Pular para o conteúdo

Compras de supermercado na quarentena: como criar uma lista eficiente

Compras de supermercado na quarentena: como criar uma lista eficiente

Informações sobre o Coronavírus (COVID-19)

27 May 2020

Compras de supermercado na quarentena: como criar uma lista eficiente

Veja como se preparar para fazer suas compras no Carrefour e o que não pode faltar na lista durante a quarentena.

Escolha como quer aprender:

Todos nós precisamos praticar o distanciamento social para ajudar no combate ao coronavírus, mas também precisamos comer e fazer as compras de supermercado. Por isso, o ideal é priorizar as compras pela internet e tornar as visitas ao supermercado o mais curtas e objetivas possível.

Neste material, vamos te dar dicas para montar uma lista de supermercado completa e assertiva para a sua quarentena, sem faltas e nem exageros.

 

Verifique o que já tem em casa

Pode parecer óbvio, mas antes de iniciar sua lista de compras, é muito importante analisar o que já tem em sua despensa ou armário.

Verifique quais são os alimentos que ainda podem ser utilizados no próximo mês, confira suas validades e quantidades. Pode ser uma boa ideia escrever em um caderno, ou criar uma planilha, para consultar depois.

 

Organize o congelador

Você costuma utilizar o congelador para preservar carnes, vegetais e outros alimentos? Então, também é uma boa ideia verificar o que está armazenado lá e priorizar o consumo do que já está no congelador há muito tempo.

Descongele o que utilizar de imediato e organize o congelador para que fique mais fácil armazenar suas próximas compras.

 

Planeje as refeições

Planejar as suas refeições é uma forma eficiente de aproveitar melhor os alimentos que tem em casa, comer de forma mais saudável e fazer compras assertivas.

Mesmo que não consiga montar um cardápio completo para o mês, só de pensar em algumas refeições já será muito mais fácil definir o que precisa comprar.

Neste momento de planejamento, não se esqueça também de considerar alguns quitutes que você pode querer fazer na quarentena, como bolos, salgados e outros pratos mais elaborados. Defina o que pretende fazer e inclua os ingredientes na lista.

 

Não estoque

É muito importante não estocar produtos sem necessidade. Quando você compra mais do que pode consumir, além de favorecer o desperdício, pode estar deixando outras pessoas desabastecidas.

Por isso, faça uma lista com produtos suficiente para, no máximo, o próximo mês. Assim, as pessoas que fizerem suas compras depois de você ainda vão encontrar todos os produtos que precisam (e você não vai ter que jogar um monte de produtos no lixo).

 

Priorize as compras pela internet

A principal orientação para evitar a circulação do coronavírus é ficar em casa. Então, sempre que for possível, você deve priorizar as compras pela internet.

O Carrefour conta com uma grande variedade de produtos de supermercado. Você pode fazer suas compras online e escolher entre receber em casa ou retirar gratuitamente sem sair do seu carro, dependendo da região que mora.

Se não for possível comprar pela internet e for necessário ir ao mercado, as lojas do Carrefour também estão totalmente preparadas para receber você com segurança e atendendo todas as recomendações de limpeza dos principais órgãos de saúde.

 

Consulte uma lista pronta

Sabendo o que você já tem em casa e planejando suas próximas refeições, ficará muito mais fácil montar uma lista de compras com produtos e quantidades ideais para você e sua família se alimentarem bem, sem exageros.

Mas se ainda estiver inseguro, ou com a impressão de que está esquecendo algum item, também vale a pena consultar uma lista pronta.

A seguir, você confere uma lista de compras de supermercado com alguns itens básicos que você pode precisar comprar.

Lembre-se que essa é uma lista geral, que serve para conferir se você não está se esquecendo de nada importante e que deve ser adaptada para suas próprias necessidades e gostos.

 

Modelo de lista de compras

Alimentos básicos
Arroz
Feijão
Sal
Açúcar
Óleo
Farinha
Café
Leite
Macarrão
Molho de tomate
Creme de leite
Legumes em conserva
Atum em lata
Sardinha em lata
Pão

Refrigerados
Carnes
Queijo
Presunto
Manteiga ou margarina
Iogurtes
Sucos, refrigerantes e outras bebidas

Guloseimas
Bolachas e biscoitos
Achocolatado
Leite condensado
Cereais
Doces
Pipoca
Tapioca
Gelatina

Limpeza e higiene
Bucha para louças
Detergente
Sabonete
Sabão em pó
Amaciante
Papel higiênico
Papel toalha
Guardanapos
Shampoo
Condicionador
Absorvente
Enxaguante bucal
Creme dental

Frutas, verduras e legumes
Banana
Laranja
Maçã
Limão
Maracujá
Morango
Cebola
Alho
Alface
Tomate
Cenoura
Batata