Pular para o conteúdo

Ano novo, gastos novos: como organizar as finanças após a virada

Ano novo, gastos novos: como organizar as finanças após a virada

Educação Financeira

Organizar

20 Dec 2019

Ano novo, gastos novos: como organizar as finanças após a virada

Nos meses após a virada, é comum que as despesas aumentem e os ganhos diminuam. Saiba como se planejar para não ficar sem dinheiro.

Escolha como quer aprender:

Assim que um novo ano começa, chegam os boletos de IPVA e IPTU. E eles vêm junto com muitas outras contas, como viagens e passeios de férias, despesas escolares (matrícula, material, uniforme) e reajustes na mensalidade escolar e nas tarifas de transporte público. Isso para não falar em gastos extras, como o pagamento de algum imposto que não foi retido na fonte. 

Como se não bastassem os gastos a mais, os trabalhadores autônomos costumam ganhar menos dinheiro nessa época, quando o comércio fica mais fraco. Com despesas maiores e ganhos menores, o risco é de se criar um rombo no orçamento entre janeiro e março, que vai pesar pelo ano inteiro.

Para que isso não aconteça, a saída é o planejamento. E o Carrefour Soluções Financeiras vai ajudar você nessa tarefa! Continue a leitura e saiba como organizar sua vida financeira neste início de ano.

 

Como organizar as contas após o ano novo?

O ponto de partida para se organizar financeiramente é montar uma planilha com o seu orçamento, listando todos os ganhos e gastos do mês. Clique aqui para acessar o modelo que preparamos para você. 

Fazendo o acompanhamento mensal das contas, você saberá se pode cobrir despesas maiores ou se precisa apertar os cintos para encarar o início do ano.

Para não se surpreender, faça um mapeamento das despesas que vão aparecer nesta temporada. Talvez você não gaste com material escolar, mas tenha dois carros e pague uma bolada de IPVA. Ou, ainda, acabe deixando um bom dinheiro com o leão na declaração do Imposto de Renda. Com um levantamento antecipado, você terá mais condições de arcar com essas contas.

O ideal é ter uma reserva para cobrir essas despesas novas – guardando uma parte do 13º salário ou do adicional de férias, por exemplo. Se não deu para fazer essa poupança, nós podemos orientar você a administrar o dinheiro que tem disponível, e a fazer parcelamentos com inteligência.

 

Dicas para controlar os gastos no início do ano

Enquanto algumas despesas podem ser reduzidas, como as de material escolar, outras – como impostos e tarifas de transporte público e imposto – não são flexíveis. Veja como economizar com cada tipo de conta:

IPTU e IPVA

Quem tem carro e casa própria vai se deparar com os boletos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

O pagamento à vista do IPTU oferece desconto, e também pode ser parcelado em até 10 meses. Já o IPVA pode ser pago em, no máximo, três parcelas, sendo a última quitada em março.  

Mesmo se a conta for pesada, não deixe de pagar o IPVA. Senão, seu veículo pode ser apreendido – e a inadimplência também conta pontos na sua carteira de motorista.

Despesas escolares

Para controlar os gastos com uniforme e material escolar, confira primeiro o que pode ser reaproveitado do ano anterior.

Nas compras que forem necessárias, você gasta menos se aplicar duas táticas: adquirir livros, mochilas e uniformes usados e comparar preços em livrarias e papelarias. Não tente adivinhar a loja mais barata sem fazer essa pesquisa, porque a diferença de preços é enorme. Se for comprar pela internet, inclua o custo do frete no cálculo. 

Se ainda assim, a conta ficou salgada, você pode dividi-la em vários meses – mas preveja um espaço no seu orçamento para cobrir as parcelas lá na frente.

As crianças adoram voltar às aulas com mochilas, canetinhas e estojos novos e chamativos, mas tudo isso sai caro no final. Combine com seu filho um valor a ser gasto com materiais muito desejados, e aproveite para ensinar às crianças a importância de economizar.

Imposto de Renda (IR)

Além dos gastos citados, talvez você descubra dívidas com a Receita Federal em março ou abril, quando fizer sua Declaração Anual de Imposto de Renda. Você pode parcelar o IR em até oito vezes, mas pagando juros. Por isso, tente sempre se livrar dessa obrigação na primeira oportunidade.

 

Pronto para organizar suas finanças em 2020?

Com tantas despesas após a virada, pode ser que sua família tenha de readequar o orçamento para o ano. Mas não desanime: ajuste o seu planejamento e lembre-se que, no ano que vem, você já será capaz de prever esses gastos – e separar algum dinheiro para não passar por novos apertos.

Para decidir como cortar gastos, acesse também o conteúdo que já preparamos para você. Conte sempre com o Carrefour Soluções Financeiras para tomar as melhores decisões com o seu dinheiro em qualquer época. Um ótimo 2020 para todos nós!