Escolha como quer aprender:

Veja dicas práticas para fazer um planejamento financeiro eficiente e transformar seus planos em realizações.

O início do ano sempre vem acompanhado de novas expectativas, oportunidades e metas, mas, para que se concretizem, muitas delas exigem uma boa organização financeira.

E a boa notícia é que, mesmo que você ainda não tenha feito seu planejamento financeiro para 2021, ainda dá tempo de se preparar para ter mais dinheiro no bolso e realizar seus sonhos neste ano.

A seguir, você confere dicas práticas para organizar as finanças em 2021. Boa leitura!

Faça um diagnóstico da sua vida financeira

Uma boa forma de começar seu planejamento é entender como está sua relação com o dinheiro hoje.

Para isso, é importante mapear e registrar todos os seus recebimentos e despesas, de forma que você possa entender de onde o seu dinheiro vem e – principalmente – para onde ele vai.

Esse diagnóstico pode ser estruturado em uma planilha de controle financeiro, caderneta ou até em aplicativos de celular que tem como objetivo ajudar na organização das finanças. Aqui tem uma planilha de orçamento pronta para você.

Um dos pontos positivos de fazer essa análise é que você poderá avaliar se dá para reduzir ou mesmo eliminar gastos que podem te ajudar a ter uma vida financeira mais equilibrada.

Monte seu planejamento financeiro para 2021

Depois de entender como tem sido o seu fluxo financeiro até aqui, é hora de planejar como você quer lidar com seu dinheiro a partir de agora.

Uma ideia é dividir seu orçamento em três partes: contas a pagar, realização de sonhos e reserva financeira.

Para definir as contas a pagar em 2021, você pode usar o diagnóstico que acabou de fazer. Além das despesas mensais, não deixe de incluir contas típicas do início do ano, como IPTU, IPVA, matrícula, material escolar, custos das férias e os gastos com presentes de Natal, por exemplo.

Para programar suas metas, você deve listá-las, definir quando quer realizá-las e qual o valor necessário para isso. Depois, divida o custo pelo número de meses até o fim do prazo para encontrar o valor mensal que deve ser poupado para alcançar o objetivo.

Faça o possível também para separar um percentual dos seus recebimentos para uma reserva de emergência, que poderá ser usada em situações inesperadas e urgentes.

Faça compras conscientes para manter a organização financeira

Fazer compras por impulso constantemente é um hábito que não cabe na vida de quem pretende ter uma relação mais saudável com o dinheiro. O ideal é planejar, pesquisar e refletir sobre as suas compras antes de fazê-las.

Quando for aproveitar uma promoção, dê preferência para oportunidades que realmente oferecem bons descontos e para itens que serão úteis.

Se você tem o cartão Carrefour, por exemplo, pode economizar aproveitando promoções exclusivas e parcelando as compras em até 24 vezes sem juros!

Aliás, se você tem problemas ao controlar os gastos no cartão de crédito, vale a pena ler esse artigo sobre como usar bem o seu cartão.

Negocie e planeje seus pagamentos

Negociar e planejar a forma como fará seus pagamentos também pode ser uma ótima forma de economizar.

No caso do IPTU, por exemplo, há um desconto de 3% para pagamentos à vista e, também, existe a possibilidade de parcelar em até 10 vezes. Conhecendo bem suas despesas, você pode avaliar qual é a opção que melhor funciona no seu orçamento.

Outro exemplo que vale a pena ser mencionado são os gastos escolares. Você sabia que a maioria dos colégios oferece descontos atrativos para o pagamento anual das mensalidades? E que comprar livros didáticos usados ou diretamente com as editoras também pode ajudar a gastar menos?

Ah, e se você tem dificuldade em gerenciar as datas de suas contas pode recorrer a um serviço que centraliza os pagamentos, como o PagContas. Essa solução do cartão Carrefour permite que você unifique suas despesas em um único vencimento

Basta aderir ao serviço no aplicativo ou nas lojas do Carrefour, usar o seu cartão Carrefour e todas as contas serão pagas na data do vencimento do cartão de crédito. Assim, você não se perde mais com várias de pagamento e evita atrasos! 

Viu, só? Aprender a pesquisar, negociar e se organizar pode te render mais dinheiro no bolso no fim do mês!

Mesmo que pareça desafiador no início, ter disciplina e organização para fazer seu planejamento financeiro vai te ajudar a não passar aperto e te aproximar dos desejos que você tem para esse ano. E isso, com certeza, vai tornar 2021 um ano ainda melhor e mais próspero para você!

CARTÃO
Não perca tempo! Peça já seu cartão!
Mais artigos para você
Subtítulo