Pular para o conteúdo

Tudo que você precisa saber para comprar pela internet com segurança

Tudo que você precisa saber para comprar pela internet com segurança

Informações sobre o Coronavírus (COVID-19)

14 Aug 2020

Tudo que você precisa saber para comprar pela internet com segurança

Comprar online pode ser totalmente seguro, desde que você tome alguns cuidados! Confira quais são eles.

Escolha como quer aprender:

O comércio eletrônico brasileiro vem crescendo há anos e, especialmente na pandemia, o setor decolou. 

De acordo com dados empresa de inteligência de mercado Neotrust/Compre&Confie, o varejo digital faturou R$ 33 bilhões no segundo trimestre de 2020. O número correspondente a um crescimento de 104,2% em relação ao mesmo período do ano passado. 

Entre os pedidos, estavam os de cerca de 5,7 milhões de pessoas que compraram nas lojas virtuais pela primeira vez neste ano

Você é um dos consumidores que deseja começar a comprar sem sair de casa? Se a sua resposta é sim, a boa notícia é que você poderá encontrar uma infinidade de produtos e serviços para todos os gostos e situações. Porém, é preciso cautela. 

Existem alguns cuidados essenciais que precisam ser tomados nas compras pela internet, e vamos conhecer quais são eles a seguir. 

 

Escolha bem a loja virtual

O primeiro e mais importante passo para comprar pela internet é descobrir se a loja virtual que você vai comprar é mesmo segura

O melhor caminho é dar preferência para os e-commerces que já têm credibilidade no mercado, como o site do Carrefour. Lá você encontra tudo o que você precisa em artigos de supermercado, eletrodomésticos, eletrônicos e muito mais! 

Mas, se estiver pensando em comprar em uma loja nova, deve analisar alguns pontos: 

 

Certificado de segurança

Sites que têm um cadeado ao lado do endereço contam com um certificado de segurança. Essa ferramenta garante que os dados serão enviados através de uma conexão segura e que estará mais protegida contra criminosos. 

 

Depoimentos e referências

Antes de comprar em uma loja desconhecida, busque sempre por referências e depoimentos de outros clientes

O site Reclame Aqui, por exemplo,  permite que você descubra a reputação de uma loja virtual de acordo com as experiências de quem já comprou. 

 

Verifique as informações

Vale a pena tirar um tempo para analisar informações mais específicas da empresa, como o endereço e CNPJ

Fazendo uma busca na internet você poderá confirmar se as informações são reais e correspondem à mesma empresa

 

Observe os canais de contato

Também é importante verificar quais são os canais de contato da loja. Afinal, se houver algum problema ou você precisar tirar dúvidas, precisa saber como ser atendido. 

Normalmente, as empresas oferecem canais de atendimento por telefone, e-mail, chat e pelas redes sociais

 

Leia as políticas de troca e devolução

Muita gente evita comprar na internet porque sabe que não é possível experimentar os produtos até que eles cheguem em casa. Isso, porém, pode ser contornado se a loja tiver uma boa política de troca e devolução

Buscar por essa seção no site ou perguntar para o vendedor qual é o processo caso você precise reenviar o produto pode poupar muita dor de cabeça. 

Vale lembrar que, segundo o Código de Defesa do Consumidor, você tem 7 dias a partir da compra ou recebimento do produto para se arrepender do pedido e devolvê-lo sem nenhum tipo de prejuízo.  

 

Cuidado com os dados solicitados

A maioria das lojas virtuais trabalha com vendas pela internet usando o cartão de crédito, de débito ou um boleto bancário. Porém, nenhuma dessas opções exige que você forneça dados como senha da sua conta bancária ou do cartão de crédito

No caso da compra com cartão de crédito, por exemplo, basta informar o número do cartão, nome do titular, validade e código de segurança. 

Neste vídeo você pode conferir quais são e para que servem cada uma das informações do seu cartão Carrefour.  

E lembre-se: se você desconfiar que a loja está pedindo mais informações do que você gostaria de fornecer, não concretize a compra. Busque mais informações sobre a loja e, de preferência, outro fornecedor. 

 

Faça o checkout em uma ferramenta segura

Hoje, muitos empreendedores vendem através de redes sociais, como Instagram, Facebook e do WhatsApp

Porém, principalmente se você não conhece o lojista, mesmo que o atendimento e a negociação tenham acontecido em outras plataformas, o ideal é que se utilize uma ferramenta de pagamento para que você possa finalizar a compra. 

Comprar com o seu cartão de crédito pode garantir mais segurança para a sua transação. 

Se você tiver utilizado esse tipo de ferramenta e não receber o seu produto, por exemplo, é muito mais simples reaver o dinheiro do que se tiver feito um depósito na conta do lojista. 

 

Evite fazer compras em computadores e redes públicas

Outra dica importante é fazer suas compras na internet em redes privadas e, preferencialmente, no seu próprio computador ou celular

Fornecer seus dados pessoais para fazer uma compra enquanto você está conectado a uma rede wi-fi pública – como as disponíveis em algumas estações de metrô e restaurantes –, ou em computadores que várias pessoas utilizam, pode facilitar o vazamento de informações ou contaminar o seu aparelho com vírus. 

 

Registre os passos da compra

Empresas idôneas, normalmente, têm o cuidado de permitir que o consumidor acompanhe o seu pedido

Elas avisam quando o pagamento foi confirmado e/ou enviam código de rastreamento quando a compra é despachada para entrega. 

Para se proteger de eventuais problemas, é interessante que você guarde e-mails, SMS e outras comunicações que registram o número do pedido, a estimativa de entrega e também os itens que foram comprados.  

Prestando atenção nesses pontos, você pode comprar na internet com tranquilidade e aproveitar toda a facilidade e comodidade que só os consumidores digitais têm

E se escolher o Carrefour, pode ficar ainda mais despreocupado porque além de ter sua segurança garantida, ainda pode aproveitar condições especiais nas lojas e no site fazendo o pagamento com o cartão Carrefour

Conheça mais vantagens exclusivas do cartão Carrefour e peça já o seu.