Pular para o conteúdo

O que é seguro e por que adquirir essa proteção

O que é seguro e por que adquirir essa proteção

Seguros

20 Jul 2020

O que é seguro e por que adquirir essa proteção

O que é seguro, os motivos para adquirir essa proteção e as vantagens adicionais com assistências e sorteios.

Escolha como quer aprender:

Surpresas ruins fazem parte da vida de qualquer pessoa. Pode ser um carro ou celular roubado, cão doente, incêndio na cozinha ou uma queda que exija hospitalização e afastamento do trabalho.

A sorte não está ao nosso lado o tempo todo. Qualquer um desses eventos pode causar problemas financeiros graves para a família inteira. É para tornar esses imprevistos menos difíceis que existem diversos tipos de seguros. O seguro oferece tranquilidade ao garantir ajuda financeira se algo der errado com algum bem ou com sua própria integridade física.  

Você provavelmente já ouviu falar em seguro de vida, seguro de automóvel, seguro viagem, seguro para celular e seguro residencial. Esses produtos oferecem proteções bem diferentes, mas todos têm elementos em comum, que o Carrefour explica de um jeito fácil de entender.

 

Como os seguros funcionam

apólice é um contrato que estabelece que a seguradora é obrigada a indenizar o segurado se acontecer um evento indesejável, conhecido como sinistro.  Por exemplo, uma queda de raio pode ser um dos diversos sinistros cobertos por uma apólice de seguro residencial.

indenização é a compensação em dinheiro que o segurado recebe quando o sinistro é comprovado pela seguradora.

Em troca dessa garantia de indenização, o segurado paga uma taxa, conhecida como prêmio do seguro. O custo desse prêmio depende do tipo e número de sinistros cobertos e do valor da indenização em caso de sinistro. 

Em alguns sinistros, o segurado precisa contribuir financeiramente para a seguradora entrar em cena. É a chamada franquia. Por exemplo, em uma batida de trânsito sem gravidade, o segurado pode ser obrigado a pagar a franquia para a seguradora dar andamento ao reparo do veículo. Por essa razão, dependendo do valor do conserto, não vale a pena acionar o seguro. 

Existem diferentes planos de seguro para que mais pessoas tenham acesso a essa proteção. Por exemplo, em caso de incêndio, existem prêmios de seguro residencial mais caros, que garantem indenização de R$ 500 mil, e outros mais acessíveis, que geram compensação menor, de R$ 25 mil, mas que pode fazer toda a diferença para aquela família em uma situação tão difícil.

Quem paga a indenização é a seguradora, mas quem processa a apólice é a corretora de seguros. Como existem muitas opções e coberturas, a corretora ajuda o consumidor a escolher o plano mais adequado às suas necessidades específicas e o prêmio que cabe no seu bolso.

 

Vantagens adicionais: sorteios e assistências ao segurado

Uma apólice de seguro não oferece somente indenização em caso de sinistro. As seguradoras proporcionam outros benefícios aos segurados: sorteios e assistências

No caso do seguro residencial, a seguradora pode oferecer limpeza de caixa d’água, chaveiro ou eletricista. A assistência para moto e automóvel pode disponibilizar socorro 24 horas em caso de pane, pneu furado, perda de chave ou falta de combustível. Já a assistência pet transporta o animal até a clínica veterinária.

Como nem tudo em seguro é lidar com o azar, algumas apólices dão direito a participar de sorteios periódicos. O segurado pode ser contemplado se o número de sua apólice for sorteado para receber um valor em dinheiro.   

O seguro é uma maneira de administrar riscos que fazem parte da vida de qualquer pessoa, além de facilitar o dia a dia e dar a oportunidade de ser sorteado. Entenda como o seguro funciona, quais são os benefícios e decida qual é o tipo de proteção mais apropriado para você e sua família. 

E se você tiver dúvidas sobre os termos de seguros, confira aqui.