Pular para o conteúdo

Como economizar na hora de abastecer o carro

Como economizar na hora de abastecer o carro

Educação Financeira

Economizar

14 Sep 2020

Como economizar na hora de abastecer o carro

Veja como é possível gastar menos com combustível com ações simples.

Escolha como quer aprender:

Os gastos com combustível representam uma das despesas mais expressivas de quem tem um carro ou moto. 

Frequentemente, o motorista é obrigado a analisar qual posto está oferecendo preços mais vantajosos e qual é o combustível com melhor rentabilidade para economizar. Mas só isso pode não ser o suficiente. 

Para poupar de verdade na hora de abastecer o seu carro é importante analisar outros aspectos e conhecer alguns benefícios que você pode ter direito. 

 

Escolha a hora certa para abastecer

A gasolina e o álcool têm uma expansão térmica bastante alta. Isso significa que quando a temperatura aumenta, o combustível expande e ocupa um volume maior dentro do tanque. 

Como o valor é calculado de acordo com o volume, nas horas mais quentes, você acaba recebendo menos combustível.  

Ao abastecer em dias frios ou nos momentos em que a temperatura está mais baixa, as moléculas ficam concentradas, o que permite que o tanque receba mais combustível pagando o mesmo preço

Pensando nisso, o ideal é escolher os dias de clima mais ameno para abastecer e visitar o posto pela manhã ou no fim da noite – quando a temperatura costuma cair. 

 

Aprenda a escolher o combustível

Quem tem um carro que aceita diferentes tipos de combustível tem a facilidade de escolher aquele que tem o melhor custo-benefício. Mas isso só é realmente uma vantagem se você souber como analisar os valores. 

Para isso é necessário conhecer bem o seu veículo e saber como ele aproveita cada tipo de combustível. 

Porém, tradicionalmente, uma das formas mais simples de fazer essa escolha é dividir o preço do etanol pelo da gasolina. Via de regra, se o resultado for menor que 0,70 o etanol pode ser mais vantajoso. 

 

Não espere o tanque estar vazio

Muita gente acha que abastecer apenas quando o tanque estiver na reserva é uma forma de economizar, mas isso não é verdade. 

Quando a bomba precisa descarregar um alto volume de combustível, existem chances maiores de haver algum erro no cálculo e você acabar pagando mais caro.

Além disso, existe o risco de sofrer com a pane seca, uma infracção que acontece quando o veículo para por falta de combustível e, como consequência, arrisca a segurança do trânsito e de outros motoristas. 

Dependendo do prejuízo causado pela pane seca, você pode ter que desembolsar um bom dinheiro com multa, algo que prejudica a sua economia.  

Para que nada disso aconteça, a melhor escolha é encher o tanque quando ele estiver pela metade

 

Faça uma manutenção preventiva no veículo

A falta de manutenção em certos equipamentos também pode gerar um aumento drástico na queima de combustível. Um deles é o cânister, que controla a emissão de poluentes. 

Quando o cânister não está funcionando corretamente, ele não só libera mais componentes tóxicos, como aumenta o gasto de combustível e pode até prejudicar o motor. 

É muito mais econômico fazer uma manutenção preventiva do seu veículo e garantir que tudo esteja em ordem, do que ver os custos com abastecimento subindo e ainda ter que reparar peças importantes, como o motor.

 

Faça um uso consciente do seu carro

O bom senso também pode ajudar muito a economizar o combustível no seu dia a dia. 

Práticas simples como desligar o motor quando estiver em um congestionamento, evitar freadas e arrancadas bruscas e usar o ar condicionado com moderação podem ajudar a poupar bastante com o combustível. 

Eventualmente, você também pode trocar o carro por uma bicicleta, usar o transporte público ou recorrer a um sistema de caronas

Nesta última opção, a ideia é juntar um grupo de pessoas que quer ir para o mesmo lugar de carro e dividir as despesas de combustível com todos. Além de ser uma ideia sustentável, a carona ainda pode ajudar a economizar bastante no fim do mês! 

 

Pague com cartão Carrefour e tenha um prazo maior

Quem tem cartão Carrefour conta ainda com uma ótima vantagem quando o assunto é abastecer o carro. 

Nos postos Carrefour, você tem a comodidade de realizar suas compras e abastecer o carro e um só lugar. E se usar o cartão Carrefour ainda tem até 70 dias para pagar!

Confira uma lista de lojas que têm posto Carrefour

Com o prazo estendido você ganha mais tempo e tranquilidade para organizar as contas e encaixar a despesa no seu orçamento. 

Além disso, os postos Carrefour oferecem atendimento especializado, grande variedade de produtos, ótimos preços e a segurançae comodidade que você precisa para abastecer seu carro. 

Então, já sabe: para economizar de verdade, cuide do seu carro, abasteça na hora certa, escolha o combustível correto e pague com cartão Carrefour para ter ainda mais vantagens!