Pular para o conteúdo

Dicas para economizar no dia a dia

Dicas para economizar no dia a dia

Educação Financeira

Economizar

20 Dec 2019

Dicas para economizar no dia a dia

Procurando formas de enxugar os seus gastos do dia a dia e conseguir poupar mais e melhor? Confira as nossas dicas e veja como economizar todos os dias!

Escolha como quer aprender:

Estando ou não com o orçamento apertado, todo mundo gosta de economizar, não é verdade? E quem nunca gastou um dinheirão com algo que nem era necessário e depois se arrependeu? Ou comprou algo e depois se deparou com o mesmo produto mais barato em outra loja?

Encontrar estratégias para gastar menos e para gastar melhor é um aprendizado para a vida toda. Hoje a gente vai dar algumas dicas para você economizar, mas antes é preciso falar de mudança de mentalidade. Isso quer dizer que você tem de repensar alguns hábitos e reavaliar como toma decisões de compra.

 

Por onde começar a economizar? 

Aqui vão algumas perguntas para te ajudar a entender o que precisa mudar para você economizar no seu dia a dia:

  • Você costuma pesquisar preços antes de comprar?
  • Você acha que só o que é caro tem boa qualidade?
  • Você não pensa duas vezes antes de fazer pequenos gastos, como estacionamento, táxi, lanche na rua?
  • Você gasta além do que pode para acompanhar uma turma ou para manter aparências?

 

1 - Compre com sabedoria 

Comprar na primeira loja que vê pela frente, comprar marcas caras, gastar sem necessidade... se quiser mais dinheiro no fim do mês, esses hábitos precisam sair da sua vida! 

Toda vez que achar que precisa comprar algo é uma oportunidade para colocar sua nova mentalidade em prática.

Primeiro, você precisa se perguntar se precisa mesmo daquilo. Se a resposta for sim, sua segunda pergunta é: será que este é o melhor preço que eu consigo?

 

2 - Faça pesquisa de preços

Por exemplo, nunca compre remédios sem pesquisar os preços em pelo menos três redes de drogarias. Não se deixe levar pelo visual. Nem sempre a farmácia mais simples vai ter o menor preço nem a mais conhecida e grande será mais cara. 

Nunca "chute" quem tem o melhor preço, faça a pesquisa. A pesquisa de preços é indispensável quando for fazer um gasto maior, como um eletrodoméstico, celular, par de tênis ou troca de pneus do carro. 

Sempre compare os preços de pelo menos três lojas. Dá até para fazer a busca na internet em casa ou no seu celular quando estiver em uma das lojas. Quem sabe você encontra um preço melhor na internet, mas negocia um desconto com o vendedor do lugar onde já está. Aproveite a concorrência!

 

3 - Faça listas de compras 

Quando for comprar mantimentos, faça a lista do que precisa antes de sair de casa e veja direitinho o que já tem na dispensa e na geladeira. Nós preparamos um material completo com dicas para você economizar no supermercado. Confira! 

Além das compras de rotina, a gente tem de aprender a gastar menos com os chamados itens opcionais, como roupas e diversão. Aí a mudança de hábitos e de mentalidade é fundamental.

 

4 - Desapegue das marcas famosas 

Na hora de comprar roupas, você se deixa levar por marcas e grifes? Seus olhos brilham quando veem um logo famoso? 

Quando compra algo de grife, você paga mais pela marca, não só pela qualidade. Se procurar, você encontra qualidade em confecções mais acessíveis. E se você adora determinada marca, resista ao impulso de comprar na mesma hora, naquela loja  tentadora: deixe para comprar em outlets, pontas de estoque ou liquidações na troca de estação.

Aliás, o que os olhos não veem o coração não sente. Se quiser mesmo economizar, melhor não passear no shopping e muito menos entrar na sua loja preferida.

 

5 - Faça passeios mais em conta 

E falando em passeio, dá sim para se divertir gastando pouco ou nada. No cinema, aproveite descontos do seu banco ou operadora de celular e horários especiais com ingresso mais barato. Se o cinema for no shopping, deixe o carro na rua para não pagar estacionamento.

Procure peças e shows gratuitos na sua cidade. Para encontrar os amigos, em vez de marcar encontro em um restaurante, sugira um piquenique no parque ou uma caminhada. 

Não esqueça de levar comida de casa -- tanto para os passeios quanto para o trabalho. A marmita caseira é mais barata e saudável e você ainda evita olhar a sobremesa e os docinhos no caixa do restaurante.

 

6 - Evite comer fora de casa todos os dias  

Quando der vontade de comer fora ou para comemorar algo, opte por um sorvete em vez de uma refeição completa.   

Leve sempre uma garrafa d'água na bolsa ou mochila para não gastar esse dinheiro à toa quando bater aquela sede na rua.

Todo real poupado ajuda. Em se tratando do orçamento doméstico, não tem fórmula mágica para diminuir bastante a despesa. A saída é reduzir um pouquinho aqui e ali e sempre reavaliar seus hábitos de compra.

Assim, devagarinho vai aumentando a quantia que sobra no final de cada mês. Sempre que virar o mês com mais dinheiro na carteira, comemore sua conquista!

Conte com o Carrefour Soluções Financeiras na sua jornada de aprendizado. Continue acompanhando nossas dicas e assuma o comando das suas contas!