Pular para o conteúdo

O que é Score de Crédito? Entenda como funciona!

O que é Score de Crédito? Entenda como funciona!

Meu Cartão Carrefour

Quero Saber

8 Apr 2020

O que é Score de Crédito? Entenda como funciona!

Você já teve um pedido de crédito negado? Isso pode estar relacionado ao seu score. Confira no post tudo que envolve essa pontuação e como você pode melhorá-la!

Escolha como quer aprender:

Para equilibrar as contas no fim do mês ou mesmo adquirir algo que está além do seu orçamento, optar por fazer um pedido de crédito é bastante comum. Seja de um cartão de crédito, seja de um empréstimo ou um financiamento, a sua solicitação vai passar por uma avaliação que leva em conta o seu score de crédito.

Mas você sabe o que é isso e quais critérios são levados em consideração pelas empresas? Para você ficar por dentro de tudo que compõe o seu score de crédito, confira as informações que separamos abaixo. Veja também dicas de como melhorar o seu score caso seu pedido de crédito seja rejeitado!

 

O que é score de crédito?

O score de crédito é uma nota ou pontuação que vai de 0 a 1000 e é usada para medir o risco de inadimplência de um consumidor. Por exemplo: quando você abre um pedido de crédito (financiamento, empréstimo ou cartão de crédito), as empresas consultam o seu score para avaliar se correm riscos ao conceder esse benefício a você.

O score de crédito é composto por diversos critérios que levam em consideração o perfil do consumidor e seu histórico financeiro. Entre os principais critérios utilizados, podemos ressaltar:

  • Idade;
  • Estado civil;
  • Emprego e comprovação de renda;
  • Hábitos de consumo;
  • Histórico de pagamentos (pontualidade, atraso e inadimplência);
  • Nome sujo em órgãos de proteção ao crédito (Serasa ou SPC);
  • Análise de documentos (se já foram roubados ou clonados).

 

Quais são os níveis de score?

De maneira geral, o score de crédito é dividido em três faixas de pontuação, que representam os graus de risco de inadimplência e determinam o tipo de resposta que você receberá ao fazer um pedido de crédito. Confira os níveis:

  • Até 300 pontos: esse é o nível que representa um alto risco de inadimplência, Portanto, quem possui score nessa faixa tem maior chance de ter seu pedido negado;
  • Entre 300 e 700 pontos: é a pessoa com risco médio de inadimplência – ou seja, que pode ter algumas linhas de crédito liberadas, como cartões de crédito e financiamentos;
  • Acima de 700 pontos: representa o risco baixo de inadimplência, ou seja, a pessoa para quem é seguro conceder crédito e até mesmo empréstimos mais altos.

Agora que você já sabe como funciona o score e quais critérios são levados em consideração, que tal saber como está o seu? Você pode consultar seu score de crédito de forma gratuita e prática acessando o site Serasa Consumidor ou o portal Consumidor Positivo.

 

Como aumentar o meu score?

Se você consultou o seu score de crédito e viu que ele é baixo – ou mesmo se você já teve algum pedido de crédito rejeitado e gostaria de tentar novamente –, saiba que é possível aumentar o seu score. Existem algumas práticas indicadas para melhorar a sua reputação aos olhos dos órgãos de proteção ao crédito e mostrar que você é, sim, um bom pagador.

Quer saber o que você deve fazer para aumentar seu score de crédito? Veja as dicas abaixo!

  1. Não atrase o pagamento das suas contas. Se possível, pague-as antecipadamente! Isso mostra que você está disposto a honrar com seus compromissos.
  2. Atualize seus dados nos serviços de proteção de crédito, como o Serasa. São solicitados documentos com foto, comprovante de residência e comprovante de renda dos últimos três meses.
  3. Faça compras a prazo. Quem costuma fazer suas compras à vista, no dinheiro, dificilmente consta nos registros dos órgãos de proteção ao crédito. Opte por realizar algumas compras a prazo para gerar um histórico de bom pagador junto a esses serviços.
  4. Não faça vários pedidos de crédito de uma vez só. Se você for rejeitado por alguma operadora, dê um tempo antes de tentar novamente.
  5. Quite suas dívidas! Ter um nome limpo é importante para mostrar seu potencial de bom pagador.
  6. Faça o Cadastro Positivo. Ele permite que as empresas vejam todo o histórico de pagamento das suas contas e analisem o seu perfil de consumo. É uma ótima opção para quem não consegue comprovar renda, por exemplo, mas também para quem quer dar uma melhorada no seu score!

 

Gostou de saber mais sobre o score de crédito? Esperamos que isso também ajude você a entender melhor todo o processo de solicitação, desde o momento que você faz o pedido até o seu Cartão Carrefour chegar a você. Aproveite e leia também nosso conteúdo explicando como funciona o Cadastro Positivo. Até a próxima!