Pular para o conteúdo

Em casa com os pets: dicas para mimar e se divertir seu animal de estimação

Em casa com os pets: dicas para mimar e se divertir seu animal de estimação

Informações sobre o Coronavírus (COVID-19)

20 Aug 2020

Em casa com os pets: dicas para mimar e se divertir seu animal de estimação

Saiba como cuidar e curtir ainda mais o seu pet!

Escolha como quer aprender:

Os animais domésticos são excelentes companheiros de vida. Carinhosos e dedicados, eles trazem alegria para qualquer lar, reduzem a incidência de depressão, estresse e, claro, são muito fofos! 

Por esses e outros motivos, os bichos merecem ser mimados diariamente. E a boa notícia é que é possível agradá-los e se divertir com eles, mesmo que você tenha uma rotina acelerada.

 

Entenda as necessidades do seu pet

O primeiro passo para garantir o bem-estar do seu animal é entender suas necessidades físicas

Todos os animais precisam gastar energia para manter a saúde física e mental, mas alguns precisam de mais exercícios do que outros.

Privar os animais das atividades físicas que eles precisam pode resultar em quadros de obesidade, ansiedade e agressividade desmedida. 

Por isso, antes mesmo de adotar um pet, é interessante pesquisar que tipo e frequência de exercício e ele vai precisar de acordo com sua raça, idade e peso, e verificar se você tem condições de atender essas necessidades. 

 

Crie uma rotina de exercícios

Conhecendo bem o seu pet, é muito importante criar uma rotina de exercícios físicos e psicológicos para ele. E isso também pode ser bastante divertido! 

Um simples passeio pelo parque pode ajudar o seu animal de estimação a ganhar condicionamento físico, manter o peso equilibrado e desenvolver suas habilidades sensoriais. 

Mas você ainda pode investir em natação, jogging e até andar de bicicleta com o seu bichinho. 

Também é sempre uma boa ideia entretê-lo com brincadeiras e treinamentos caseiros que o ajudem a manter a saúde em dia e ensinam novos truques. 

Os gatos, por exemplo, adoram escalar e se esconder. Então, eles ficam bem felizes quando os donos podem instalar circuitos com plataformas e nichos para que eles pratiquem de forma segura dentro de casa. 

O bom e velho arranhador e a varinha com penas e guizos (que pode ser sacudida para atrair a atenção do gato e estimular o comportamento de caça), também são ótimas pedidas para os felinos. 

 

Monte uma dieta equilibrada

Outra ótima forma de agradar seu pet é oferecer comidas deliciosas e que fazem bem

Para isso, a dica é consultar um veterinário para saber que tipo de alimentos naturais e rações são ideais para a raça, idade e necessidades especiais do bicho. 

Via de regra, a alimentação deve ser o mais saudável e natural possível. Mas, de vez em quando, você também pode mimar o bichinho com aqueles petiscos e guloseimas que você sabe que ele ama

Por fim, é importante que você tenha uma lista de alimentos que seu pet não pode comer. Assim, não corre o risco do animal sofrer com algum tipo de intoxicação por falta de conhecimento seu ou de um visitante. 

 

Invista no lazer

Assim como os donos, os bichos de estimação também gostam de relaxar. E você, dono, pode promover momentos incríveis para o seu parceiro animal.

Por exemplo, você sabia que existe massagem e hidroginástica para cães e gatos? São atividades que ajudam os animais a relaxar e podem até melhorar problemas de saúde, como dores musculares. 

Outra forma que costuma agradar é entrar em contato com outros animais

Em espaços como parques e centros de recreação, os bichos podem interagir uns com os outros, algo que é bastante positivo, uma vez que os animais domésticos são seres sociais, como nós. 

Por fim, você também pode promover momentos de lazer em casa. Uma cama confortável, escovas para pelos e um massageador próprio para os pets, vão fazer seu companheiro muito feliz! 

Ah, e se você estiver procurando por rações, brinquedos e outros acessórios para o seu pet, lembre-se que o Carrefour tem tudo que você precisa para cuidar e mimar seu amigão! 

Confira essa seção de produtos para pets que separamos para você e o bichinho!