Pular para o conteúdo

Ajustando o orçamento aos seus objetivos financeiros

Ajustando o orçamento aos seus objetivos financeiros

Educação Financeira

Planejar

1 Nov 2019

Ajustando o orçamento aos seus objetivos financeiros

Os objetivos financeiros podem ser de curto e longo prazo. Saiba como ajustar seu orçamento para cumprir as suas metas.

Escolha como quer aprender:

No post anterior, ensinamos como organizar o seu orçamento, e antes de falarmos sobre seus objetivos financeiros, é muito importante que você esteja no controle das suas contas. 

Mas, se você já tem a sua planilha de orçamento montada, chegou a hora de definir os seus objetivos financeiros e colocá-los no papel. O que você planeja para sua vida no mês que vem ou daqui a vários anos? Como vai alcançar esses objetivos? Quanto dinheiro precisa para cumprir cada meta e em quanto tempo pretende chegar lá?

Alguns objetivos podem ser de curto prazo: como poupar para comprar um presente especial, se livrar das dívidas ou chegar ao final do mês sem “estourar” o cartão — e se você está nessa situação, não deixe de conferir o nosso conteúdo com algumas dicas para se livrar das dívidas.

Mas os objetivos também podem ser de longo prazo. É o caso, por exemplo, de poupar para comprar um imóvel, carro ou abrir um pequeno negócio.

Tendo objetivos definidos, você se sentirá mais motivado a organizar seu orçamento. Saberá que é importante fazer cortes nos gastos e se esforçar para economizar. Afinal, agora você tem um mapa para orientar a sua vida financeira. Com ele, vai ficar muito mais fácil chegar onde quer.

Talvez você tenha a impressão de que já cortou todos os gastos possíveis em seu orçamento. Pode ser, mas nós separamos algumas sugestões que podem ajudar: 

  • Consumir menor quantidade de itens não essenciais, as famosas besteirinhas (como pedir pizza, idas ao shopping e aquelas saídas mais caras aos finais de semana).
  • Reduzir despesas com comemorações (como casamentos, batizados e aniversários). 
  • Comprar itens necessários em quantidades maiores a preços mais baixos e aproveitar promoções com bons descontos.
  • Fazer mais compras à vista e menos dívidas e parcelamentos.
  • Trocar planos de celular, internet e TV por assinatura por pacotes de valores mais baixos.

Como não dá para diminuir todos os gastos, defina prioridades. Primeiro pague as dívidas que podem resultar em corte de serviços (como água e luz), depois aquelas que cobram juros mais altos (como cheque especial e cartão de crédito). Para facilitar esse processo, não deixe de assistir ao nosso vídeo sobre Como se Livrar das Dívidas. Depois de focar nas dívidas, foque nos gastos mais importantes. Quando tiver cuidado de tudo isso, você poderá guardar dinheiro para os seus objetivos.

Lembre-se, ter um orçamento pode ser um grande aliado para controlar as despesas da sua casa e pode te ajudar a realizar seus sonhos. Se você ainda não tem o controle do seu orçamento, não deixe de ver nossas dicas sobre como organizar o seu orçamento e baixe o modelo de planilha que deixamos pronta para te ajudar.

O Carrefour estará junto com você nessa jornada, oferecendo informações valiosas para você ganhar mais confiança e assumir o comando das suas contas!