Pular para o conteúdo

Manual de limpeza para proteger a casa e a família do coronavírus

Manual de limpeza para proteger a casa e a família do coronavírus

Informações sobre o Coronavírus (COVID-19)

19 May 2020

Manual de limpeza para proteger a casa e a família do coronavírus

Confira os cuidados necessários com a limpeza e higiene para reduzir as chances de contágio pelo coronavírus.

Escolha como quer aprender:

Ficar em casa sempre que possível é a melhor forma de refrear o avanço do coronavírus no país.

Porém, mesmo praticando o isolamento social, é indispensável tomar alguns cuidados com a limpeza da casa e a higiene pessoal, especialmente se algum membro da família fizer parte do grupo de risco.

A seguir, listamos as principais práticas para tentar manter a casa e a família com menos riscos de contaminação.

 

Higiene pessoal básica

Cada membro da família deve adotar uma rotina de higiene pessoal básica.

Para começar todos devem lavar bem as mãos com água e sabão sempre que entrarem em contato com superfícies ou objetos que não foram limpos.

Durante a lavagem, é importante dar atenção aos dois lados das mãos, embaixo das unhas e entre os dedos.

Alguém precisa de sair de casa? Então, ao retornar, o familiar deve evitar tocar em superfícies de uso comum (como maçanetas e corrimões) antes de lavar as mãos.

Também é indicado que a pessoa que esteve na rua, retire as roupas e os pertences antes de entrar em casa e siga direto para o banho.

Os calçados podem ser higienizados borrifando água sanitária no solado. As roupas devem ser lavadas normalmente.

 

Limpeza de rotina da casa

A limpeza da casa começa com uma boa preparação: prenda os cabelos, retire acessórios dispensáveis e, se possível, use luvas domésticas. O processo de limpeza pode ser feito da seguinte maneira:

 

Banheiros

Os banheiros da casa devem receber uma limpeza básica diariamente: o chão deve ser varrido, o lixo trocado e o lavatório higienizado com água e sabão.

Duas vezes por semana, faça uma limpeza mais caprichada, lavando pia, sanitário e outros itens com água, sabão e desinfetante.

 

Pisos e tapetes

Especialistas também recomendam que pisos sejam varridos diariamente e os tapetes e carpetes sejam aspirados com frequência.

Uma vez por semana também é recomendado lavar os pisos frios com uma mistura de uma parte de água sanitária e nove partes de água comum. Já os pisos de madeira podem ser limpos com um pano umedecido com sabão e água.

 

Móveis e eletrodomésticos

Móveis e eletrodomésticos podem ser limpos utilizando os produtos usuais, como desengordurantes e limpadores multiuso.

No caso das áreas e superfícies que são muito tocadas – como a porta da geladeira e os botões do fogão – também é possível fazer a limpeza com álcool 70%. Vale lembrar que, dependendo do material, isso pode não ser possível. Nesses casos, o jeito é lavar com água e sabão.

A mesma dica vale para itens como maçanetas, corrimões, interruptores e controles, por exemplo. Tudo precisa ser bem higienizado com álcool 70%.

Depois de finalizar a faxina, lave as luvas, panos, buchas e as mãos com água e sabão e mantenha as janelas abertas para que a casa fique arejada.

 

Cuidados com objetos pessoais

Alguns objetos pessoais também podem entrar e sair de casa conosco. Por isso, é essencial fazer a limpeza deles para manter o lar limpo.

Entram nessa lista os celulares, chaves, cartões de crédito, carteira, óculos e notebooks, por exemplo.

A maioria desses itens pode ser limpo com um pano umedecido com álcool 70%. Mas se tiver dúvidas, vale consultar o manual ou entrar em contato com o fabricante para confirmar qual o melhor produto para higienizar seus pertences.

 

Higiene de alimentos

Outro passo importante é higienizar os alimentos que entram na sua casa.

Quando voltar do mercado, as embalagens plásticas e metálicas podem ser lavadas com água e sabão e as caixas de papel e papelão devem ser limpas com álcool 70%. Já as frutas, verduras e legumes podem ser mergulhadas em uma mistura de água comum com água sanitária própria para alimentos.

Lembre-se também de descartar as embalagens e de higienizar as sacolas com álcool 70%.

Se tiver encomendado uma refeição pelo delivery, use máscara para encontrar o entregador, limpe a embalagem com álcool 70% e lave bem as mãos antes de comer.

Não é fácil, mas seguindo essas dicas e dedicando algum tempo para cuidar da limpeza e higiene, seu lar e quem você ama estarão mais protegidos!