Pular para o conteúdo

O que fazer com o décimo terceiro? 5 dicas para usar de forma inteligente!

O que fazer com o décimo terceiro? 5 dicas para usar de forma inteligente!

Educação Financeira

Planejar

20 Dec 2019

O que fazer com o décimo terceiro? 5 dicas para usar de forma inteligente!

O décimo terceiro caiu na conta e você não sabe o que fazer com ele? Veja as nossas dicas e aprenda como usar esse dinheiro de forma inteligente!

Escolha como quer aprender:

Aquele dinheiro tão esperado finalmente cai na sua conta... e são tantas opções para gastar o 13º salário que você fica perdido.

Escolher a melhor delas depende da sua situação financeira atual. Cada pessoa tem uma situação diferente e a resposta não é igual para todos, mas nós vamos te ajudar a avaliar suas contas e decidir como melhor gastar esse dinheiro a mais. Confira abaixo todas as opções!

 

1 - Quite as suas dívidas

A primeira tarefa é olhar para suas dívidas. Se você tem alguma dívida de juro alto, como cheque especial ou cartão de crédito, não pense duas vezes. Essas dívidas acumulam juros mensais e podem tirar seu sono lá na frente, então use o dinheiro do 13º para quitar essas obrigações.

Se tiver contas pendentes de serviços que podem ser cortados, como eletricidade e água, dê prioridade e garanta seu bem-estar.  

Você pode sentir que usar aquela quantia tão esperada desta forma não tem graça, pois queria comprar algo que te deixasse contente. Pode não ser tão legal quanto fazer uma compra, mas lembre-se que você estará eliminando um problema. Aprenda a lição. Se você organizar seu orçamento, no ano que vem, vai poder usar o 13º salário de outra maneira.

 

2 - Guarde para gastos adicionais 

A pergunta agora é se você terá despesas acima do normal nos próximos meses e se poderá cobri-las com a sua renda ou se corre o risco de se endividar.

Para muitas famílias, todo ano começa com gastos pesados, como uniforme e material escolar, passeios para as crianças que estão de férias, além das contas de IPTU, IPVA e licenciamento de automóvel.  

Calcule o quanto suas despesas vão aumentar nos próximos meses. Se não tiver folga no seu orçamento mensal para essas despesas, separe pelo menos uma parte do 13º salário para esses gastos adicionais. Assim, você não entra em dívida lá na frente.

Para não ficar sem saber o quanto gasta, mantenha seu orçamento doméstico sempre atualizado. Fazendo isso, você não terá a surpresa desagradável de um baita rombo na conta bancária no final do mês. Acesse nosso conteúdo sobre.

Se você não tem dívidas preocupantes nem despesas que vão estourar seu orçamento nos próximos meses, aí sim pode considerar outras opções. A decisão agora depende do que é importante para você e do que pode te trazer benefícios por mais tempo.

 

3 - Invista na sua saúde 

Começando pelo que é importante, sua saúde vem em primeiro lugar. Se você tem adiado algum tratamento médico por falta de dinheiro, como um implante ou aparelho dentário, a hora é esta. A prevenção é o melhor remédio e um investimento na sua saúde agora evita dores e problemas sérios no futuro.

 

4 - Invista na sua profissão 

Se não for o seu caso, você pode pensar em investir na sua formação ou na sua carreira. Com o valor extra que caiu na conta, você pode fazer um curso que abrirá portas para um novo cargo ou profissão. Aprendizado é algo que a gente não perde.

Você também pode investir comprando algo que vai te dar dinheiro no futuro. Por exemplo, se faz trabalhos à parte para ganhar uma renda extra, pode adquirir um equipamento que facilite essa ocupação, como uma máquina de costura ou furadeira.

Se estiver pensando em abrir um negócio próprio, pode separar o 13º para essa finalidade. Com essa reserva, você alcança seu objetivo mais rapidamente e com mais tranquilidade.

 

5 - Faça uma reserva de emergência 

Uma outra opção seria guardar esse dinheiro, afinal todo mundo precisa de uma reserva de emergência. Essa reserva é uma tábua de salvação em caso de desemprego ou uma despesa grande inesperada, como remédios, o conserto de um carro ou um animal que precisa do veterinário.

Se você não tem dívidas preocupantes, mas também não tem reserva, use o 13º salário ou parte dele para criar esta poupança para um momento difícil ou mesmo para uma oportunidade inesperada, como uma viagem que surge de última hora.

Hoje você viu que não tem fórmula mágica para usar bem o seu dinheiro. O essencial é entender a sua situação financeira pessoal e se educar para tomar as melhores decisões para a sua vida. Ninguém fará isso melhor do que você mesmo. Esse aprendizado é um processo contínuo e o Carrefour Soluções Financeiras estará ao seu lado em cada passo dessa jornada!