Pular para o conteúdo

Como higienizar seus produtos em casa assim que chegar do mercado

Como higienizar seus produtos em casa assim que chegar do mercado

Informações sobre o Coronavírus (COVID-19)

12 May 2020

Como higienizar seus produtos em casa assim que chegar do mercado

Limpar adequadamente as embalagens e alimentos é fundamental para diminuir o avanço do coronavírus. Veja como higienizar cada produto adequadamente.

Escolha como quer aprender:

Os mercados continuam operando durante a quarentena já que são um serviço essencial para garantir o abastecimento da população.

Se você precisar ir até o supermercado, além dos cuidados básicos – como manter pelo menos um metro de distância de outras pessoas, utilizar máscaras e lavar as mãos sempre que possível – também é importante limpar seus produtos assim que retornar.

Isso é altamente recomendável porque o coronavírus pode sobreviver várias horas em algumas superfícies e as mercadorias são tocadas por muitas pessoas até chegar a você.

Além disso, fazer a limpeza dos produtos é uma forma de eliminar poeira e outros resíduos que podem se acumular nas embalagens. Por isso, esse é um hábito que vale a pena manter depois da quarentena.

A seguir, conheça as formas corretas de higienizar os itens que você comprou no mercado.

E vale lembrar: quando chegar em casa, o primeiro passo é sempre lavar as mãos, tirar os sapatos, colocar as roupas para lavar e, se possível, tomar banho.

 

Embalagens plásticas e metálicas

Antes de iniciar a limpeza das embalagens, verifique quais delas podem ser descartadas. Se você tem recipientes específicos para arroz, feijão e farinha, por exemplo, acomode os alimentos nos potes e jogue as suas embalagens no lixo.

Vai manter algumas embalagens? Se elas forem plásticas ou metálicas, podem ser limpas com água, sabão e uma esponja.

 

Embalagens de papel e papelão

Os produtos embalados em papel e papelão, como caixas de leite, podem ser higienizados com um pano umedecido e um pouco de álcool 70%.

É importante não molhar demais a embalagem, já que a ideia é limpar apenas a superfície, e não deixar o papelão embebido com álcool.

 

Frutas, verduras e legumes

Na seção de hortifruti, os alimentos ficam ainda mais expostos do que os embalados, então também precisam ser higienizados ao chegar em casa.

Para limpá-los, misture 1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água em um recipiente grande.

Deixe as frutas, verduras e legumes submersos na solução durante 20 minutos, ou o tempo indicado na embalagem da água sanitária. Depois, enxague e seque bem.

E atenção: nem toda água sanitária é adequada para a desinfecção de alimentos. Confirme sempre se a marca que você escolheu pode ser utilizada para essa finalidade.

 

Carnes

Especialistas afirmam que as carnes não oferecem risco significativo de contaminação, mas ainda é preciso higienizar suas embalagens.

Como, normalmente, elas são embaladas em plástico, vale a primeira dica: descarte cuidadosamente o que for possível (colocando a carne em outro recipiente) ou lave as embalagens com água e sabão antes de guardá-las na geladeira.

 

Sacolas

As sacolas plásticas fornecidas pelo supermercado também devem ser higienizadas. Para elas, a melhor opção é a limpeza com um pano limpo e álcool 70%.

Isso é especialmente crítico para as sacolas ecológicas, aquelas que podem ser reutilizadas várias vezes. Dependendo do material, você também pode lavar as suas sacolas com água e sabão.

Lembre-se também de usar o álcool para higienizar outros apetrechos que foram com você para o mercado, como chaves, celular e cartão de crédito.

Se foi de carro, também vale desinfectar o volante, painel, câmbio e maçaneta do veículo.

Seguir essas dicas pode parecer um pouco trabalhoso à primeira vista, mas é um esforço que vale muito a pena e que é fundamental para diminuir o avanço do coronavírus!