Pular para o conteúdo

Precisa de renda extra? Veja opções de trabalho intermitente

Precisa de renda extra? Veja opções de trabalho intermitente

Educação Financeira

Planejar

20 Dec 2019

Precisa de renda extra? Veja opções de trabalho intermitente

Precisa aumentar sua renda mensal? Conheça no nosso blog opções para aliviar o orçamento, de forma autônoma ou como contratado.

Escolha como quer aprender:

Você já cortou os gastos que podia, mas, no fim do mês, ainda não consegue guardar dinheiro, pagar as dívidas ou atingir seus objetivos. Se este é o seu caso, a saída é aumentar a renda – e você não precisa mudar de emprego ou abrir o próprio negócio para isso.

Como o mercado de trabalho não está para peixe, o melhor é que você não saia do seu emprego atual – ou, se cogita empreender, assuma despesas com aluguel e funcionários. Para reforçar o caixa nas horas vagas, existem diversas opções de trabalho intermitente (o famoso “bico”) que você pode realizar de forma autônoma ou como contratado. Continue a leitura e saiba como dar uma folga para o seu orçamento!

 

Escolhendo sua fonte de renda extra

Para escolher um trabalho intermitente, comece determinando os horários em que poderá atuar, a fim de não prejudicar seu emprego ou seus estudos. Se não puder se comprometer com um horário fixo, não há problema: existem opções flexíveis nesse sentido, como ser representante comercial, motorista de aplicativo e até abrir uma loja virtual.

Também é importante refletir se você prefere trabalhar para alguém ou se organizar de forma independente. Optando por oportunidades em empresas, as que mais praticam contratos intermitentes estão nos setores de comércio e serviços (transporte, alimentação, entre outros exemplos). 

Por fim, lembre-se de que o “bico” deve exercitar suas habilidades, envolvendo atividades que você goste de fazer ou tenha interesse em se aprofundar. Já tem uma boa ideia de suas competências e áreas de interesse? Então encontre-as na lista abaixo e veja sugestões de trabalho para o seu perfil:

Atendimento ao público

Quem gosta de lidar com pessoas pode trabalhar em lojas nos finais de semana, ou em vagas de meio turno. Profissionais com experiência em estética podem atuar como manicure/pedicure, cabeleireiro(a) e maquiador(a), em salões de beleza ou a domicílio.  

Festas e eventos também têm grande demanda por trabalhadores intermitentes, como garçons, bartenders e animadores infantis. Algumas oportunidades ainda surgem de acordo com o local e a sazonalidade: em cidades turísticas, por exemplo, é possível obter renda extra atuando como guia ou trabalhando em pousadas e hostels.

Cozinha

Se a sua preferência é cozinhar, muitos restaurantes precisam de auxiliares em fins de semana e feriados. Vender marmitas ou encomendas para festas (de bolos, salgados e doces) também pode gerar renda extra, ainda mais se você cadastrar o cardápio em aplicativos de entrega. 

Casa e jardim

Enquanto profissionais com conhecimentos de elétrica e hidráulica podem fazer pequenos reparos (os chamados “maridos de aluguel”), pessoas familiarizadas com o cultivo de plantas podem trabalhar com jardinagem.

Educação e cuidado

Você fala inglês ou outros idiomas? Sabe muito de matemática, português ou outra matéria escolar? Sempre há estudantes e famílias em busca de aulas de reforço, que podem virar a sua fonte de renda extra.

O ramo de cuidados também oferece muitas oportunidades, seja como cuidador(a) de idosos, seja como babá, professora assistente ou recreadora infantil. E se você gosta de animais: que tal ganhar um dinheirinho a mais sendo passeador(a) de cães?

 

Trabalho intermitente: o que observar

Independentemente do “bico” escolhido, algumas dicas valem para todo tipo de trabalho intermitente. Saiba quais são elas:

  • Pesquise o mercado: levantar informações antes de tomar uma decisão é a melhor estratégia para não se arrepender depois. Converse com quem já trabalha na sua área de interesse e veja se o dinheiro compensa e se o ritmo funciona para você;
  • Fuja das dívidas: qualquer dívida adicional pode dificultar o seu objetivo de gerar renda extra. Se for atuar como motorista de aplicativo, por exemplo, alugue o carro primeiro em vez de comprar um veículo para trabalhar. Assim você ganha experiência, vê o quanto ganha por mês e calcula se o investimento compensa;
  • Use o dinheiro extra de forma responsável: priorize o pagamento de dívidas e outras contas fixas antes de gastá-lo de outras maneiras;
  • Divulgue seus serviços: com cartões de visita e nas redes sociais, faça a sua propaganda e não subestime o poder do “boca a boca”. A maioria dos clientes virá por recomendação, então capriche em cada atendimento para multiplicar as oportunidades;
  • Cuide da aparência: lembre-se que a primeira impressão é a que fica. Vista-se de forma profissional, evitando itens como bonés e chinelos;
  • Seja dedicado: empenhe-se no atendimento ao cliente e mostre comprometimento com o seu trabalho. Alguém pode estar de olho no seu desempenho e, quem sabe, oferecer um bom emprego a você no futuro;
  • Desenvolva-se como profissional: seja otimista e encare todo “bico” como uma oportunidade de aprendizado. Talvez o trabalho intermitente se revele no futuro o início de uma nova carreira.

 

E então, qual proposta de trabalho intermitente tem mais a ver com você?

Essa solução pode aumentar sua renda agora e trazer novas oportunidades profissionais no futuro. Conte sempre com o Carrefour Soluções Financeiras para ajudar você a tomar as melhores decisões com o seu dinheiro!