Pular para o conteúdo

Dicas de entretenimento infantil na quarentena

Dicas de entretenimento infantil na quarentena

Informações sobre o Coronavírus (COVID-19)

14 Apr 2020

Dicas de entretenimento infantil na quarentena

Confira algumas ideias de atividades e brincadeiras bem divertidas para fazer com as crianças durante o período de quarentena

Escolha como quer aprender:

Se na época de férias escolares os responsáveis pelas crianças precisam se reinventar para pensar em atividades e brincadeiras para os pequenos, agora, na quarentena, é preciso ainda mais criatividade.

Algumas escolas estão realizando atividades escolares remotamente, outras suspenderam o calendário por tempo indeterminado – o que deixa as crianças com muito mais tempo livre em casa.

Independente de qual é o cenário, é importante manter a rotina. Os horários para acordar, fazer as refeições, tomar banho e dormir são importantes para indicar a dinâmica do dia, que podem (e devem) ser intercalados com brincadeiras e atividades de entretenimento.

Por isso, pensamos em algumas atividades que podem ser feitas para diversificar a rotina durante o período de quarentena.

E, claro, tudo sem deixar de lado os cuidados com a prevenção ao coronavírus. É importante desinfetar os objetos que serão utilizados nas brincadeiras com as crianças e sempre lavar bem as mãos!

 

Sessão de cinema em casa

Em uma época em que não é indicado sair de casa para levar as crianças para passear, que tal transformar a sala de casa em uma sala de cinema?

Um dia da semana pode ser liberado para que um cômodo da casa seja transformado em sessão de cinema, diversificando a rotina dos pequenos.

As sessões podem ser organizadas de acordo com as temáticas dos filmes: ação, aventura, comédia, desenhos animados, filmes com protagonistas femininas, trilogias. Algumas ideias simples de organização da sala (ou outro cômodo da casa) ajudam a deixar o ambiente ainda mais aconchegante.

Além do sofá, utilize almofadas, travesseiros, colchonetes e tapetes para que as crianças possam aproveitar o momento. Lanchinhos também são bem vindos e, claro, pipoca não pode faltar!

Nas plataformas de streaming existem conteúdos bem variados voltados para as crianças. Algumas, como a Amazon Prime e a Globo Play, liberaram o acesso gratuito a filmes e desenhos infantis especialmente para o período de quarentena, o que deixa bem mais fácil a escolha dos conteúdos.

 

Cozinhe com as crianças

O tempo em casa com as crianças pode ser aproveitado para ensinar os pequenos a fazer receitas práticas, estimulando a autonomia desde cedo.

As crianças podem colaborar no preparo de alguns pratos, o que também estimula o sentimento de participação em atividades importantes da casa.

A ideia é que os pequenos possam aprender os pratos do dia a dia ou alguma receita especial, que eles mesmos podem escolher! No Youtube existem canais que ensinam receitas para fazer junto com as crianças, como o Tem Criança na Cozinha, do Mundo Gloob.

Ao ficarem responsáveis por tarefas simples, como separar e misturar os ingredientes, despejar na fôrma para assar e ajudar a contar o tempo de preparo, as crianças também aprendem alguns passos da matemática básica!

 

Acampamento na sala ou no quarto

Organizar um acampamento ajuda a diversificar a rotina e também o próprio espaço da casa!

Montem juntos um acampamento na sala ou no quarto dos pequenos utilizando lençóis e cobertores para fazer a cobertura da "cabana". Travesseiros, almofadas e mais uma coberta deixam o chão bem macio e confortável.

Para variar a rotina, deixe as crianças dormirem uma noite no acampamento e, no dia seguinte, faça um café da manhã estilo piquenique.

 

Faça brinquedos

Tem muita embalagem que utilizamos em casa que pode ser transformada em brinquedo. Deixando a criatividade falar mais alto, o tempo das crianças em casa pode ser aproveitado para produzirem brinquedos bem diferentes daqueles que compramos nas lojas.

Ao reinventar potes e embalagens, as crianças também aprendem sobre a importância da reciclagem. Rolos de papel higiênico, garrafas pet, tampinhas, caixas de leite, latinhas de refrigerante e retalhos de tecido podem ser transformados em carrinhos, casas e prédios, robôs, binóculos, telefone sem fio e instrumentos musicais, por exemplo.

Existe muito conteúdo na internet que pode ajudar, como o canal no Youtube Decorando e Reciclando, que ensina passo a passo da produção de brinquedos. As crianças podem participar de boa parte das etapas, o que deixa o processo ainda mais interessante!

 

Atividades que acalmam (indicadas para a noite)

Depois de um dia cheio de afazeres, o mais indicado para a noite é um momento para que as crianças possam relaxar.

A leitura é indicada para este momento, que pode ser feita pelo responsável, quando a criança ainda não for alfabetizada. Para quem já sabe ler, os pais podem ajudar na escolha de um livro para cada noite ou para cada semana.

Especialmente para o período de quarentena, algumas instituições e editoras liberaram o acesso a livros infantis. Alguns exemplos de livros online gratuitos estão nas plataformas Bamboleio, Amazon e no Portal do Domínio Público, do Governo Federal.

Além da leitura, algumas brincadeiras ajudam a desacelerar o corpo:

  • Quebra-cabeça
  • Damas
  • Lego
  • Desenhar
  • Massinha de modelar
  • Ouvir músicas suaves

 

Com estas ideias de entretenimento para as crianças, esperamos que o período de quarentena seja mais leve, repleto de brincadeiras e aprendizados!