Pular para o conteúdo

6 dicas para se livrar das dívidas

6 dicas para se livrar das dívidas

Educação Financeira

Organizar

12 May 2020

6 dicas para se livrar das dívidas

Se livrar das dívidas pode ser mais fácil do que parece! Seguindo essas dicas você estará no caminho certo para assumir o controle das suas contas.

Escolha como quer aprender:

Quando a gente se preocupa o tempo todo em encontrar solução para o cheque especial com limite estourado ou para o pagamento das dívidas no cartão de crédito, sobra pouca disposição.

Mas problemas deste tipo podem ser mais fáceis de resolver do que se pensa.  É preciso força de vontade e, principalmente, organização. E, seguindo estes passos você pode chegar à solução:

 

  • Descubra o tamanho do problema

O primeiro passo para ver a vida financeira entrando nos trilhos é reservar algum tempo para analisar a situação. Reúna os carnês, faturas do cartão de crédito e comprovantes de outros tipos de dívidas. Não esqueça dos cheques pré-datados nem dos empréstimos de amigos e familiares. Faça uma lista de tudo o que precisa ser pago, anotando os valores.

 

  • Prepare-se para algum sacrifício

É preciso ser realista: vencer as dívidas exige esforço. Principalmente se o rombo nas contas for grande. Cortes no orçamento são necessários. Procure maneiras de diminuir despesas, de economizar um pouco mais. Coragem! Vai valer a pena!

 

  • Defina prioridades

Depois de descobrir o quanto deve e a quem deve, chega o momento de priorizar. Em outras palavras, identificar as dívidas mais importantes. Primeiro é preciso pagar o necessário para não ter serviços cortados (como água ou luz). Em seguida, devem ser pagas as dívidas mais caras, ou seja, aquelas que cobram juros mais altos (cartão de crédito e cheque especial).  

Quando terminar de pagar essas dívidas, é hora de encarar os outros compromissos (com fornecedores, vendedores, empréstimos de familiares). Tente pagar essas obrigações usando o mesmo valor que vinha separando para as dívidas que já foram eliminadas. Por exemplo: se você já tinha ajustado seu orçamento para separar todos os meses R$ 200 para pagar a dívida no cartão de crédito, mantenha esse ritmo. Continue fazendo o mesmo esforço, separando os mesmos R$ 200 para liquidar as outras dívidas. Assim, você acelera a organização da sua vida financeira. Tenha disciplina e não desista no meio do caminho!

 

  • Aprenda a negociar

O importante é fazer uma proposta para cada tipo de dívida, com base nas suas condições reais - ou seja, quanto pode mesmo pagar. Fale com as empresas que você deve sobre sua intenção de pagar e ofereça um plano de pagamento que realmente caiba no seu bolso. E quando a proposta for aceita, não deixe de cumprir tudo o que foi combinado para não virar uma bola de neve. Tem uma dívida com o Cartão Carrefour? Veja como fazer um acordo da dívida ou ligue para 3004-2222 e tenha mais informações.

 

  • Limpe seu nome 

Se as dívidas acabaram “sujando” seu nome, procure regularizar sua situação imediatamente. Entre no site da Serasa Consumidor ou do SPC e descubra como proceder para se livrar desse problema. Dá para negociar a dívida ali mesmo no site e gerar o boleto para iniciar os pagamentos. É bem simples e você nem precisa sair de casa para resolver isso. 

 

  • Pense em formas de aumentar sua renda (e pague dívidas com esse valor adicional)

Veja se existe alguma maneira de incrementar a renda familiar. Um talento natural pode se transformar em fonte de receita. Pense se consegue ganhar um dinheiro a mais preparando marmitas deliciosas ou doces e salgados para festas, costurando, consertando aparelhos domésticos, sendo DJ, cuidando de crianças, idosos ou até de animais.

Ampliando sua renda, você paga as dívidas mais rapidamente e se livra logo dessa preocupação. E o próximo passo é ter um controle do seu orçamento, não deixe de conferir as nossas dicas sobre como organizar o seu orçamento.

Seguindo esses passos com organização e disciplina, você estará no caminho para assumir o comando das suas contas. Conte com o Carrefour nessa jornada!