Pular para o conteúdo

Vai curtir o Carnaval? Conheça quatro dicas para aproveitar a festa sem exagerar nos gastos

Vai curtir o Carnaval? Conheça quatro dicas para aproveitar a festa sem exagerar nos gastos

Educação Financeira

Economizar

21 Feb 2020

Vai curtir o Carnaval? Conheça quatro dicas para aproveitar a festa sem exagerar nos gastos

Com pequenas medidas e alguns pontos de atenção, você curte o feriadão e a festa não vira dor de cabeça. Confira nossas dicas e aproveite a folia!

Escolha como quer aprender:

Carnaval chegando e, com ele, aquele momento do ano mais desejado para festejar e esquecer das preocupações do dia-a-dia. Passados os dias de folia, não é raro ouvir de amigos e conhecidos que exageram nos gastos durante o período ou tiveram outros prejuízos, como um celular roubado. 

Quando se falam de festas e feriados, o mais comum é extrapolar e fazer aquelas ‘comprinhas’, mesmo que de valores pequenos, sem estipular um valor limite. Afinal, todo mundo quer aproveitar e no carnaval não seria diferente, né? Mas, com um pouco de planejamento e alguns cuidados prévios, é possível focar na festa e não ser surpreendido quando a quarta-feira de cinzas chegar.

Confira algumas dicas:

  1. Estipule quanto você pode gastar durante todo o feriado.
    • Antes de sair de casa, faça as contas e determine um valor para gastar durante os dias de festas. Não se esqueça de que, quando voltar, você terá os mesmos compromissos financeiros de sempre: contas de casa, transporte, mensalidades, entre outros.
  2. Vai para o bloquinho? Avalie o que pode ser comprado antes.
    • Água, outras bebidas e até mesmo um lanchinho podem ser comprados em supermercados ou em lojas de proximidade. Como os produtos vendidos nos locais das festas tendem a ser mais caros, comprar antes poderá fazer você economizar um bom dinheiro;
  3. Vai viajar de carro? Consulte os valores de combustíveis oferecidos por postos das regiões que você frequenta. 
    • Os preços variam de região para região, então para economizar, vale dar uma pesquisada. E sempre vale aquela dica: se o valor do etanol estiver até 70% da gasolina, vale optar por ele;
  4. Vai cair na folia em lugares com muita concentração de pessoas? Cuidado com o celular. 
    • Quem não conhece alguém que já teve o celular furtado durante o carnaval? Para evitar esse “perrengue”, a recomendação é de não carregar o aparelho no bolso - principalmente no de trás - e ficar atento aos esbarrões. Além disso, a orientação dos órgãos de segurança é já sair de casa com o número do IMEI anotado, para facilitar o bloqueio do aparelho em caso de roubo ou furto. Mas se você quer se precaver ainda mais e tentar diminuir o prejuízo nesses casos, é possível aproveitar estes dias pré-folia para pesquisar um seguro para seu smartphone. 

Gostou dessas dicas? Compartilhe com amigos e familiares! Assim todo mundo pula Carnaval sem preocupação e ainda economiza para curtir todos os outros feriados do ano ¿