Pular para o conteúdo

Como evitar fraudes no caixa eletrônico?

Como evitar fraudes no caixa eletrônico?

Meu Cartão Carrefour

Quero Saber

26 Mar 2020

Como evitar fraudes no caixa eletrônico?

Confira como você pode evitar fraudes nos caixas eletrônicos, sabendo quais são os tipos de fraudes mais comuns e as maneiras de identificar essas técnicas.

Escolha como quer aprender:

Fraude interna e externa no caixa eletrônico

As fraudes em caixas eletrônicos aumentaram nos últimos tempos. Com técnicas cada vez mais sofisticadas, os fraudadores conseguem enganar e até mesmo persuadir muitas pessoas. Seja em fraudes no leitor ou no teclado, é importante que você saiba como pode se prevenir e se proteger nesses casos. Uma fraude que é relativamente simples e que você pode ver com mais facilidade é a do leitor do caixa eletrônico. No momento em que você insere o seu cartão na máquina, as suas informações são lidas para liberar o seu acesso. Portanto, para conseguir seus dados e copiar o seu cartão o fraudador coloca um leitor falso na frente do verdadeiro.

Geralmente essa técnica não é muito sofisticada e por isso o leitor costuma ser fácil de perceber. Ao usar um caixa eletrônico fique atento ao leitor.

Ainda sobre o leitor, existe a fraude interna. Mais refinada, esse tipo de técnica é invisível para o usuário, pois o leitor falso é colocado dentro da máquina.

No entanto, para esse tipo de fraude dar certo o fraudador precisa ver a sua senha. Por conta disso muitos deles instalam câmeras escondidas no próprio caixa eletrônico. Para evitar ter seus dados roubados o ideal é tampar a sua mão na hora de digitar qualquer senha.

 

Fraude no saque do caixa eletrônico

A fraude no saque do caixa eletrônico é muito perigosa e simples. Com um dispositivo instalado na saída do dinheiro, o fraudador consegue impedir que as suas notas saiam do caixa. Você pode pensar que as cédulas não foram liberadas, no entanto elas estão presas numa espécie de tampa de gaveta.

Para evitar esse tipo de fraude é muito importante que você confira se o caixa debitou o dinheiro da sua conta, e se isso aconteceu o ideal é entrar em contato imediatamente com o seu banco.

 

Fraude no teclado do caixa eletrônico

A fraude menos comum acontece no teclado do caixa. Alguns fraudadores colocam um outro teclado em cima do original com o objetivo de registrar quais foram os botões que você pressionou enquanto utilizava a máquina. Parece estranho, mas no geral basta você testar se o teclado está realmente fixo para saber se é falso ou não.

 

Dicas para evitar fraudes no caixa eletrônico

A seguir trouxemos algumas dicas que vão ajudar você a evitar fraudes nos caixas eletrônicos.

  1. Preste muita atenção nas suas faturas: é comum pensarmos que quando o fraudador clonar um cartão, ele irá fazer uma compra ou saque de valor alto. Porém, muitas vezes ele irá fazer pequenas movimentações mensais para passar despercebido.
  2. Veja como está o equipamento: antes de utilizar a máquina veja se o seu cartão se insere com facilidade e se há alguma alteração no caixa.
  3. Não aceite ajuda de estranhos: alguns fraudadores se aproximam quando percebem que alguém está tendo dificuldades com os caixas eletrônicos. É perigoso aceitar essa ajuda pois o objetivo deles é decorar os seus dados e senhas, para mais tarde tentar furtar o seu cartão.

 

Agora você aprendeu como funcionam as fraudes, aproveite para saber como o Cartão Carrefour funciona e tire todas as suas dúvidas.