ele

Escolha como quer aprender:

Sempre que recebemos a fatura do nosso cartão de crédito é importante verificar cada compra e lançamento que está sendo cobrado. E quando fazemos uma compra no exterior ou deixamos de pagar o valor integral da fatura em um determinado mês, nos lançamentos da fatura do mês seguinte podem aparecer a cobrança de IOF. Mas você sabe o que é  IOF e porquê ele é cobrado? O Cartão Carrefour explica para você!

 

O que é o IOF?

IOF é a sigla para Imposto sobre Operações Financeiras. Por ser um imposto, é um valor que vai para os cofres públicos e não fica com a instituição financeira que recolhe a quantia paga pelo cliente.

Em condições normais, o IOF incide sobre empréstimos, transações com moeda estrangeira, seguros e aplicações financeiras. Quando uma operação dessas é realizada, a instituição financeira responsável recolhe o IOF pago pelo cliente e repassa para o governo. Portanto, é impossível negociar esse valor.

A alíquota, ou seja, a proporção que será paga sobre o valor total da operação financeira, varia de acordo com o tipo de transação e pode ser alterada pelo governo conforme a necessidade. Em razão dapandemia do coronavírus, o governo zerou temporariamente a cobrança de IOFnos empréstimos, cheque especial e crédito rotativo. Essa suspensão está valendo até o dia 2 de outubro.  

 

IOF no cartão de crédito

Fora do período de suspensão, o IOF pode ser cobrado sobre a fatura do cartão de crédito em diferentes situações como: quando o cliente entra no crédito rotativo, atrasa o pagamento da fatura, parcela a fatura, contrai empréstimo por meio do cartão ou faz compras no exterior, mesmo que seja só pela internet.

No caso das compras fora do Brasil, o IOF só é cobrado sobre o valor daquela compra específica, após a conversão para reais.

Quem paga a fatura do cartão na íntegra não paga IOF, mesmo se tiver compras parceladas. Mas quando o cliente não paga o valor total da fatura mensal, a quantia devida entra no crédito rotativo. Além dos juros do crédito rotativo que são cobrados pela operadora do cartão, haverá duas cobranças de IOF listadas na fatura seguinte: uma é a alíquota fixa sobre o valor da dívida, cobrada em cima do valor que ficou em aberto. A outra é o IOF diário, que será cobrado a cada dia até que a dívida seja quitada.

 

Como posso evitar a cobrança de IOF no meu cartão?

Em se tratando de IOF, é preciso ter em mente que quando se joga uma dívida para o futuro, além dos juros pagos à instituição financeira ou operadora do cartão, precisará pagar IOF ao governo. Por isso é tão importante monitorar suas despesas para não entrar em parcelamentos que não conseguirá pagar depois.

Além de controlar o orçamento, organizar sua agenda mensal para pagar as contas sempre em dia é o melhor caminho. Tente não deixar para a última hora porque, caso ocorra um imprevisto e você não puder fazer o pagamento naquela data, terá tempo para fazer nos próximos dias sem ficar com a conta atrasada. Outra opção é colocar as contas em débito automático e não correr mais o risco de esquecer algum pagamento.

Com organização e um pouco de conhecimento sobre o funcionamento do seu cartão, você paga somente a quantia que gastou, sem taxas adicionais e sem surpresas desagradáveis.

 

Tabela de alíquota do IOF do cartão (fora do período de suspensão devido à pandemia)
* valores em agosto/2020

 

IOF fixo

0,38%

IOF diário

0,0082% ao dia

IOF em compras no exterior

6,38%

 


Entenda a sua fatura do Cartão Carrefour

Entenda a sua fatura do Cartão Carrefour

Meu Cartão Carrefour

Quero Saber

20 Aug 2020

Entenda a sua fatura do Cartão Carrefour

Conheça todas as informações da sua fatura do Cartão Carrefour e planeje seus gastos!

Escolha como quer aprender:

Nas faturas de cartões de crédito, como a do Cartão Carrefour, você pode conferir todas as informações sobre suas compras:  data de vencimento da fatura, o valor do pagamento mínimo, possibilidades de parcelamento, todos os locais, datas e valores gastos e mais. 

