Pular para o conteúdo

Como usar bem seu cartão de crédito

Como usar bem seu cartão de crédito

Educação Financeira

Planejar

12 May 2020

Como usar bem seu cartão de crédito

Gastar como se não houvesse o amanhã é problema na certa! Saiba como controlar seus gastos ao utilizar o seu Cartão de Crédito.

Escolha como quer aprender:

Para muita gente a chegada da fatura é sempre um susto e se você não tiver controle e conhecimento, pode ser pego desprevenido por uma fatura que vai muito além do que você pode pagar e o cartão de crédito vira um pesadelo.

Crédito é um dinheiro que você gasta hoje e paga depois. No caso do cartão, você paga na data de vencimento da fatura ou dividindo o valor em vários meses, pagando aos poucos nas outras faturas. Mas lembre-se, parcelar as compras deve facilitar a sua vida, não complicar. 

Gastar como se não houvesse amanhã é problema na certa! Para evitar problemas com seu cartão, é importante ter os pés no chão e colocar limite para os gastos. 

Usar cartão é uma prática muito comum porque facilita a administração do orçamento e pode trazer uma série de benefícios. Mas para que o cartão de crédito trabalhe a seu favor, é importante seguir algumas orientações:

  • Não extrapole o seu orçamento: o cartão dá a sensação de poder de compra maior, mas não é bem assim. Se aqueles sapatos lindos ou o celular tão desejado ainda não cabem no orçamento, deixe para comprar depois. Não se engane, cartão de crédito não é um segundo salário.
  • Analise bem antes de optar pelo parcelamento de suas compras: a opção de parcelar suas compras é sempre oferecida a você, mas antes de aceitá-la, tenha certeza que essa é a melhor escolha para a sua situação financeira. Faça as contas e veja o que realmente cabe no seu bolso.
  • Avaliou bem e viu que dá para parcelar? Então anote sempre as compras que parcelou e o número de parcelas que ainda devem ser pagas e tenha cuidado ao parcelar sua compra em mais de 4 vezes. Parcelar não é errado, mas acumular parcelamentos pode fazer você se perder com os gastos.
  • Para evitar sustos, guarde e some todos os comprovantes do seu cartão - sem esquecer das compras parceladas. Para não deixar passar nada, leve sempre um caderno com você, use um aplicativo no celular ou baixe a planilha que deixamos pronta para te ajudar nesse controle de orçamento.
  • Confira sua fatura sempre e com atenção: o nome mais importante do cartão de crédito não é o do banco ou da bandeira, é o seu. Esse nome significa que você decide e controla tudo relacionado a ele, então confira sempre a sua fatura com cuidado. Apareceu alguma compra que você não reconhece? Entre em contato com a empresa e veja os canais disponíveis para tirar as suas dúvidas.  
  • Não empreste seu cartão de crédito para ninguém! Se fizer isso, você também está emprestando seu nome e as consequências podem ser piores do que apenas emprestar dinheiro para a pessoa. 
  • Seu cartão e sua senha são de uso pessoal e intransferível: ou seja, só você mesmo usa. O cartão e a senha devem ser guardados em local seguro.
  • Procure sempre pagar o valor total da fatura na data do vencimento: evite realizar o pagamento mínimo da fatura, mas se não conseguir fazer o pagamento total, lembre-se de sempre ligar para o seu banco e escolher a opção de parcelamento que caiba no seu bolso. Quando você paga apenas o valor mínimo, juros são cobrados e você corre risco de criar mais dívidas e enfrentar uma bola de neve.
  • Sempre que possível, escolha a opção “pagamento à vista”: além de ficar mais claro o quanto você gastou e quanto vai precisar pagar, é uma forma de não comprometer o limite do seu cartão de crédito. Você pode precisar muito dele se surgir um imprevisto.

Seguindo essas orientações, você não perde o controle dos seus gastos e não terá problemas com o seu cartão. Mas você pode estar pensando: o que eu faço se já perdi o controle do cartão? Calma! Nós também podemos ajudar!  

Se você está nessa situação, provavelmente isso ocorreu porque você ainda não sabia usar o cartão de crédito a seu favor. Isso não aconteceu só com você. Muita gente já se enrolou, por isso agora existe a opção de parcelamento do saldo devedor do cartão de crédito. Com isso, novas alternativas podem ajudar você a resolver o problema:

  • O primeiro passo é você entrar em contato com a empresa do seu cartão para conhecer suas opções de pagamento e negociar a dívida, como o parcelamento de fatura. Tem uma dívida com o Cartão Carrefour, então veja aqui como fazer um acordo da sua dívida ou ligue para 3004-2222
  • Para eliminar a dívida do cartão, pode ser uma saída pegar um empréstimo pessoal ou consignado.  Pesquise! Às vezes os juros desses tipos de empréstimo são mais baixos que os juros do parcelamento de fatura, então faça contas para ver o que vale mais a pena e não deixe de conferir as nossas 6 dicas para se livrar das dívidas.
  • Se estiver ao seu alcance, use uma renda extra, como a devolução do imposto de renda, férias ou o 13º salário para quitar o que falta pagar no seu cartão de uma vez por todas.

Até que todas as dívidas do cartão estejam pagas, evite usá-lo para. Priorize o pagamento das contas e espere o momento certo para voltar a usar o cartão com calma e sabedoria, sem deixar dívidas se transformarem em uma bola de neve.

E para que você esteja sempre no comando das suas contas, é muito importante fazer o controle do seu dinheiro. Para te ajudar, dê uma olhada em nossas dicas de como organizar um orçamento.

Agora você já sabe que o cartão de crédito pode ser um grande aliado para organizar a sua vida financeira e ajudar a comandar as suas contas!