Pular para o conteúdo

Viajar gastando pouco: dicas para férias que cabem no seu bolso

Viajar gastando pouco: dicas para férias que cabem no seu bolso

Educação Financeira

Planejar

20 Dec 2019

Viajar gastando pouco: dicas para férias que cabem no seu bolso

Quem disse que para fazer uma viagem especial nas férias você precisa gastar muito? Com as nossas dicas, você pode aproveitar as férias com economia. Confira!

Escolha como quer aprender:

Se você deseja fazer uma viagem especial e acha que está fora do seu alcance, nós vamos ensinar como organizar essas despesas e te ajudar a realizar esse sonho — sem prejudicar seu orçamento na volta para casa! 

Confira abaixo as nossas dicas para você aproveitar suas férias de uma forma que caiba no seu bolso.

 

1 - Defina um orçamento

Antes de mais nada, é preciso saber o valor real que você pode gastar. A partir dessa quantia é que se define para onde, quando e por quanto tempo dá para viajar

Existem promoções tentadoras que dividem gastos com passagem aérea e hotéis em muitas parcelas, mas esses parcelamentos precisarão caber no seu orçamento por vários meses. Antes de tomar qualquer decisão, calcule o quanto sobra todo mês, usando esta planilha que o Carrefour Soluções Financeiras preparou para você. 

Para os demais gastos da viagem, é indispensável já ter uma poupança. Assim, você não enfrentará uma dívida na volta. Tenha em mente que toda viagem tem quatro grupos de gastos importantes: transporte, estadia, alimentação e passeios. E dá para economizar bastante em todos eles.

 

2 - Compra as passagens com antecedência

Começando pelo transporte, o preço das passagens é bem maior na chamada alta temporada. Para economizar, evite viajar no Carnaval, virada de ano ou início das férias escolares. Claro que nem todo mundo tem essa opção. Se você só puder viajar nessas datas, precisa se organizar com muita antecedência para encontrar preços mais acessíveis.

Passagem emitida de última hora custa bem mais, por isso reserve alguns meses antes. Se tiver flexibilidade, voe na terça-feira, que costuma ser o dia mais barato da semana.

 

3 - Organize bem sua bagagem

As companhias aéreas cobram para despachar bagagem, então evite esse gasto. Tente levar apenas uma mala de mão que caiba no compartimento da cabine da aeronave. 

Para arrumar uma mala enxuta, pense nas roupas que vai usar em cada dia da viagem. Montando antecipadamente um visual completo para cada dia, você fica mais elegante, mais confortável e carrega menos peso.

 

4 - Opte por transportes acessíveis

Quando finalmente chegar ao destino, você precisará se locomover por lá. Gastos com táxi vão se acumulando rapidamente. Procure usar transporte público ou alugue uma bicicleta.

Se for viajar com mais gente e o destino não for tão distante, considere ir de carro e dividir a despesa com combustível e pedágios. Coloque na ponta do lápis se vale a pena pagar bem mais para ir de avião.

 

5 -  Economize também na hospedagem

Para a estadia, não deixe de conferir os pacotes que reúnem passagem aérea e hospedagem. Além dos pacotes, existem muitas opções e não deixe de dedicar um bom tempo a esta pesquisa.

Você pode escolher entre hotel, pousada, flat, hostel, alugar um apartamento inteiro só para você ou apenas um quarto. Cada alternativa deve ser avaliada levando em conta preço, conveniência, localização e a sua personalidade.

 

6 - Evite comer fora todos os dias

Investigue se pode cozinhar no local porque assim você gasta menos com alimentação. Dá para comprar no supermercado e preparar uma refeição especial com a comida típica do lugar.

Outra opção acessível é provar comida de rua e em feiras e mercadões. Quando for passear, leve água e lanchinhos na mochila para evitar pequenas despesas que vão se acumulando.

 

7 - Busque passeios mais em conta

Se fizer com antecedência a programação para cada dia da viagem, seus passeios saem mais baratos ou até de graça. Quase todo museu tem um dia de entrada gratuita e teatros têm horários promocionais. Em cidades grandes, existem excursões a pé em que cada participante paga o quanto deseja ao guia. 
   
Há muitos passeios que você pode fazer sem gastar nada: caminhar por parques, galerias e bairros típicos, nadar em praias e cachoeiras e prestigiar artistas de rua.
Converse com as pessoas do local para saber o que elas gostam de fazer nos finais de semana e fuja das armadilhas de turistas!

 

8 - Tenha atenção com as compras

A economia na viagem vai até o último dia. Não compre lembrancinhas no aeroporto, onde são muito mais caras. Além disso, o ideal é estabelecer um valor para gastar com presentes e se manter nesse orçamento. 

Alguns países devolvem parte do imposto cobrado sobre produtos adquiridos por estrangeiros. Informe-se se o seu destino oferece este benefício e como fazer o requerimento. Por isso, guarde os recibos das compras.

 

Dicas extras para uma viagem sem gastos excessivos

  • Some os gastos de cada dia da viagem antes de dormir. Fazendo um acompanhamento diário, você não perde o controle das despesas e não se assusta com a conta final.  
  • Se for para o exterior e pretende levar dinheiro vivo, compre moeda estrangeira aos poucos. Assim você não fica desesperado se o dólar disparar logo antes da sua viagem. Acompanhe a taxa de câmbio e, quando estiver favorável, compre um tanto. Desta maneira, quando chegar a data de embarque, parte da viagem estará paga.  
  • Coloque no cálculo as taxas para emissão de visto e passaporte.
  • Compre um chip no local se pretende usar o celular fora do Brasil. Comprar o chip aqui muitas vezes sai mais caro do que comprar no exterior. Faça a pesquisa de preços.  
  • Considere conhecer lugares onde o custo de vida é baixo, como a vizinhança na América Latina e alguns países da Ásia. Por lá você gasta bem menos com hospedagem, passeios e alimentação.
  • Se ainda não tem a reserva necessária para fazer a viagem que deseja, agora você já sabe por onde começar. Some o quanto deve gastar com transporte, estadia, alimentação e passeios. Em seguida, estabeleça essa quantia como meta e aumente sua poupança sempre que possível. Isso vai dar motivação para abrir mão de gastos não essenciais, como restaurantes, para sobrar mais dinheiro para viajar.  

Gostou dessas dicas? Compartilhe com amigos e familiares! E conte com o Carrefour Soluções Financeiras para aprender a organizar suas contas e realizar seus sonhos!