Pular para o conteúdo

8 hábitos da quarentena que podem ser levados para a vida

8 hábitos da quarentena que podem ser levados para a vida

Informações sobre o Coronavírus (COVID-19)

27 Apr 2020

8 hábitos da quarentena que podem ser levados para a vida

A quarentena mudou a rotina dos brasileiros. Mas várias das atitudes que estão sendo essenciais agora podem ser mantidas no mundo pós-coronavírus. Confira algumas delas!

Escolha como quer aprender:

Para frear o avanço do coronavírus, está sendo necessário mudar nossos costumes. Atitudes que visam reforçar o distanciamento social e melhorar a higiene têm sido fundamentais para combater a pandemia.

Mas, muitas dessas ações não precisam ser esquecidas quando a quarentena acabar. Alguns hábitos podem ser muito benéficos para a vida pós-coronavírus, e vale a pena incluí-los na sua rotina. A seguir, veremos oito deles.

 

Apoiar o comércio local

A pandemia demonstrou que enquanto grandes companhias lidam com as crises mais facilmente, os pequenos negócios podem fechar as portas depois de algumas semanas de queda no faturamento.

Com isso, instituições como o Sebrae criaram campanhas que visam estimular os consumidores a comprar do comércio local para ajudá-los a sobreviver à crise.

Mas isso não precisa parar depois da quarentena.

Apoiar os pequenos empreendedores do seu bairro é um hábito que pode (e deve) ser levado para a vida, como forma de melhorar a economia local e a vida das famílias brasileiras.

 

Lavar as mãos com frequência

Um dos hábitos mais importantes para evitar a contaminação pela Covid-19 é lavar as mãos com frequência, principalmente ao chegar em casa ou entrar em contato com superfícies que podem ter sido tocadas por outras pessoas.

Mas a verdade é que lavar as mãos várias vezes por dia é um hábito que deveríamos manter sempre!

Mãos limpas evitam a propagação de outros vírus e bactérias, o que ajuda a manter a saúde em dia. Por isso, mesmo depois da quarentena, esse é um costume que vale a pena adotar definitivamente.

 

Tirar um tempo para desacelerar

O isolamento social também fez com que muitas pessoas tivessem mais tempo para refletir sobre suas rotinas e a forma como estavam levando a vida.

Com a correria do dia a dia, muita gente percebeu que não sabia aproveitar a própria companhia, ou o seu próprio lar. Outras, notaram que não estavam cuidando bem da saúde física e mental por falta de tempo.

No futuro, seria interessante continuar tendo esses momentos em que podemos nos desconectar do mundo exterior, relaxar e cuidar melhor da saúde durante o ano inteiro.

 

Usar máscara quando estiver doente

Apesar de ser normal em outros países, o uso de máscaras no caso de doenças respiratórias ainda não é tão comum por aqui.

Porém, se pensarmos que mesmo uma doença corriqueira (como a gripe) é bastante contagiosa e pode ser fatal para algumas pessoas, é uma boa ideia adotar as máscaras sempre que estiver doente e precisar sair de casa.

 

Higienizar produtos quando chegar do supermercado

Considerando que os produtos do mercado são tocados por várias pessoas e o coronavírus pode sobreviver algumas horas na superfície das embalagens, é recomendado higienizar as mercadorias.

A limpeza pode ser feita com água, sabão, água sanitária ou álcool em gel, dependendo da embalagem e do alimento.

Agora, essa é uma questão de saúde. Mas a verdade é que fazer a limpeza dos produtos que compramos no mercado faz muito sentido em qualquer cenário: tanto para eliminar vírus e bactérias, quanto para remover poeira e outras impurezas que podem se acumular nas embalagens.

 

Atenção com os mais vulneráveis

Pessoas que fazem parte do grupo de risco, principalmente os idosos, podem desenvolver formas mais graves da doença.

Mas a realidade é que elas precisam de atenção em qualquer momento, e não somente diante de uma pandemia.

Ajudar as pessoas mais vulneráveis fazendo suas compras e mantendo o contato (mesmo à distância) para que não se sintam solitárias, são ações que podemos fazer sempre por nossos pais, avós, tios e vizinhos, por exemplo.

 

Experimentar novas formas de consumo

As medidas de isolamento incentivaram os consumidores a descobrir outras maneiras de comprar produtos e serviços.

Lojas virtuais, aplicativos de delivery, plataformas de ensino a distância e marketplaces estão sendo muito usados para continuar consumindo, mas por meio de canais diferentes.

Quem se identificar com essas ferramentas, deve continuar consumindo através delas, mesmo depois da pandemia.

 

Valorizar os momentos especiais

Estar longe de pessoas especiais é um dos desdobramentos mais difíceis da crise. Almoços em família, festas de confraternização e até o típico happy hour de sexta-feira tiveram que ser suspensos temporariamente.

Mas podemos usar essa fase de distanciamento para perceber o quanto a presença das pessoas queridas é importante.

Com isso, quando a quarentena passar, teremos o hábito de valorizar ainda mais os momentos significativos e as pessoas que fazem parte da nossa vida.