Pular para o conteúdo

Planejamento 2020: como definir metas para o ano novo

Planejamento 2020: como definir metas para o ano novo

Educação Financeira

Planejar

20 Dec 2019

Planejamento 2020: como definir metas para o ano novo

Para conquistar o que deseja em 2020, você deve estabelecer prioridades. Veja nossas dicas para organizar e executar o seu planejamento.

Escolha como quer aprender:

Mudar de emprego, emagrecer, parar de fumar. O começo de um novo ano é um bom momento para definir metas que podem melhorar a sua vida. No entanto, cumpri-las exige foco e esforço – por isso, será mais fácil conquistar em 2020 o que você estabelecer como prioridade.

Traçar várias metas ao mesmo tempo dificulta que você trabalhe ativamente em cada uma. E como aquela conquista tão desejada não vai cair do céu, o melhor é escolher cuidadosamente seus objetivos para 2020. Hoje vamos ajudar você a definir (e cumprir!) metas relacionadas ao seu planejamento financeiro, e que vão proporcionar prazer e tranquilidade no seu próximo ano.

 

Metas financeiras: como definir?

Você já sabe quais metas financeiras deseja atingir em 2020? Confira alguns exemplos e reflita:

  • Pagar dívidas;
  • Criar reservas de emergência;
  • Contratar um plano de saúde;
  • Iniciar ou reforçar um fundo de previdência privada;
  • Reformar a casa;
  • Dar entrada em um imóvel ou carro próprio;
  • Economizar para uma festa (de casamento, formatura, etc.) ou viagem;
  • Abrir o próprio negócio;
  • Começar a investir no mercado financeiro, etc.

Talvez você queira realizar várias dessas opções ao mesmo tempo. No entanto, suas metas precisam ser realistas para que sejam atingidas. Você não precisa resolver tudo de uma vez só – existem objetivos que são executáveis no curto prazo, e outros que levam anos para serem alcançados.

Para escolher as metas às quais se dedicar em 2020, analise sua situação financeira atual, seus desafios e sonhos para o futuro. Escreva todos os seus desejos e selecione um ou dois que sejam mais importantes e acessíveis. Quando atingir esses objetivos, você poderá partir para os outros desejos que restaram na sua lista. 

 

Atingindo suas metas de ano novo

Vamos agora dar algumas dicas para você atingir seus objetivos financeiros mais facilmente:

  1. Estime valores e prazos. Calcule quanto de dinheiro você terá de investir e quanto tempo levará para conquistar sua meta. Se perceber mais adiante que o valor é maior do que pensava, estenda o prazo – mas não desista!
  2. Crie reservas de dinheiro. Abra uma conta ou aplicação separada para colocar o valor dedicado àquele objetivo. Assim fica fácil saber quanto falta para cumprir a meta, e você sente mais motivação para economizar.
  3. Evite ao máximo contrair dívidas. O juro do cheque especial é muito maior que a remuneração da sua poupança ou de qualquer outra forma de investimento. Se precisar, retire dinheiro da conta dedicada à meta e retome seu plano quando voltar a sobrar dinheiro.
  4. Complemente a renda se necessário. Se não sobrar dinheiro suficiente no final do mês, tente aumentar a sua renda com trabalhos intermitentes (os chamados bicos). Acesse aqui o conteúdo que preparamos sobre este assunto.
  5. Programe transferências automáticas. Se você tem o hábito de gastar bastante assim que o salário entra na conta, ative no banco a opção de transferência automática. Esse mecanismo retira um valor pré-definido da sua conta todo mês e transfere para a aplicação ou conta dedicada à sua meta.
  6. Compartilhe seu objetivo. Para aumentar seu comprometimento e evitar tentações, informe sua meta às pessoas mais próximas e de confiança.
  7. Revise seu planejamento sem descartá-lo. Metas podem ser repensadas, mas seja prudente e não desperdice tanto esforço. Por exemplo: você pode desistir de comprar um carro e usar o dinheiro economizado para fazer um curso que abrirá portas para sua carreira.
  8. E claro: quando atingir a sua meta, não deixe de comemorar!

 

Ressaltamos que, em se tratando de qualquer meta financeira, você precisa encontrar ou criar uma folga no seu orçamento. Ou seja, precisa gastar menos do que ganha, pois só assim poderá guardar um dinheiro todo mês para atingir seu objetivo. Faça o acompanhamento das suas despesas e rendas com esta planilha que preparamos para você, e assista aos vídeos com estratégias para economizar e ter mais folga no final do mês.

Organizar as finanças, economizar e fazer planos para o futuro é um aprendizado contínuo – e você pode sempre contar com o Carrefour Soluções Financeiras nessa jornada. Lembre-se que é normal se atrapalhar em um mês ou outro: o importante é não desistir!