E como a fatura registra o seu comportamento de compras, analisá-la sempre é bem útil para melhorar a forma como você controla suas finanças. Com o registro das compras realizadas no mês anterior, o cliente consegue planejar melhor os gastos e entender quais compras são realmente necessárias, onde está gastando mais e como pode economizar. 

A seguir, explicamos a você as informações que, normalmente, constam nas faturas de cartões de crédito, incluindo a do Cartão Carrefour

 

Data de vencimento

Logo no início da fatura está a data de vencimento, que é o data limite para que você efetue o pagamento da fatura sem acréscimo de juros. Quem tem Cartão Carrefour pode escolher uma entre as 14 opções de data para o vencimento!

É muito importante que a fatura seja quitada até a data informada para o vencimento para que não haja incidência de juros ou multas sobre o valor total da fatura. 

 

Total da fatura

Neste campo estão informados os gastos totais do feitos no período da fatura. Além disso, também constam valores de créditos, como estorno de compras. Em despesas, são contabilizadas a soma das compras, serviços, taxas, tarifas e encargos.  

 

Pagamento mínimo

Este pagamento é o menor valor que você pode pagar para continuar “em dia” com sua fatura. Dessa forma, na próxima fatura, também deverá ser pago uma taxa de juros sobre o saldo que ficou em aberto. Por isso, é importante considerar a opção do pagamento mínimo apenas em caso de extrema necessidade. 

Caso escolha pagar um valor inferior a ele, você será considerado inadimplente. Se realizar um pagamento entre o valor mínimo e o total da fatura, você estará entrando no crédito rotativo, no qual é feita uma espécie de financiamento do restante do valor que está faltando quitar e só pode ficar nele por 30 dias. Na próxima fatura precisará pagar o valor total ou contratar um parcelamento para o saldo em aberto, caso contrário um parcelamento automático (Parcela Pronta) será contratado.

 

Parcela Pronta

Se você fez um pagamento menor que o valor total nas suas duas últimas faturas, de acordo com a Resolução nº 4.549/2017 do CMN, o restante do valor deverá ser pago integralmente ou, caso contrário, um parcelamento será contratado de forma automática para este saldo em aberto, para que não caia no crédito rotativo por mais um mês

Este parcelamento é o que chamamos de Parcela Pronta. Caso você entre nesta modalidade, o parcelamento será feito em 12x fixas com juros de até 12,99% ao mês.

Por isso, caso você não consiga pagar o valor total da sua fatura, escolha uma opção de parcelamento do Parcele Fácil.

 

Parcele Fácil

O Parcele Fácil é a melhor opção quando você não conseguir pagar o total da sua fatura.

Esta opção te dá até várias opções de parcelamento da fatura, que pode ser paga em até 24 vezes. Pelo nosso aplicativo, site ou Central de Atendimento é possível simular uma opção de parcelamento ideal para você. 

Para realizar o Parcele Fácil, você paga um valor de entrada e já sabe quais serão os valores das próximas parcelas a até quando estarão vigentes. Desta forma, ficabem mais fácil fazer o planejamento dos seus gastos!

 

Tabela de Encargos

Neste campo, estão informadas as taxas de encargos de financiamento, como as taxas de juros de rotativo, parcelamento e remuneratório. É aqui que você deve prestar atenção caso tenha realizado o pagamento da fatura após a data de vencimento ou feito um parcelamento da sua fatura.. 

 

Lançamentos

O histórico de compras informa ao cliente todos os gastos referentes ao período daquela fatura. Nesta seção constam as datas das compras, os nomes dos estabelecimentos em que os produtos e serviços foram comprados eos valores. 

No histórico, também está informado qual é a parcela que está sendo paga sobre um produto, além da quantidade de parcelas que ainda devem ser quitadas. Neste campo, também estão registrados os estornos e descontos

Quer entender um pouco melhor sua fatura do Cartão Carrefour? Veja o vídeo que preparamos para você: