Pular para o conteúdo

Como economizar nos presentes de Natal

Como economizar nos presentes de Natal

Educação Financeira

Economizar

20 Dec 2019

Como economizar nos presentes de Natal

O Natal está chegando e você ainda não comprou os presentes da sua família? Confira as nossas dicas para fazer as compras com consciência e economizar!

Escolha como quer aprender:

Os shoppings e lojas já estão decorados para o Natal, instigando todo mundo a comprar e pedir presentes. Mas hoje nós vamos ajudar você a programar essas compras com inteligência, fazendo o melhor uso do seu dinheiro e da sua intenção.

Cada família lida com essa tradição à sua maneira, mas o importante é que todos os presentes caibam no orçamento e não deixem dívida para o futuro. Um momento alegre não pode se transformar em dor de cabeça para o ano que nem começou.

Tem pessoas que compram lembrancinhas modestas para vários e outras que compram presentes caros para poucos. Seja qual for o seu estilo, você pode limitar esses gastos e ser consciente com seu próprio orçamento e com o seu futuro.

O Carrefour Soluções Financeiras tem dicas para você organizar essa tarefa e não gastar mais do que deve. Confira!

 

1 - Faça a lista de pessoas a presentear

Seu ponto de partida é fazer a lista de pessoas que deseja presentear e quanto dinheiro tem para isso.

Use a planilha que nós preparamos para calcular o quanto está sobrando no final do mês e pode ser usado para este gasto que não é essencial. Não vale a pena se endividar para presentear ninguém!

Limite o número de pessoas que vão ser presenteadas. Se a quantia que você tem disponível não dá para todo mundo, presenteie somente as crianças. Além disso, pense no que cada pessoa precisa ou gosta de usar para que seu presente não fique encostado.

 

2 - Gaste de forma consciente

Em primeiro lugar, pesquise preços. Se comprar pela internet, inclua o custo do frete nos seus cálculos. Evite parcelar os gastos com presentes. Reserve o parcelamento para emergências ou compras de valor alto, como eletrodomésticos.

O vale-presente é uma boa alternativa para você gastar exatamente o que planejou. E como a pessoa presenteada usa da forma que preferir, seu presente será bem usado.

 

3 - Evite comprar na última hora

Não deixe para comprar presentes na última hora. Não é fácil encontrar um ótimo preço no shopping lotado na véspera de Natal.

Além disso, é importante resistir à tentação de comprar algo para você quando estiver à procura de presentes. Deixe para comprar depois do Natal, quando as lojas fazem grandes liquidações.

 

4 - Faça as escolhas com consciência

Além dessas estratégias práticas, você também pode trabalhar sua consciência para fazer as melhores escolhas na hora de presentear. Pense se não está agindo por puro consumismo, ou seja, comprando muitos produtos desnecessários, gastando mais do que pode para sentir uma alegria que dura pouco.

Quando for escolher uma lembrança, não pense que o preço vai determinar o quanto a pessoa presenteada vai ficar feliz ou se vai gostar mais ou menos de você. E você sempre pode valorizar seus presentes incluindo um cartão com uma mensagem carinhosa.

 

5 - Busque presentes com significados

Adquira presentes que apoiem causas que são importantes para você, como produtos amigos do meio ambiente, aqueles que são fabricados sem crueldade com animais ou por uma companhia que emprega ou ajuda pessoas carentes.

Se não puder ou não quiser comprar muitos presentes, proponha à família um Natal diferente. Vocês podem organizar um amigo oculto ou recolher doações para uma instituição de caridade.

 

6 - Evite se endividar

Se estiver endividado, nem pense em aumentar sua dívida comprando presentes. Com certeza, as pessoas que gostam de você iam preferir não ganhar nada se soubessem que os presentes te colocaram em uma situação difícil.

Mas não desanime! Não gastar é diferente de não presentear ou mostrar seu afeto. Você pode presentear gastando pouco ou nada, por exemplo, preparando doces para distribuir entre os familiares ou fazendo uma montagem de fotos das pessoas queridas. Se estiver sem ideias, procure tutoriais de artesanato e culinária na internet.

Fazendo com suas próprias mãos, você dá mais significado a esses presentes — e faz isso de uma maneira que cabe no seu bolso.

Com criatividade e consciência, você faz as melhores escolhas com seu dinheiro o ano inteiro. E o Carrefour Soluções Financeiras está aqui para te apoiar todo dia nesse aprendizado. Boas festas!